Estudantes felizes ao computador

6 benefícios de aplicar simulados on-line nas escolas

51

Quando  o assunto é estudar para concursos, ENEM ou outros vestibulares, simulados são uma ferramenta mais que obrigatória quando o professor precisa medir os conhecimentos da turma para ajudá-los na hora de reforçar os conteúdos ainda não aprendidos.

Enquanto cursinhos pré-vestibulares e outras escolas não-tradicionais abrem mão de provas impressas, correções manuais e outros métodos tradicionais, a aplicação de simulados on-line vem para provar quão fácil é tornar o processo eficiente e dinâmico, sem deixar de aproveitar benefícios da tecnologia — o que facilita em muito a vida não só do professor que aplicará a prova, mas também dos estudantes que a realizarão.

Criamos esse conteúdo para todos os educadores que queiram entender mais sobre os benefícios da aplicação dos simulados on-line. Continue a leitura e conheça os 6 benefícios que organizamos para vocês.

1. Economize recursos com um banco de questões

Atualmente, quanto custa para aplicar um simulado em sua escola? Vale lembrar que tradicionalmente, você terá custos com papel, impressão, infraestrutura, e não se esqueça dos funcionários para trabalhar no dia da prova e na correção também.

Ao optar pela inovação e aplicar simulados on-line, sua instituição só sai ganhando com a economia de recursos que isso possibilita.

2. Tenha mais conveniência

Como a prova pode ser acessada de qualquer lugar, por meio de computador ou dispositivo móvel, sem precisar se deslocar até a instituição, o aluno poderá escolher de onde fará a prova. Essa é uma ótima prática para evitar contratempos e ter um índice maior de participação em seus simulados, que tal?

Assim, todos realizam a prova. Tudo fica ainda mais fácil se a prova ficar disponível por mais tempo para que a pessoa decida o melhor horário para realizar sua avaliação.

Leia sobre o papel da tecnologia na retenção de alunos nas escolas do século XXI

3. Você pode mudar as respostas, se necessário

Enquanto em uma prova impressa o aluno não tem margem alguma para erros ao passar as respostas para um cartão-resposta ou para a própria prova, em um simulado on-line, a possibilidade de voltar atrás, rever o pensamento e alterar a alternativa que foi escolhida está sempre ali.

Ao alcance de um clique, o candidato evita perder uma questão que pode ser corrigida a qualquer momento, especialmente quando ao revisar a prova depois de uma leitura mais apurada.

4. Obtenha resultados instantaneamente

Com uma correção automática em seus simulados, os resultados chegarão instantaneamente, o que economiza o tempo necessário para correção, que pode levar dias, dependendo do número de alunos e do número de professores disponíveis para a correção.

Além disso, diminuir o ciclo de feedback para o aluno pode ser decisivo para seu rendimento, quanto antes o resultado chegar em suas mãos, mais tempo ele terá para se preparar nos pontos que ainda precisam ser reforçados. Ao mesmo tempo, se ele for bem, terá mais confiança nas provas que quer prestar, não é mesmo?

Gestão do tempo: entenda porque ela é vital para escolas e cursos particulares

5. Previna fraudes

Ainda que seja improvável um estudante tentar trapacear durante um simulado, que tem a única intenção de ajudá-lo a medir sua preparação para a prova real, simulados aplicados on-line contam com mecanismos de controle anti-fraude, que detectam consultas em outras janelas da internet durante a prova.

O professor também pode estabelecer limites de tempo para que a prova seja respondida, assim, evita que o aluno desperdice tempo consultando materiais ou tentando trapacear de outras maneiras.

6. Facilidade na organização e leque de questões

Devido às questões serem criadas de forma on-line, é possível organizá-las e com o tempo a Instituição consegue criar seu próprio leque de questões inéditas. Assim o Colégio nunca perderá as questões criadas pelo Professor mensalmente, pois elas ficarão arquivadas no seu banco de dados e não em uma pasta no computador do Professor. Com um leque amplo de questões dará a possibilidade da sua equipe pedagógica otimizar o tempo na seleção delas, pois não será mais necessário a produção desses conteúdos.

Como vimos acima, utilizar simulados on-line garante vários benefícios, como,  economia de recursos devido a automatização de sua correção e sua distribuição, já que as impressões não são feitas por papéis. Além disso, diminuímos a chance de fraudes pelos alunos e garantimos uma maior precisão nos resultados. Por fim, o Colégio pode começar a construir um Banco de Questões organizado, de fácil acesso e duradouro.

Como fazer um bom planejamento

Larissa Almeida é produtora de conteúdos do QMágico, plataforma que em parceria com diversas escolas do Brasil, usa a inteligência de dados para a personalização do ensino, fazendo com que cada aluno se apaixone por aprender.