Captação de recursos financeiros para instituições

9

captacao

A cultura de captação de recursos ainda é novidade no Brasil, porém muito importante para a saúde financeira da instituição.
Segundo o professor doutor Custódio Pereira, coordenador do curso de Captação de Recursos para Instituições de Ensino da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, único professor do Brasil credenciado pela Association of Fundraising Professional (AFP). Para atrair investidores e doadores, a instituição precisa ter um projeto bem definido em valores, propósito, composição e prazos. Em seguida, a instituição deve avaliar quais seriam os potenciais doadores para aquela causa, em que os alunos e ex-alunos são os principais alvos.

No Brasil, o contato com os ex-alunos é praticamente inexistente nas instituições. Estas não sabem onde procurá-los, inclusive os bolsistas. Inúmeros ex-alunos podem estar ocupando cargos relevantes na sociedade, principalmente por conta da formação que tiveram na instituição. Sendo assim, um fator primordial é fazer o acompanhamento desses antigos alunos, para ter sucesso em um programa de captação de recursos. Cadastrá-los, saber onde estão, estabelecer contato periodicamente, por e-mails, cartas, mala direta ou eventos destinados a este fim. Os ex-alunos devem reconhecer que a instituição de ensino foi essencial para sua vida e carreira.

Para que as escolas e universidades do país obtenham doações em maior volume e frequência, necessitarão desenvolver um trabalho amplo capacitando profissionais qualificados e habilitados para planejar e atuar com competência na captação de recursos. Estes devem se dedicar a conhecer e desenvolver o relacionamento com os possíveis parceiros/doadores para saber como cada um poderá contribuir, antes de ser feito qualquer contato de aproximação e fazer o pedido no momento adequado.

Existe uma técnica de captação de recursos de maneira sustentada, que é a atividade e treinamento. Em inúmeros casos, o próprio presidente/reitor da instituição é aquele que captará os recursos, visto que as pessoas gostam de falar com quem comanda a instituição.
Boas relações com esse ex-alunos funcionam até para efeito de empregabilidade dos novos alunos.