6 habilidades essenciais para exercer um papel de liderança na escola

52

controladoria

Para exercer uma função de liderança em qualquer ramo é preciso muito profissionalismo para que não haja conflito de subordinação. Organização, educação e transparência também são importantes. E isso também vale para a gestão escolar. Pensando nestes aspectos listamos características fundamentais para uma exímia liderança em escolas.

6 habilidades essenciais para exercer um papel de liderança na escola

Profissionalismo

Acima de tudo, o profissional gestor de uma escola deve ser um exemplo a ser seguido pelos demais funcionários, além disso, deve ser sempre justo em qualquer decisão a ser tomada. Deve cumprir horários como qualquer outro funcionário, assim como estar sempre pronto para assumir negligências e resolver problemas que possam acontecer.

Saber delegar

De nada adianta ser extremamente profissional mas não saber comandar as coisas. Em um ambiente escolar é preciso que cada colaborador saiba sua função, para que assim nunca ocorram pendências organizacionais.

Se cada professor souber seus horários, cada servente souber como deve ser feita a limpeza e cada cozinheira souber organizar a rotina da cozinha em benefício da boa alimentação de todos, tudo andará com mais tranquilidade e harmonia.

Contato com alunos e responsáveis

A gestão escolar, por ser uma atividade burocrática, não tem contato direto com os alunos da instituição, a não ser em casos um pouco mais extremos em que sua ajuda é necessária. Neste caso, deve-se se prezar pelas normas da escola e principalmente pela integridade moral do aluno, para que não existam problemas posteriores.

Já no trato com os responsáveis, a conversa deve ser agradável, a procura por ajudar a resolver qualquer tipo de problema deve ser o foco principal, o gestor deve ser claro em suas colocações e ao mesmo tempo cordial em suas palavras.

Projetos educacionais

Não cabe apenas aos professores a iniciativa de trazer novos projetos para a escola, o gestor deve estar sempre atento às necessidades dos alunos e professores, assim como a vontade dos mesmos por pertencerem àquele ambiente escolar rico em novidades criativas e modernas de acordo com o ambiente estudantil.

Financeiro

Além de toda preocupação com alunos, responsáveis e funcionários, o lider de uma escola deve saber tudo que se passa nas finanças, desde a compra de simples folhas A4 até novos computadores para o laboratório de informática. Além disso, deve manter a gestão financeira sempre transparente para que não haja dúvidas quanto à utilização do valor a ser empregado na escola.

Ambiente físico

A escola por ser o segundo lar dos estudantes, deve estar sempre limpa, organizada e bem-estruturada para recebê-los, criando assim uma atmosfera de aprendizagem muito mais produtiva. Fora isso, trabalhar em um lugar em que tudo corre em ordem e organização deixa os funcionários com uma sensação de bem-estar e satisfação.

Seguindo esses 6 aspectos de uma gestão eficiente, com certeza sua escola estará apta a ser um ambiente educacional de qualidade e seriedade. O gestor deve estar atento a todos esses importantes fatores, pois em uma escola bem liderada se formam alunos e se aperfeiçoam funcionários.

Um líder é aquele que incentiva a mudança do que está errado e influencia na melhoria do que já está bom, e é com essa reflexão que se deve gerir uma escola.

Em quais aspectos você acha que a gestão da sua escola pode melhorar? Conte para a gente nos comentários!