Conheça 5 vantagens de reter alunos para sua escola

19

Atrair cada vez mais alunos para a sua instituição de ensino é importante, mas é essencial manter os seus alunos atuais no colégio. Infelizmente, a evasão escolar ainda é grande no país e evitar que os alunos fiquem apenas um ou dois anos com a sua equipe é um desafio que deve ser encarado com seriedade e de forma constante. Afinal, o aluno que se mantém em um mesmo colégio por anos tem mais facilidade em aprender, melhora o convívio em sala de aula e ajuda a manter a credibilidade da sua instituição de ensino.

Quer se aprofundar mais nessas vantagens? Saiba por que é importante aumentar a retenção de alunos na sua escola!

1) O aluno se desenvolve mais

Alunos que trocam de escola a todo momento encontram uma série de dificuldades: os conteúdos abordados podem ser diferentes, assim como os métodos de ensino. Até que o aluno se adapte a uma nova realidade, é necessário uma boa dose de tempo e de paciência.

No entanto, alunos que permanecem em uma mesma instituição, estão acostumados às técnicas de estudo, às forma de abordagem de conteúdo e até aos métodos de avaliação do lugar. O que faz com que o seu aprendizado flua de maneira melhor e mais constante.

2) Seus professores irão conhecer os seus alunos

Manter crianças e jovens na sua escola por um longo período irá te possibilitar fazer um trabalho constante e focado no perfil de cada um, melhorando a sua capacidade cognitiva e os resultados. Afinal, é com o passar dos meses e anos que os professores irão conhecer melhor o estudante que está no seu colégio, detectando as suas  dificuldades e aptidões e, consequentemente, desenvolvendo soluções individualizadas para que cada um atinja o seu potencial.

3) O ambiente em sala de aula

Alunos que se conhecem por um longo período de tempo acampam criando laços de amizade e afeto entre eles e a equipe da sua escola. Pessoas que convivem juntas tendem as buscar os mesmos objetivos e entender com mais facilidade as dificuldades e limitações do próximo. Ou seja, é fortalecida a chamada sensação de pertencimento, um sentimento de grupo que busca sempre a melhoria conjunta deste mesmo grupo.

4) Manter a família envolvida

A participação dos pais na educação dos filhos é essencial para a formação dos alunos. Portanto, é preciso levar os adultos para dentro do colégio e estimulá-los a conhecer o diferencial e as vantagens que a sua instituição oferece.

Quando um pai participa de um evento como festa junina ou festa de família, ele acaba conhecendo melhor a estrutura do colégio, o perfil dos seus empregados e o tratamento que seus filhos estão recebendo. Dessa forma, ele pensará duas vezes antes de trocar o filho de colégio, afinal, a família já está habituada com a sua instituição e não pode desperdiçar esse tipo de relacionamento.

5) Aumentar a credibilidade

Clintes fiéis, empresa sólida. Esse tipo de lógica vale para qualquer tipo de negócio e em escolas não é diferente.

Ter pais e alunos fiéis aumenta a sua credibilidade diante do mercado, fortalecendo a marca da sua instituição de ensino e atraindo admiração e respeito dos seus concorrentes e possíveis clientes. Além disso, pais satisfeitos indicam a instituição que escolheram para seus filhos para amigos e familiares, gerando divulgação espontânea.

Está com dificuldade em manter seus alunos em sala de aula? Compartilhe com a gente as suas dúvidas!

banner-captação-alunosBanner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125