Ambiente escolar – Entenda a importância de mantê-lo saudável e saiba como melhorar as interações no dia a dia

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Clima organizacional. Essa é a peça-chave de muitas empresas e, também, se torna imprescindível para a boa gestão escolar. Isso porque sabemos que um ambiente escolar saudável e uma comunicação efetiva entre todos os setores da escola são essenciais para que as trocas de conhecimento ocorram com plenitude e se reflitam na qualidade de ensino da instituição.

Mas, como evitar aqueles pequenos grupos isolados – mais conhecidos como “panelinhas” –, e sem comunicação entre eles? Apresentaremos a você alguns aspectos que fazem a diferença na hora de se construir um ambiente saudável, que melhore o rendimento dos professores e, também, dos alunos.

Infraestrutura

Transformar os espaços da escola é uma excelente iniciativa. Analisar os locais em que há circulação de somente alguns professores e uni-los em um só ambiente é essencial para que haja interação entre eles diariamente.

Avaliação do desempenho escolar

Apresentar a todos os professores os resultados do desempenho escolar, como índices de aprovação e evasão, notas em avaliações internas e externas etc. e estipular os objetivos, detalhando a função de cada integrante no processo, faz com que os dados sobre a instituição circulem entre todos. O método facilita o fluxo de informações entre os membros do grupo e a sua interação, por meio de instrumentos utilizados pelos gestores: reuniões, grupos de trabalho, murais e sites e listas de e-mails.

Equipe eficiente constrói relações pessoais sólidas

Uma boa escola para se trabalhar é aquela que abre espaço para o diálogo e para o debate coletivo. Por isso, é importante que aconteçam, frequentemente, as tradicionais reuniões de formação continuada, de planejamento pedagógico, de pais e, também, aquelas que têm como objetivo a busca de soluções para questões como indisciplina, dificuldades de aprendizagem e absenteísmo. De acordo com a especialista em administração escolar Myrtes Alonso, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), o entrosamento entre os profissionais reflete na relação que eles têm com a escola. “Ao se sentirem valorizados, ouvidos e acreditados pela liderança, professores e funcionários tendem a reproduzir essa confiança nos vínculos pessoais estabelecidos no trabalho, criando um bom clima”, diz.

O diretor, ao exercer uma liderança baseada no diálogo, garante espaço para a participação dos professores no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Com isso, o acúmulo de conflitos mal resolvidos, os quais podem ocasionar o fracasso dos alunos, também é evitado. No médio e no longo prazo, a construção de um bom ambiente de trabalho leva à conquista de uma cultura escolar consistente. E essa vai além do clima: estabelece os princípios da escola e embasa toda a atuação da instituição.

Gestão dos bons exemplos

Os momentos de troca também estimulam o aparecimento de lideranças positivas entre os professores, decisivas para que a equipe de gestão consiga descentralizar tarefas. O diretor pode achar, em um primeiro momento, que o desafio maior é gerenciar muitas frentes de trabalho. Mas, é mais que isso. Sua atuação é decisiva para a construção de um ambiente saudável e de colaboração baseado no estímulo às responsabilidades individuais, que, somadas, facilitam o cumprimento das metas educacionais estabelecidas pela equipe. Além disso, o gestor, como formador de pessoas, também deve dar bons exemplos aos alunos.

E você, como faz para manter um ambiente saudável em sua escola? Compartilhe conosco nos comentários!