Como fazer um plano de negócio e conseguir um empréstimo para a sua escola

37

Administrar uma escola exige amor à educação, empenho diário, mas também recursos financeiros para oferecer o melhor à formação dos alunos. Em tempos de grandes avanços tecnológicos, as estratégias pedagógicas precisam cada vez mais de constantes atualizações e, consequentemente, de investimentos em formação dos educadores e em infraestrutura.

Na hora de criar ou reformar escolas, uma alternativa é recorrer ao empréstimo financeiro. Com o dinheiro em mãos, é possível implantar, expandir e modernizar a escola. Está em busca de um empréstimo e quer saber como consegui-lo? Descubra abaixo como você deve agir.

Como conseguir um empréstimo para sua escola?

1 – Plano de negócios

Conseguir um empréstimo é de grande ajuda para os novos planos de uma escola, mas, antes de receber os recursos de alguma instituição financeira, é preciso garantir ao mercado que a escola vai conseguir pagar o crédito concedido. A garantia é dada por meio de planejamento.

Por isso, o primeiro passo em busca do sonhado empréstimo financeiro é formalizar o plano de negócio. O documento é extremamente necessário às escolas, para que a gestão ocorra de forma segura, além de ser item obrigatório para que diversos bancos liberem o crédito. O documento tem o objetivo de diminuir os riscos e as incertezas. Ao final da elaboração do plano, o empreendedor deve ser capaz de responder e de provar à instituição à qual solicita o empréstimo: vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio?

Mas, o que o plano deve conter? Ele deve traçar de forma clara:

a) os objetivos da escola;

b) os passos a serem dados para os objetivos serem alcançados;

c) os indicadores de viabilidade, especificando a lucratividade, a rentabilidade, o prazo de retorno do investimento e o ponto de equilíbrio;

d) a análise do mercado e dos concorrentes;

e) o plano de marketing;

f) o plano financeiro.

Caso precise de ajuda para entender e elaborar o plano de negócio, não se desespere. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae auxilia os empreendedores a redigir o documento. Basta ligar para 0800 570 0800 e se informar sobre a unidade do Sebrae mais próxima.

Outros auxílios para a elaboração do plano são disponibilizados pelo Sebrae na internet:

– software de elaboração do plano de negócio http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/Software-Plano-de-Neg%C3%B3cios-2.0

– Comece certo – escola infantil (guia para gestores de escolas)  http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/ComeceCerto/Escola_infantil.pdf

2 – Instituição financeira

Após a elaboração do plano de negócio, o segundo passo é apresentá-lo a uma instituição financeira e pedir o empréstimo. Diversos bancos oferecem linhas de crédito, mas uma das principais alternativas é ter o financiamento com auxílio do governo federal, realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. No BNDES, os juros costumam ser menores e o prazo para pagamento maior, facilitando o cumprimento do plano de negócios.

Para as escolas, o BNDES possui quatro modalidades de empréstimo: BNDES Automático, BNDES Finem, BNDES Finame e o Cartão BNDES. Bancos privados também fornecem empréstimos a escolas em parceria com o BNDES. Para saber como solicitar uma linha de crédito, é só entrar em contato pelo telefone 0800 702 6337.

Criado o plano de negócios e liberado o empréstimo, é só começar a nova fase da escola!

Conseguiu um empréstimo para a sua escola e pode dar dicas a quem vai recorrer a essa alternativa? Comente abaixo!

tecnologia-educacional