10 habilidades digitais que todo professor deve ter

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Para que o professor saiba utilizar a tecnologia com seus alunos, tornar suas aulas mais atraentes e aproveitar todas as possibilidades que a revolução digital tem disponibilizado, além dos cursos de capacitação usuais, há algumas habilidades especiais que não são difíceis de aprender, e que farão a diferença no dia-a-dia em classe. Confira abaixo:

1. Saber editar imagens

Quando se fala em edição de imagens, muitas pessoas já pensam no quase miraculoso Photoshop, software mais utilizado atualmente para editar imagens profissionalmente. Porém, para uso em sala de aula, não há necessidade do uso de programas sofisticados. O professor pode querer, por exemplo, colocar legendas em uma imagem; redimensionar, ampliar, diminuir, inserir texto, cortar alguma parte da imagem, e isso se consegue com qualquer programa básico de edição de imagens. O Windows possui um programa de edição de imagens gratuito, o Paint, que atende a essas necessidades.

2. Conhecer e utilizar bem as redes sociais

Já diz a canção que “o artista tem de ir aonde o povo está”. O professor também. Foi-se o tempo que os alunos sentavam-se silenciosamente nas carteiras e ouviam cada palavra dita em sala com o máximo de atenção. Os papéis estão trocados: o professor precisa ir no “mundo” do aluno, ver seus interesses, sua forma de se expressar e respeitar suas experiências de vida. E o lugar mais frequentado pelos jovens na rede são as redes sociais. Professor conectado e com perfil em redes sociais é professor mais próximo da realidade do aluno.

3. Saber identificar plágio

Um dos maiores pesadelos dos docentes hoje são os alunos “copia e cola”, expressão essa tirada das ferramentas digitais do mesmo nome, que consistem em copiar um conteúdo e “colar” em outro arquivo, ou onde preferir. Se o aluno tiver habilidade em copiar textos, o professor pode se equivocar quanto à autoria. Um método muito utilizado é jogar uma frase do texto em algum site de busca (Google, Bing) e observar se há conteúdo semelhante. Há sites na internet que também oferecem o serviço de detecção de plágio, alguns gratuitamente, como o http://www.duplichecker.com/

4. Saber como se proteger

Nós pensamos que, por estarmos acessando a internet de casa, ou de um ambiente seguro, como a escola, estamos protegidos. Os jovens, principalmente, não parecem ter noção de como o mundo pode ser hostil. Porém, sabemos que a internet em geral é um ambiente fértil a todo tipo de crimes, como bullying, roubo (uso de senhas para desviar dinheiro de contas bancárias, por exemplo), estelionato, pedofilia, racismo, incitação ao suicídio, entre outros. O professor deve instruir seus alunos a respeito desses perigos, bem como se proteger disso, além de conhecer os canais competentes para denúncias, caso necessário.

5. Saber como otimizar o tempo

O professor, com várias turmas para administrar, trabalhos, correções, estudos, planejamento, vida pessoal… ufa! São muitas coisas a serem vistas e todas elas exigem atenção. Os aplicativos de produtividade e agendas online como o Evernote podem ajudar o professor nessa difícil tarefa de administrar o tempo.

6. Saber fazer backup

Todos nós já passamos pela angustiante experiência de perder aquele planejamento cuidadosamente trabalhado, aquele texto fantástico encontrado a duras penas ou aquela apresentação de slides que levou dias para montar. Isso acontece porque não salvamos nossos arquivos adequadamente. Porém, apenas salvar o arquivo no computador não é o suficiente, é preciso fazer uma cópia de segurança (em um dispositivo de armazenamento ou na “nuvem”, que é como se denomina o espaço de armazenamento online, disponibilizado por aplicativos como o Dropbox). Assim, se por algum motivo o computador não funcionar, nada está perdido. Além de salvar é importante manter os arquivos atualizados.

7. Saber acrescentar novos conteúdos

A internet é um celeiro de ideias – e o professor deve aproveitar isso. Planos de aula, projetos de todo tipo, atividades, ideias interessantes para levar para a sala de aula, são coisas facilmente encontráveis na rede e o melhor de tudo – inteiramente gratuitas. Mantendo-se informado e sempre pesquisando coisas novas, o professor sempre surpreende seus alunos, mostrando a eles algum vídeo interessante, indicando alguma notícia com relação ao conteúdo estudado no momento, as opções são praticamente infinitas.

8. Saber renovar-se

Com a oferta de cursos à distância (EAD), não há mais desculpa para engatar aquela pós-graduação que está há tanto tempo na lista de metas. O ensino à distância, além de ter preços acessíveis, é flexível e adapta-se aos seus horários. Você estuda quando quiser, aonde quiser.

9. Saber utilizar os recursos da escola

Certamente a escola oferece treinamento, mas o professor que supera as expectativas é muito mais valorizado. A escola oferece software de gestão escolar, notas, faltas? Não se prenda ao treinamento: pesquise, teste, aprenda a utilizá-lo eficientemente para otimizar o gerenciamento dos alunos. Se a escola oferece materiais como tablets, retroprojetores, computadores, pesquise maneiras de trabalhar com eles em sala, de uma forma que seja interessante e produtiva para os alunos, não apenas se limitando ao proposto pela escola.

10. Saber criar blogs e páginas em redes sociais

Assim como na sala de aula, na internet o aluno não quer ser consumidor passivo de conteúdos: ele quer criar coisas, quer fazer ouvir sua voz, dar suas opiniões a respeito dos assuntos que lhe interessem. O professor pode ajudar o aluno nisso, criando blogs colaborativos, e grupos em redes sociais, onde o aluno pode interagir com os demais, postar coisas que sejam interessantes e ser agente ativo do processo de aprendizado. Podem ser criados blogs e fóruns (listas de discussão) sobre praticamente qualquer assunto. Aproveite!

E você, que habilidades utiliza no seu dia-a-dia com os alunos? Você considera que pode melhorar suas habilidades no uso da tecnologia? Comente!

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