Como desenvolver a autonomia dos alunos da sua escola
Desenvolver a autonomia das crianças é fundamental para a formação. Quando estimulamos os alunos a serem mais autônomos, oferecemos uma educação que vai durar por toda vida, não apenas durante o período escolar.
O conceito de autonomia significa “capacidade de tomar decisões não forçadas e baseadas em informações disponíveis”, ou seja, é quando a pessoa consegue transformar todo o repertório de informações que ela recebe ao longo da vida em um conhecimento prático e funcional.
Um estudo feito pela Universidade de Montreal afirma que desenvolver a autonomia desde cedo para as crianças ajuda inclusive no desempenho cognitivo delas.
Desenvolver a autonomia traz vários benefícios à criança:
- Possibilita a pró-atividade.
- Estimula a capacidade de resolução de problemas.
- Incentiva a construção de um pensamento crítico.
- Aumenta a independência emocional.
- Constrói autoestima.
- Colabora no desenvolvimento do corpo e da mente.
Não faça pela criança aquilo que ela tem autonomia para fazer
É muito comum adultos confundirem o cuidado excessivo com o afeto. Muitas vezes essa vontade de ajudar a todo momento pode, na verdade, atrapalhar o desenvolvimento da criança. Além disso, na correria do dia a dia, acaba sendo mais fácil fazer por eles do que esperar o tempo que eles aplicam em atividades simples, como calçar o tênis.
Aprender a controlar essas ações que muitas vezes podem ser involuntárias é necessário. O que as crianças mais precisam nesse momento é de adultos que entendam suas dificuldades e colaborem para que elas consigam superá-las sozinhas.
Nessas horas um bom educador deve ser:
- Um facilitador
- Empático
- Compreensivo
- Equilibrado
- Disposto a dialogar
E como a autonomia pode ser aplicada em sala de aula?
É preciso perceber que cada aluno tem seu tempo de aprendizado e seu ritmo próprio. O ideal é pensar em outras formas de educação, fazendo com que as crianças realmente aprendam. Torne o aprendizado mais interessante, saindo da lógica de decorar conteúdos
Algumas dicas para o desenvolvimento da autonomia:
- Durante o projeto de leitura, ao invés de propor uma leitura, deixe os alunos escolherem o que será lido;
- Permita que eles criem e testem teorias, brincadeiras e atividades. Coordene atividades práticas;
- Estimule a percepção dos sentimentos. Isso cria alunos com mais autonomia emocional;
- Incentive o auxílio ao próximo, fazendo com que eles se sintam úteis;
- Motive a produção de textos de interesses e temas propostos por eles;
- Estimule debates em grupo;
- Use a tecnologia para ensinar em sala de aula;
- Permita que eles errem. Errar faz parte de qualquer processo de aprendizagem e não deve ser algo traumático. Você pode elaborar uma atividade que dê o foco justamente na importância do erro para as pessoas.
Desenvolva atividades de acordo com a idade do aluno
Para que a autonomia seja exercida de uma forma efetiva, é necessário se atentar às limitações de cada criança. A ideia é oferecer desafios que estejam de acordo com a idade delas para que os desafios possam ser concluídos sem aumentar ainda mais a limitação e a frustração.
Veja o que a criança é capaz de fazer de acordo com cada idade:
- Dos 2 aos 3 anos: A criança é capaz de se alimentar sozinha, se sentar à mesa, guardar brinquedos e colocar sapatos sem cadarço.
- Dos 3 aos 4 anos: Ir ao banheiro sozinha, com a supervisão de um responsável, arrumar a mochila para ir à escola e separar roupas sujas das limpas.
- Dos 4 aos 5 anos: A criança consegue se trocar e fazer sua própria higiene pessoal e até mesmo fazer coisas mais precisas como passar a geleia no pão.
- A partir dos 5 anos: Ela pode organizar o próprio quarto, arrumar a cama, lavar louças não pesadas e ainda ajudar na preparação de alguns alimentos.
É importante também estimular a criança a cuidar da casa de diversas formas, como: regando as plantas, alimentando os animais e cuidando dos lixos recicláveis, por exemplo. Isso faz com que ela se sinta inclusa na rotina.
Deixe a criança ser autônoma em suas descobertas
As crianças sentem prazer nas suas primeiras conquistas. Elas adoram experimentar coisas novas e é dai que a autoconfiança começa!
O canal Criar e crescer explica melhor esse assunto com a ajuda da psicóloga e psicanalista Ana Carolina Duarte. Veja o vídeo!
Gostou do assunto? Compartilhe com um educador!