5 passos para divulgar a sua escola ou curso – aumente suas matrículas!
Olá, Maurício Calazans por aqui. Eu trabalho auxiliando centenas de gestores escolares a transformar suas instituições de ensino através do Grupo WPensar.
Escrevo esse pequeno artigo para resumir uma dica importante para você. Quero apresentar uma técnica de como você poderá divulgar a sua escola objetivando captar novas matrículas esse ano. Essa técnica já foi aplicada em diversas escolas que são assessoradas pelo Appoia (Central de apoio do gestor escolar) E, para ficar bem simples, eu resumi 5 passos principais para você conseguir executar de maneira efetiva aí na sua escola ou curso. Leia abaixo em 2 minutos!
Passo 1
Organize um evento presencial na sua unidade para receber os interessados na sua escola. E o que esse evento precisa ter para ser efetivo?! O evento precisa ter duas coisas principais:
- Uma data e horário bem definidos (dica: durante o final de semana é mais provável as famílias comparecerem)
- Uma agenda (cronograma) de atividades bem definida com uma programação atrativa que tenha propósito.
Por exemplo: Você poderá organizar uma palestra, atividades para as famílias interessadas, alguma gincana ou recreação, café da manhã, etc. O mais importante é que os assuntos tenham determinada relevância, para as famílias se sentirem atraídas a participar do seu evento presencial.
Passo 2
Prepare uma página (site ou fan page) de inscrição para você divulgar esse evento na internet, principalmente nas redes sociais.
Esse site (página na internet) necessariamente precisa ter as informações resumidas da sua instituição de ensino e do evento organizado por você. Não se esqueça: data, horário, localização e cronograma do evento são fundamentais. Além disso, essa página precisa ter um ou mais formulários de inscrição.
Através dos formulários de inscrição as famílias interessadas no seu evento vão confirmar a participação. E você irá obter informações cadastrais como nome do estudante interessado, o telefone de contato, o email e alguma outra pergunta que seja importante para você identificar no ato da inscrição.
Passo 3
Iniciar a divulgação do seu evento através das redes sociais. Com experiências anteriores em outros projetos de captação observamos que esse meio de divulgação tem se tornado o mais barato e eficiente. O grande benefício em anunciar nas redes sociais é a possibilidade de segmentar o seu anúncio. Isto é, o anúncio só aparece para o perfil de pessoa (usuário da rede social) que você considera mais atraente para sua escola. Você irá divulgar o seu evento para o público ideal. Por exemplo, se a sua instituição for voltada para famílias com crianças até 5 anos, você poderá programar o seu anúncio nas redes sociais para ser exibido para pais que tenham crianças até 5 anos de idade.
Ou seja, a grande vantagem da rede social é a possibilidade de configurar os seus anúncios com diversos tipos de segmentação. Idade, gênero, classe social, localização geográfica, interesses etc, etc… Segmentações essas que tenham mais a ver com a sua escola e o público que você trabalha.
Passo 4
É fundamental você se relacionar com as pessoas que se inscreveram no seu evento para engajá-las. Lembre-se: no passo anterior você necessariamente tem que coletar diversas inscrições para o seu evento presencial. Agora chegou a hora de você motivar as pessoas a participarem!
Quais são os caminhos que você poderá se relacionar ?
Você poderá preparar uma sequência de emails com conteúdos interessantes, por exemplo. E é importante que você e sua equipe entrem em contato através do telefone com todos os interessados. Uma boa conversa pelo telefone muitas vezes pode ser decisiva nesse momento.
Passo 5
Chegou o grande dia! É hora da execução do seu evento presencial. Uma programação com data e horário para acontecer e com oportunidades de conhecer pessoalmente todos os futuros estudantes e familiares da sua escola ou curso.
Você terá a oportunidade de transmitir algum conteúdo relevante durante o seu evento presencial (algo atrativo, atrações culturais e artísticas, palestras, bolsão e etc) e apresentar as instalações da sua instituição de ensino, com todos os diferenciais. E, finalmente, realizar a venda acadêmica! =)
Eu preparei um vídeo explicando um pouco melhor sobre os 5 passos para você captar muito mais matrículas em 2017. Veja aqui
Além disso, se esse assunto é relevante e você deseja avançar nos estudos sobre as estratégias de captar matrículas, gostaria de te convidar para se inscrever no meu Curso em vídeo sobre Captação de Matrículas. 100% gratuito e online.
Conquiste muito mais matrículas em 2017!
Maurício Calazans
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