Como projetos inovadores podem atrair mais alunos para a sua escola

57

Com um mercado em plena expansão, está cada vez mais acirrada a corrida para atrair pais e alunos para instituições educacionais. Nesse cenário, nome e prestígio não são os itens mais procurados pelos pais na hora de escolher onde matricular os seus filhos, enquanto que a fatores como filosofia pedagógica e espaços de participação têm se mostrado diferenciais.

Listamos abaixo algumas ações que podem ser feitas com o objetivo de atrair novos alunos e fidelizar os que já fazem parte da instituição:

Atividades Extracurriculares:

Crianças e adolescentes têm energia de sobra para atividades físicas como futebol, basquete e natação. Se sua instituição tem a infraestrutura adequada para realizar esses tipos de atividades fora do horário das aulas, será um grande diferencial para manter os pais cada vez mais satisfeitos. Outras atividades voltadas para artes, como teatro, dança e música, são também bastante atrativas para os alunos.

Competições:

Outra proposta criativa é promover um grande campeonato com diversas modalidades esportivas, montando uma verdadeira olimpíada da escola. Os alunos podem ser divididos em grupos multiseriados para competir entre si. Uma ideia bacana é dar nome de cores aos grupos para cada que cada um possa ter sua bandeira. Os participantes vão exercitar a competição saudável e o trabalho em equipe, além de aprender as regras dos mais variados esportes e sobre a história das grandes competições mundiais.

Gincanas:

Outra ideia interessante é trabalhar o senso de responsabilidade social dos alunos ao montar gincanas de voluntariado. O objetivo pode ser arrecadar roupas, alimentos, incentivar a doação de sangue de familiares ou realizar algumas horas de trabalho voluntário. A instituição favorecida pode ser escolhida pelos próprios alunos.

Projetos:

Diferentemente das atividades extracurriculares, os projetos e oficinas culturais que a instituição pode propor auxiliam o alunos a desenvolverem trabalhos artísticos. Que tal criar um sábado cultural na escola, onde os alunos trazem os seus pais para ver suas produções científicas, musicais e teatrais?

Oficinas:

Com o fim do ano chegando e as datas dos vestibulares batendo na porta, uma maneira de trazer novos alunos para a instituição é montar um programa para preparação para as provas. Oficinas de redação para o ENEM, simulados, aulas de reforço em disciplinas-chave e aulas de desenho geométrico e linguagem arquitetônica para provas específicas dos vestibulares, são ótimas sugestões.

Essas ações não apenas vão trazer novos alunos para a sua escola, como vai fidelizar os que já fazem parte dela. Afinal, um ambiente escolar com tantos diferenciais naturalmente se destaca.

Aulas de Empreendedorismo:

As habilidades necessárias para planejar e administrar um empreendimento são diferenciais cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho. É importante que os alunos possam sair da escola com habilidades voltadas para o mundo dos negócios juntamente com conhecidos acadêmicos. A ideia aqui é montar oficinas para ensinar para as crianças mais velhas o que é empreendedorismo e como montar um plano simples de negócios. Lembre-se apenas de trazer os exemplos e as atividades para o mundo delas. Uma proposta interessante é trazer histórias de crianças que montaram seus próprios negócios pelo mundo.

banner-captação-alunos

Banner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125