Conheça as 10 características das escolas de sucesso

Conheça as 10 características das escolas de sucesso

197

Quando se trata de melhorar e otimizar os setores de sua instituição, o primeiro passo é tomar como modelo escolas de sucesso, que tenham como característica administração com excelência.

Buscar referências traz uma noção de meta alcançável, afinal, você pode analisar que medidas outras instituições tomam e geram resultados, que a sua não.

Em um mercado concorrido como o educacional, quais as características presentes nas escolas de sucesso que concedem a elas esse status?

Veja mais:
Sistema de gestão escolar: como diminuir a papelada
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

1 – Clima favorável à aprendizagem

A escola precisa ter um ambiente emocional favorável, para que haja um bom relacionamento entre todas as pessoas envolvidas na dia-a-dia escolar.

Em entrevista ao site Educar para Crescer, da revista Abril, o filósofo e sociólogo Juan Casassus disse que “para transmitir o gosto pelo conhecimento, um professor precisa dominar os conteúdos de sua disciplina – e também saber acolher as turmas, identificando e trabalhando interesses e sentimentos”.

Entenda a importância de um ambiente escolar saudável!

2 – Projeto pedagógico de qualidade

O projeto pedagógico oferecido pela escola deve ser claro e apresentar uma mesma identidade. Ele denota a filosofia da instituição e reflete como o conhecimento será transmitido. Além do cuidado com o currículo escolar, o material pedagógico e as avaliações também devem ser desenvolvidos com atenção.

Um bom PPP demarca quais sãos os grandes objetivos da escola e norteia as decisões de todos os setores. Metas bem estabelecidas facilitam na definição das metodologias e ações da escola.

Clique e acesse: Guia Roteiro do Planejamento Político e Pedagógico

3 – Qualificação dos colaboradores

Incentivar os colaboradores de sua instituição a aprimorarem seus conhecimentos e buscarem cada vez mais aumentar sua qualificação é um dos principais fatores que colaboram para o sucesso de uma escola.

Crie oportunidades e reconhecimento para que eles participem de cursos, especializações e eventos. Isso é mutuamente positivo para o professor, que se qualifica ainda mais dentro de sua área de atuação, e para a escola que passa a ter profissionais cada vez mais capacitados para desempenhar suas funções.

4 – Professores e gestores líderes

Um bom líder tem paixão pelo que faz, empatia com as pessoas, e a habilidade de se comunicar e de unir sua equipe. É essencial para uma instituição de ensino ter professores e gestores líderes, que servem como referência para a comunidade escolar, e que saibam e amem desempenhar seus papéis.

Essas lideranças geram credibilidade para a escola. Pais e responsáveis se sentem mais seguros em deixar seus filhos sob o cuidado da escola, quando enxergam confiabilidade nos professores e na administração da instituição. Para evitar a evasão, é fundamental que pais e alunos estejam confiantes na qualidade da sua instituição e dos profissionais presentes nela.

5 – Atividades extracurriculares

A vivência na escola é enriquecida pela oferta de atividades extracurriculares. A diversidade de eventos como teatro, música e dança, enriquece o conhecimento cultural, a formação do sujeito e a interação com pensamentos diferentes, o que reflete positivamente na forma que o aluno vê o mundo.

Desenvolver atividades diversas permite a conexão dos conteúdos ensinados em sala com questões do dia a dia. A interdisciplinaridade é muito importante na construção de conhecimentos.

Esse tipo de atividade serve também como alternativa de método de ensino. Aprender através de expressões artísticas e esportivas é muito positivo para o desenvolvimento motor, psicológico e criativo do indivíduo.

Que tal criar um projeto de leitura? Confira dicas para um projeto criativo!

6 – Número ideal de alunos

A quantidade de alunos na sala de aula influencia no processo de aprendizagem. Turmas menores permitem que os professores acompanhem de perto o rendimento dos estudantes e favorece a percepção das dificuldades a serem superadas.

7 – Tecnologia como ciência

O uso de aparelhos eletrônicos, videos e aplicativos em sala de aula propicia uma interação direta e uma maior participação dos alunos nos conteúdos abordados. Existem diversas formas de utilizar a tecnologia na sala de aula, sua escola deve estar sempre atenta a todas as tendências e aberta a aderir novidades. Utilize as redes sociais, sites de buscas e produção de vídeos para atrair a atenção dos alunos.

Tecnologia na educação: veja como ela vai afetar as escolas do futuro

8 – Presença da família na escola

A presença dos pais é essencial para fazer do Conselho Escolar uma instância com voz efetiva na melhoria contínua do ensino. É importante que a família participe do desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, e esteja presente nos eventos e no acompanhamento diário das atividades de seus filhos. Isso influi na redução da indisciplina, na melhora de rendimento do aluno e na formação de um ambiente escolar participativo.

9 – Comunicação de qualidade

Ainda que a sua escola seja organizada, tenha um bom currículo e professores qualificados, é essencial que a comunicação entre seus setores seja eficiente. É importante que a instituição mantenha canais de comunicação abertos, para que todos os que compõe o ambiente escolar possam debater sobre  transmitir suas mensagens de maneira clara .

A adequação das linguagens oral e visual é fundamental para que haja entendimento. Por isso, ser inclusivo, adequando sua comunicação com acessibilidade, é um diferencial para que sua instituição possa atender a todos com a mesma qualidade e atenção.

5 benefícios de ter uma comunicação interna eficaz na sua instituição de ensino

10 – Reconhecimento do sucesso

É importante reconhecer o sucesso, advindo dos esforços, na busca de uma educação de qualidade. Mais que ser uma boa escola, é preciso que se compreenda o que é e de onde vem essa qualidade, e mostrar a todos que o empenho dos colaboradores trouxe sucesso e vitórias.

Isso motiva quem faz parte do processo e encoraja a busca por resultados cada vez melhores.

E você, o que faz para que sua escola esteja entre as melhores? Conte pra gente nos comentários.

banner kit do bem estar do professor