Boletim escolar: acabe com o caos na secretaria!

Boletim escolar online: acabe com o caos na secretaria!

56

Bimestre. Trimestre. Semestre. Não importa o modelo de período letivo… O fato é que, quando ele chega ao fim, um elemento é decisivo e de extrema importância para os educadores e os alunos: o boletim escolar. 

Esse documento é fundamental para que a escola registre as notas de todas as turmas, além de permitir que as famílias acompanhem a vida acadêmica dos estudantes e prestem suporte em parceria com a instituição.

No entanto, produzir o boletim escolar todo fim de período é uma atividade cansativa e delicada, uma vez que exige tempo e atenção do corpo docente e dos secretários da escola. 

Para além disso, a entrega de boletins instaura um verdadeiro caos nas dependências da escola, dado ao fato de muitos pais e responsáveis precisarem retirá-los pessoalmente ao mesmo tempo. 

Neste sentido, criamos um artigo completo para te mostrar porque você deve emitir o boletim escolar por meio de um Sistema de Gestão e acabar com o caos na secretaria. Continue para ler mais! 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Por que emitir o boletim escolar online?

Normalmente, a tecnologia é taxada como vilã nas instituições de ensino. Afinal, existem alunos que perdem o foco nas aulas em função do uso indiscriminado de celulares, por exemplo. 

Contudo, quando usada corretamente, a tecnologia se torna uma grande aliada das escolas e cursos, pois acaba otimizando processos, modernizando a gestão e auxiliando no aprendizado.

Portanto, aderir ao boletim escolar online por meio de um Sistema de Gestão Escolar integrado é uma inovação que proporciona uma série de benefícios, como: 

Economia de tempo e otimização de processos

Com o uso de um Sistema de Gestão Escolar para emitir os boletins escolares, você pode dar adeus ao tempo despendido para lançar notas, diagramar os boletins no computador, imprimi-los e organizá-los manualmente. 

A automatização desse processo em um sistema que integra todos os setores da instituição não só poupa o tempo, como otimiza o trabalho dos professores e dos profissionais da secretaria.

Dessa forma, os lançamentos de frequência e notas serão feitos ao longo do período, facilitando a impressão ao final dele em apenas dois cliques.

Confira: Gestão escolar online: 6 motivos para aderi-la a partir de agora

Simplifica a rotina das famílias 

A rotina de muitos pais é corrida, e o dia a dia acaba impedindo que esses responsáveis possam ir até a escola para buscar os boletins. Contudo, é possível fazer com que a rotina dos pais seja simplificada por meio da disponibilização online do boletim no portal dos responsáveis

Dessa maneira, será muito mais fácil aproximar as famílias da instituição de ensino e eliminar a necessidade de retirar o documento presencialmente. 

Leia também: As melhores Agendas Digitais para instituições de ensino

Facilita o acompanhamento pedagógico  

Com a implantação de um sistema que gera boletins online de maneira instantânea, os gestores podem acompanhar ativamente o rendimento de todas as turmas. Dessa maneira, é muito mais fácil identificar falhas pontuais de desempenho para otimizar os planos de ação pedagógicos da escola ou curso.

Elimina o desperdício de papéis avulsos e reduz custos 

A emissão de boletins online também traz uma vantagem essencial nos tempos atuais: a consciência ambiental. Como resultado, o acesso aos boletins pela internet elimina a necessidade de impressão em papel e faz com que a escola seja vista na comunidade como uma instituição que se preocupa com a sustentabilidade.

Além disso, os custos operacionais também são reduzidos, já que você economiza dinheiro na compra de papéis, clipes, manutenção das impressoras e cartuchos de tinta. 

Disponível a qualquer hora, em qualquer lugar

Gerar o boletim dos alunos pela internet é uma atividade que proporciona flexibilidade para toda a comunidade escolar. Um Sistema de Gestão pode ser utilizado em diversos dispositivos, fazendo com que as informações da escola possam ser acessadas em tempo real, onde e quando o usuário quiser. 

Como escolher o melhor Sistema de Gestão para criar o boletim escolar online? 

A ferramenta ideal precisa estar de acordo com as necessidades da instituição de ensino. Além do boletim online, um Sistema de Gestão Escolar precisa simplificar o trabalho da secretaria na emissão de documentos, controle de frequência e todas as outras atividades acadêmicas.

Pensando nisso, a WPensar desenvolveu o melhor e mais completo Sistema de Gestão. Com ele, os processos acadêmicos serão otimizados e você poderá acabar de uma vez por todas com o caos na secretaria. 

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e veja tudo o que o WPensar é capaz de fazer:

Clique e acesse: Demonstração Sistema de Gestão - Conheça o melhor do mercado (Dez/2020)