Como liderar um time de professores

Como liderar um time de professores?

91

Liderar um time de professores é um grande desafio para os gestores. Isso porque você precisa alinhar a comunicação com pessoas totalmente diferentes, tanto em relação à forma de pensar quanto em relação à forma de agir. 

Por isso, muitas vezes o time desenvolve conflitos entre si e as questões que realmente devem ser solucionadas ficam de lado, porque as discussões giram em torno de questões não produtivas e o líder não intervém para orientar a equipe. 

Quando um líder está preparado, a relação com os colaboradores é saudável e os encontros com os professores são efetivos; solucionam muitas questões internas e externas, além de fortalecer os laços e melhorar o clima organizacional da comunidade escolar.

Continue a leitura para saber como liderar um time de professores! 

Como liderar um time de professores: como ser um bom líder? 

Ser um bom líder para os professores exige muitas competências. Além de orientar a sua equipe, o bom líder de gestão escolar precisa motivar e inspirar o seu time! Confira as dicas abaixo para exercer a sua liderança da melhor maneira possível. 

Deixe sempre claro o propósito e a cultura da sua instituição

Muitas equipes não alcançam seus objetivos porque não tem claro para si qual é o propósito e o que precisa ser feito e em quanto tempo precisa ser realizado para atingir a meta estabelecida. Deixe claro aos professores todas as metas, objetivos e atividades diárias que precisam ser realizadas! Clique aqui para ter uma gestão de tempo eficaz nas atividades 

O gestor precisa estar atento e mostrar, com frequência, o propósito inicial e para onde estão caminhando. Isso torna sua liderança mais efetiva, transparente e satisfatória aos olhos dos colaboradores – já que tudo está claro para todo o time. 

Organize o quadro de horário e o planejamento estratégico e os disponibilize para o seu time

Assim como o quadro de horários, o planejamento estratégico deve ser apresentado para toda equipe na semana pedagógica, no começo do ano letivo, e disponibilizado depois para que consultem quando necessário.

Assim, a equipe de professores sabe exatamente o que foi planejado e para onde devem caminhar nos próximos meses.

Dê autonomia para o seu time 

Esteja aberto para ouvir sugestões! Deixe os professores à vontade para expor suas ideias e fazerem o que sabem de melhor que é ensinar.

É importante manter a sua gestão o mais democrática possível para ter um bom clima organizacional na sua instituição; isso se constrói com vários fatores, mas é muito importante que o líder ouça, oriente e motive o seu time. 

Reconheça o bom desempenho da sua equipe

Além de organizar a rotina da sua equipe, orientar e dar autonomia ao time, é importante mostrar aos professores que a dedicação diária está sendo notada! Ofereça cursos internos, ebooks, flexibilização de horário para resolução de problemas pessoais ou outras bonificações aos professores destaque. 

É importante reconhecer quando os professores se dedicam e se esforçam para melhorar a forma como a metodologia de ensino está sendo aplicada e as formas de avaliação utilizadas para melhor adequação dos alunos. Reconhecer esse esforço motiva tanto o professor que está recebendo o reconhecimento quanto os colegas de profissão.

Seja um líder inspirador!

Incentive o seu time de professores e mostre a eles o quanto a contribuição de cada um é necessária para alcançar um objetivo. Quando o seu time está inspirado, eles são mais produtivos em suas funções e tendem a ser mais efetivos na resolução de problemas. Clique e acesse: Kit Bem-estar do Professor