Como uma grade de horários balanceada melhora o rendimento dos alunos

20

Alunos desinteressados, cansados e desatentos ao conteúdo abordado. Qualquer outro assunto que não seja aquele trabalhado em sala de aula é muito mais interessante. Reconheceu esse perfil de turma? Ele é um dos grandes pesadelos das instituições de ensino. Portanto, se você identificou algo semelhante em sua escola, é hora de ficar atento, pois o baixo rendimento escolar pode estar diretamente ligado à má elaboração do quadro de horários.

Isso porque o correto balanceamento da grade de horários evita que os alunos tenham muitas aulas consecutivas de matérias similares, como um dia todo só de física e matemática, por exemplo, além de fazer com que fiquem mais dispostos, melhorando seu rendimento. Quando o aluno estuda em partes assuntos diferenciados, tende a se sentir mais animado, porque sabe que um novo intervalo chegará rapidamente. O cérebro tende a se concentrar mais e atingir maior produtividade do que quando ele estuda longos períodos de tempo um mesmo assunto.

Então, fica claro que a atuação do professor nesse processo é fundamental e um diferencial. Afinal, a criação de um quadro de horários que conta com a participação mais efetiva do professor também faz com que os estudantes estejam mais satisfeitos e bem dispostos. Com isso, as aulas são mais bem preparadas, melhorando a qualidade no ensino da instituição, assim como o rendimento escolar dos alunos.

Preparamos algumas dicas que, se trabalhadas em conjunto com o quadro de horários balanceado, certamente garantirão a otimização do rendimento escolar dos alunos da sua instituição. Confira!

  1. Deixar as janelas das salas de aula abertas para que tenham boa luminosidade;
  2. Organizar as aulas de educação física para os primeiros horários;
  3. Dar aulas no laboratório, incentivar a discussão em grupo e atividades que saem da rotina;
  4. Conversar com os alunos em sala de aula sobre a importância do descanso, fazendo com que o deem mais atenção à qualidade do sono e tentem adaptar seu organismo aos horários da escola
  5. Conscientizar os educadores sobre a importância do repouso para o desenvolvimento dos estudantes.

Para elaboração do quadro de horários de forma balanceada, a tecnologia será mais uma vez uma aliada das instituições de ensino.

Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)