7 dicas para fidelizar pais e alunos à sua escola
A fidelização de clientes é uma preocupação atual do mundo corporativo e a escola também faz parte disso. Talvez você nem se dê conta, mas fidelizar pais e alunos é tão importante quanto a etapa de captação. Todas as empresas e instituições concorrem entre si para ter a atenção do consumidor, então depois de conquistar um cliente o próximo passo é fazer com que ele seja fiel a sua instituição.
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Continue a leitura e veja como fazer isso na prática!
O que fazer para fidelizar pais e alunos à sua escola?
A fidelização é uma consequência da satisfação do cliente sobre o serviço prestado. Para que o processo de fidelização funcione é necessário que toda a equipe esteja alinhada e engajada para encantar o cliente. Confira 7 passos para você fidelizar o público:
1. Saiba quem é o seu cliente
É importante ter em mente que para fazer o processo de captação e fidelização de forma efetiva você precisa saber exatamente quem é o seu público. Quais são os hábitos do seu público? Qual a idade? Onde eles moram? Qual é o perfil econômico? O que eles buscam para os seus filhos em uma escola?
Todas essas perguntas precisam ser respondidas para que você consiga traçar estratégias mais assertivas para fidelizar o seu público. Cabe ao gestor analisar quais são os principais anseios e desafios das pessoas que compõem o público da instituição. Um bom caminho é usar a estratégia de persona na sua escola, que deve ser usada desde o processo de captação. Veja como criar a persona da sua escola clicando aqui
2. Foco no atendimento
O atendimento é a primeira impressão que o cliente vai ter da sua instituição. Provavelmente ele estará preparado para enfrentar filas, resolver burocracias, assinar uma papelada, entre outros processos que são demorados. Se a instituição resolver todas essas questões de forma prática e eficiente, o cliente já vai perceber um diferencial.
Para que situações de desconforto não afetem a sua instituição, instrua a sua equipe e veja as principais ações que cabem ao gestor e as escolas:
- Ter um atendimento padronizado, para que todos estejam capacitados para solucionar problemas
- Investir em tecnologias para agilizar a emissão de documentos e relatórios
- Separar uma lista com principais dúvidas para simplificar as informações
- Dar autonomia para sua equipe resolver os problemas sem muita burocracia
3. Invista na comunicação da sua escola
A comunicação é a base do relacionamento com os pais. Logo, manter os responsáveis próximos à escola é fundamental para gerar neles o encantamento. Quando há muitas informações e a comunicação não é linear, é comum que os responsáveis não consigam acompanhar de perto a rotina dos alunos.
A agenda digital é uma ótima solução para esse problema! Através dessa agenda a escola tem um painel de controle em que pode realizar diversas ações, como mandar mensagens e enviar as atividades diárias do estudante. Os alunos e responsáveis recebem todos os comunicados da escola, interagindo com ela de maneira prática.
4. Ofereça benefícios aos clientes fiéis
Promoções exclusivas aos clientes que nunca foram inadimplentes, que realizam o pagamento antecipado ou que estão a mais de um ano na sua instituição é uma boa forma de demonstrar que você está pensando no bem-estar dele e personalizando o atendimento. Ofereça um pequeno desconto ou algum benefício em datas específicas para clientes especiais!
5. Ressalte o diferencial da sua instituição
Quais são os diferenciais da sua escola? Identifique isso e deixe claro para o seu público! A divulgação da sua instituição deve estar sempre atrelada aos benefícios que ela pode oferecer aos alunos. A sua escola tem quanto tempo no mercado? Quais são os valores da sua instituição? Qual a metodologia de ensino utilizada? Trabalham com tecnologia?
Evidenciando esses diferenciais as chances dos pais manterem seus filhos na instituição é muito maior, já que além do ensino eles entendem que a escola tem uma visão inovadora e que os recursos investidos proporcionam crescimento e desenvolvimento para os seus filhos.
6. Tenha um portal para os pais
Com um portal para os pais, eles ficam por dentro de tudo que está acontecendo na vida escolar dos seus filhos. Os responsáveis conseguem acessar os boletos, ver os boletins, abrir solicitações, ver as ocorrências, entre outras coisas. Isso aproxima os responsáveis da escola, tendo em vista que a instituição está se preocupando em facilitar os processos burocráticos para os pais, otimizando tempo e sendo transparente nesses procedimentos.
7. Faça uma pesquisa de satisfação
Uma forma de medir a satisfação dos clientes com o serviço prestado é através do Net Promoter Score. O NPS é uma pesquisa que você pode fazer semestralmente, com esse indicador você tem resultados quantitativos (notas de 0 a 10) e qualitativos (baseado em perguntas específicas para entender o que precisa ser mudado). Ao realizar a pesquisa, o gestor escolar consegue:
- Identificar quanto os pais indicariam a sua instituição para outros. Esse indicador é muito importante, já que só recomendamos algo quando a experiência é positiva
- Descobrir os principais pontos de melhoria da sua escola (seja processual ou estrutural)
- Montar um plano de ação para melhorar a sua escola
Agora que você já sabe da importância do NPS, aprenda a calcular o NPS da sua escola. Clique aqui e veja como fazer isso
Encante o seu público!
A etapa de fidelização é fundamental para que a sua instituição se mantenha no mercado. Se esforce diariamente para manter o seu público satisfeito! Simplifique os processos internos, otimize o operacional e corte custos desnecessários.
Como você trabalha o processo de fidelização na sua escola?
Conte para a gente nos comentários!