4 técnicas para melhorar a aprendizagem dos alunos da sua escola

4 técnicas para melhorar a aprendizagem dos alunos da sua escola

116

Aprendizado envolve muito mais do que apenas receber e transmitir um conteúdo. O processo de aprendizagem dos alunos é o resultado direto de como eles interpretam e respondem àquilo que aprendem, por meio de suas próprias experimentações.

Na hora de ensinar o papel do educador e da escola é muito importante. Eles são os mediadores e os facilitadores, assim como as ferramentas educacionais.

Algumas dessas ferramentas alinhadas à técnicas estratégicas de ensino, possibilitam uma educação muito mais eficaz e duradoura.

Veja também:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Aprendizagem dos alunos em 4 passos

Entenda em 4 passos como utilizar mecanismos ao seu favor no processo de aprendizagem dos alunos da sua escola.

1 – Use tecnologias educacionais inovadoras 

A escola deve possuir metodologias educacionais ambiciosas e inovadoras para dar ao aluno modelos mais estimulantes de educação.

Um currículo que estimule novas tecnologias funciona como um grande atrativo para os alunos e é um dos maiores mecanismos de aprendizagem nos dias de hoje.

Através disso, as crianças podem explorar o que foi aprendido na sala de aula. Você pode incorporar tablets, quadros interativos ou sistemas de computador na aprendizagem dos alunos.

Uma boa forma de inserir tecnologia em sala de aula é através dos jogos pedagógicos. Existem sites que possuem plataformas de jogos para auxiliar as escolas no processo de ensino.

De uma forma lúdica e divertida, os jogos pedagógicos trabalham matemática, português, história e várias outras áreas de conhecimento. Um desses sites é o Escola Games. Ele conta com uma programação que vai do nível fácil ao difícil, tendo jogos para todas as idades.

Clique e acesse: Guia Guia de engajamento para escolas

2 – Mude o método de ensino!

O sistema educativo continua a reproduzir formas de ensino que não se adaptam às novas realidades e necessidades dos alunos.

A escola deve estimular uma aprendizagem que mobilize o engajamento dos alunos e, para isso, substituir as lições tradicionais por métodos de aprendizado mais práticos e voltados para os problemas do dia a dia do aluno é fundamental.

Existem 3 métodos que se diferenciam do método escola tradicional:

  • Pedagogia Montessoriana- Tem foco no aprendizado através da observação e da vivência de experiências concretas. Essa metodologia foi pensada principalmente para o ensino de crianças e, por isso, é mais comum encontrá-la em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Construtivismo- O método se opõe ao modelo tradicional de transmissão de conhecimento em via única, do professor para o aluno, e o substitui por uma construção do conhecimento, por parte do aluno, através de atividades interativas e formulações de hipóteses.
  • Método Freiriano- Este método utiliza as experiências de vida dos estudantes como base para a educação, através do uso de “palavras geradoras”, que eram escolhidas de acordo com a realidade de cada aluno.

Estes métodos envolvem os alunos e incentivam a participação ativa de todos,  reduzindo a dispersão e o desinteresse.

Se interessou pelo assunto? Confira 5 metodologias de ensino que você deveria conhecer!

3 – Invista na formação dos professores

Manter os professores preparados e atualizados é imprescindível para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Temas como  bullying, depressão, transtornos de déficit de atenção, entre outros, ainda são pouco trabalhados nas escolas e, professores bem informados e preparados para lidar com essas situações podem obter muito mais sucesso em sala de aula.

O aluno precisa de suporte em todas as suas carências e necessidades. Para conseguir um atendimento especializado é preciso investir sempre na formação dos profissionais da sua escola, por meio de:

  • Cursos de reciclagem e aprimoramento educacional.
  • Salário Coerente com as atribuições.
  • Quadro de carreira.
  • Estímulos à participação efetiva dos profissionais da educação.
  • Liberdade para atuar no desenvolvimento curricular.

4 – Desenvolva uma boa parceria com os pais

Para que a aprendizagem dos alunos aconteça da melhor forma, as famílias também devem estar envolvidas. Prevenir o mau desempenho escolar é uma responsabilidade de todos os envolvidos na educação.

Para isso, uma boa dica é criar um relacionamento com os pais, incentivando a participação ativa na escola em:

Dessa maneira, sua escola fica entrosada e ciente das demandas necessárias para obter uma melhora na aprendizagem dos alunos.

Clique e acesse: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Gostou do artigo? Compartilhe com algum professor ou gestor!