Conheça as 5 principais funções que um bom portal para pais e alunos deve oferecer

23

A parceria entre pais e escola é essencial para a educação efetiva dos estudantes. Além da necessidade da criança ter uma base familiar que proporcione um bom comportamento, é necessário que os pais acompanhem ativamente o desenvolvimento do estudante, suas notas, faltas e dificuldades. Assim, poderão ajudar tanto na realização de tarefas, quanto a procurar alternativas para solução de problemas que venham ocorrendo. Para estreitar essa relação entre escola e pais e aproximar os responsáveis de tudo o que está acontecendo com o estudante o uso de um software de gestão é essencial.
Através dessa ferramenta online, a escola poderá informar dados sobre o desempenho escolar aos pais e aos alunos, além de enviar lembretes, avisos, alertas de reuniões, boletos, dentre outras informações que se façam relevantes. Por isso, a escolha de um bom software é essencial, pois ele precisa atender a todos esses pontos para oferecer um portal interativo para pais e alunos.

Veja o que um bom portal para pais e alunos precisa ter:

Facilidade de acesso

O primeiro ponto antes de contratar um portal para os pais e alunos da instituição é conferir se a ferramenta é fácil de ser acessada. Ela precisa ser ao mesmo tempo simples e completa. Os responsáveis devem conseguir navegar com tranquilidade e ter as principais informações à vista e fáceis de serem encontradas.

Boletim

É necessário que ele permita que o professor lance as notas e que elas sejam acessadas por pais e alunos que possuam login e senha individuais. Através das notas obtidas pelos estudantes, os pais poderão ter uma real noção do seu desempenho e, se necessário, fazer alterações na rotina para que eles melhorem. Além disso, os responsáveis poderão acessar as faltas dos alunos, controlando a sua permanência no colégio de forma mais eficiente.

Pagamento

É muito importante que o pagamento seja facilitado. Para isso, a opção de emissão de boleto online, para que o responsável possa proceder com a quitação da mensalidade, bem como uma lista com todos os pagamentos feitos e não realizados para que o acompanhamento seja mais simples é de extrema importância e deve estar disponível no portal.

Avisos

Um local no qual os pais possam ver os avisos emitidos pela escola, tais como alertas de reuniões, convites para eventos, atraso no pagamento, solicitação de comparecimento na escola, entre outros, é de extrema importância. Com isso, fica mais fácil para a escola conseguir informar e convidar a todos para essa interação.

Solicitações

É importante que exista um local no qual os pais possam solicitar algo da escola de maneira privada. Eles podem solicitar alguma informação a mais sobre o estudante, tirar uma dúvida sobre pagamento, perguntar algo sobre uma reunião que esteja marcada ou estabelecer qualquer outra interação com o colégio. É válido lembrar que a escola deve sempre responder e tirar as dúvidas dos responsáveis prontamente.

Baixe o material: Ebook O que fazer para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos?

A sua escola já tem um software de gestão e oferece um portal para pais e alunos ? Conheça o WPensar e melhore a relação da escola com os responsáveis!