7 habilidades sociais desenvolvidas pela escola

Confira 7 habilidades sociais desenvolvidas pela escola

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Habilidades sociais são comportamentos que colaboram com a convivência das pessoas em coletividade. A escola tem papel fundamental para o desenvolvimento desse repertório de habilidades na formação das crianças.

Todos os alunos são dotados de potencialidades e habilidades sociais que precisam ser trabalhadas durante sua formação, em casa e na escola.

Estímulos diários podem ajudar a transformar essas habilidades em competências, preparando-os para uma vida plena como cidadãos, capazes de fazer escolhas adequadas ao seu perfil e prontos para enfrentar o mercado de trabalho.

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7 habilidades sociais nas escolas:

1. Socialização do aluno

A escola é um espaço plural, dessa forma, permite que a criança tenha contato com diversas realidades e com inúmeras vertentes para complementar seus conhecimentos.

É nesse espaço que terão a possibilidade de expandir suas primeiras relações sociais, pois terão contato com grupos de alunos de realidades e idades diferentes. Nesse ambiente é que aprendem a partilhar, ouvir e trocar informações de suas vivências.

É na educação infantil que começam a se familiarizar com a rotina escolar e com hábitos que farão parte de suas vivências futuras. Aprendem a conversar com o outro, a ouvir e a esperar por sua vez de entrar na brincadeira.

O contato com o outro pode gerar conflitos e situações de BULLYING. Saiba mais aqui!

2. Cooperação e trabalho em equipe

É no espaço escolar que são desenvolvidos e estimulados a cooperação e o trabalho em equipe. A escola tem todos os requisitos para se implementar as noções básicas para futuros cidadãos.

Atividades devem ser propostas a cada dia para estimular na criança o espírito de equipe e a compreensão das necessidades do outro. Trabalhos colaborativos, atividades em grupo e pequenas brincadeiras devem incentivar a parceria e a construção coletiva de conhecimento.

Essas ações permitem que, na prática, os alunos reconheçam e compreendam as etapas de um trabalho em equipe e as complexidades das relações entre pessoas diferentes.

Estimular a troca de ideias colabora também com a compreensão e o respeito pela visão de mundo que cada pessoa tem.

3. Tomada de decisão e liderança

As situações presentes na rotina escolar são importantes também para desenvolver habilidades importantes para ações coletivas. Começa com algumas brincadeiras e dinâmicas de sala e evolui para trabalhos aplicáveis no dia a dia – da elaboração à execução.

Em um trabalho coletivo, por exemplo, os alunos aprendem a gerenciar e dividir tarefas, priorizar e escolher as melhores opções para apresentar os resultados da pesquisa e alguns aspectos de liderança.

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4. Resolução de problemas e conflitos

Nas trocas, presentes no ensino-aprendizagem e na socialização, conflitos podem surgir. A forma como os professores conduzem a solução dessas situações é importante para a formação das crianças. Ouvir os colegas, compreender suas opiniões e necessidades é um passo importante para o diálogo, respeito e tomada de decisões conjuntas – que visam o coletivo.

Saber dialogar, mediar e resolver conflitos é um ponto chave para uma pessoa preparada para o futuro.

5. Fortalecimento do caráter

Nas relações e situações vividas em ambiente escolar que os alunos desenvolvem e reafirmam seus valores. Nesse sentido, a escola é um espaço que colabora com a construção de uma série de significados que são despertados em casa.

É na convivência com outras pessoas que as crianças colocam em prática, expandem e confrontam os ideais, valores e princípios morais que atravessam sua criação. Nesse sentido, vale ressaltar a importância da relação entre família e escola, uma vez que o papel de formação é conjunto.

6. Estabilidade Emocional

As reações emocionais devem ser cuidadosamente observadas. Desenvolver habilidades socioemocionais é importante para a formação de qualquer pessoa.

É preciso estimular a compreensão dos sentimentos gerados por cada situação e saber administrá-los. Promover conversas e atividades que permitam acessar o lado emocional e expressá-lo de formas diversas.

A ação pode ser simples, com um momento de conversa sobre como a criança está se sentindo, apresentando uma lista enorme de sentimentos, que não só alegria e tristeza.

7. Consciência

Consciência de mundo e de coletividade! A troca de informações e a expansão de saberes dá acesso a novas realidades. É na escola que conhecemos, discutimos e repensamos o impacto de nossas ações no mundo.

Promover reflexão é essencial para que a educação seja efetiva. Com isso, a consciência é desenvolvida a fim de compreender outras realidades e contextos, permitindo escolhas mais assertivas e analíticas quando falamos do coletivo.

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