Como fazer da sua instituição de ensino um sucesso no Enem

10

A cada ano, o número de jovens inscritos no Exame Nacional do Ensino Superior (Enem) tem crescido de maneira exponencial e comparando os dados dos últimos exames, isso só tende a aumentar. A lógica é simples: quanto mais estudantes procuram o exame como forma de acesso ao ensino superior, mais as universidades passam a adotar o SiSU como maneira de ingresso ao ensino superior.

Com o aumento da procura pelo Enem, cresce também a necessidade das escolas se destacarem e ganharem visibilidade como instituições que preparam melhor os alunos para o exame e têm o maior índice de aprovação possível. Sem dúvida, o fator aprovação é um dos principais atrativos na hora de atrair novas matrículas para a sua escola. Conseguir ter este diferencial entre tanta concorrência pode não ser uma tarefa fácil, mas sem dúvidas há formas de aparecer em meio à multidão, garantir a captação de novos alunos e, claro, o sucesso da sua instituição de ensino.

Planejamento pedagógico com foco no Enem

Não existe método de ensino sem planejamento e isso não é novidade para ninguém. No entanto, cada vez mais, esse planejamento deve estar focado na preparação para o Enem. A verdade é que pais e responsáveis, na hora de escolherem as escolas dos filhos, seja de ensino fundamental, médio ou cursos de pré-vestibular, procuram por instituições que estejam focadas no Exame e que tenha bons resultados na aprovação. Por isso, sua instituição precisa elaborar o planejamento pedagógico visando estes objetivos. Simulados, aulas de reforço, acompanhamento e outras ações são apenas alguns dos diferenciais que você pode destacar na hora da captação de matrículas.

Ensino Dinâmico é a nova tendência

Durante muito tempo, as metodologias de ensino ficaram restritas às salas de aula e à maneira tradicional de ensinar. O aluno precisava copiar a matéria do quadro, prestar atenção no professor e garantir boas notas. Se pararmos para analisar, esta dinâmica não soa como algo eficaz para o cenário contemporâneo. Hoje em dia, os alunos estão acostumados com tecnologias, gadgets e a lidarem com diferentes canais, tudo ao mesmo tempo. Consequentemente, garantir a atenção de todos, por muito tempo, é um verdadeiro desafio para o professor.

Ao invés de ir contra esta realidade, a instituição de ensino deve se apropriar destas ferramentas e garantir um ensino mais dinâmico. Afinal, não faltam novidades que podem ser usadas no dia a dia em beneficio de todos. Plataformas online, redes sociais e aplicativos podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos. Isso porque, estas ferramentas possibilitam que o professor passe tarefas diferenciadas para os alunos, de maneira organizada, assim como garante ao gestor escolar a possibilidade de controlar e acompanhar os resultados das atividades passadas. Com essa dinâmica todos têm a ganhar.

Na palma da mão e muito além da sala de aula

O aluno em preparação para o Enem precisa de muito mais do que o tempo dentro da sala de aula. Estudo planejado em casa, atividades extras, aulas especiais e atividades diferenciadas são fatores de sucesso para a aprovação. Exatamente por isso, falamos sobre o ensino dinâmico e do que pode ser feito além da sala de aula. As instituições devem apostar nas ferramentas disponíveis, que vão trazer benefícios para todos os envolvidos no ambiente escolar. Um bom exemplo destas novas possibilidades é o AppProva. Esta plataforma de testes e diagnósticos abrange todas as esferas da instituição de ensino, funcionando como um grande aliado para todos os envolvidos no processo de preparação para o Enem.

O AppProva atende a cada um dos grupos envolvidos – alunos, professores e gestores – de uma maneira específica e com objetivos personalizados. Fácil de ser acessado, seja no computador, no smartphone ou tablet, ele promove um novo ritmo para instituição de ensino.

Para os professores e gestores escolares, a plataforma possibilita um acompanhamento do desempenho dos alunos em cada disciplina, conteúdo, competências e habilidades cobrados na prova do Enem, permitindo assim um “Raio-X”, mostrando os principais pontos fortes e fracos da escola.

Para os alunos em preparação para o Enem, o AppProva funciona como um game social, permitindo que o estudo seja feito de forma divertida e com a possibilidade de interagir com outros colegas. O ambiente lúdico e desafiador estimula o engajamento dos alunos. Consequentemente, melhoram o desempenho e aumentam a probabilidade de aprovação. Além disso, com o AppProva eles podem treinar para o Exame ao longo do ano, direcionando os estudos com base em dados, focando nos pontos que precisam ser melhor desenvolvidos.

Benefícios para professores e gestores

Os professores, ganham um bem muito precioso: o tempo. O AppProva permite que o profissional crie lista de exercícios, tarefas de casa e provas baseadas num banco com mais de 45.000 mil questões. A economia do tempo vem também na correção das atividades, que são feitas automaticamente e as informações são organizadas de modo que o professor identifique as principais dificuldades dos alunos. Desta maneira, torna-se muito mais simples focar as aulas naqueles conteúdos e habilidades em que os estudantes têm maior dificuldade.

Os gestores da instituição também são beneficiados com as possibilidades do AppProva. O aplicativo melhora o desempenho global da escola e ajuda, até mesmo, na previsibilidade dos resultados dos alunos no Enem. Todos os diagnósticos gerados permitem aos gestores que eles intervenham pedagogicamente quando necessário, garantindo que as maiores dificuldades dos alunos sejam sanadas.

Garanta um planejamento efetivo para sua escola ou curso, com o apoio das novas ferramentas – que ajudam a explorar as qualidades dos alunos! Sua instituição de ensino terá sucesso garantindo no próximo Enem.

Gostou? Veja também o que o estudo que a equipe pedagógica do AppProva fez identificando os conteúdos e habilidades mais cobrados no Enem desde 1998. Clique na imagem abaixo:

^6EB3A6C9402C653CF9C056F1EDC13562D17C008363620B2F9A^pimgpsh_fullsize_distr