Como priorizar gastos enquanto trata sua inadimplência escolar

Como priorizar gastos enquanto trata sua inadimplência escolar

70

O combate à inadimplência escolar é um trabalho constante e deve ser feito em diversas frentes. Enquanto, por um lado, é preciso renegociar mensalidades atrasadas e estruturar o processo de cobrança, por outro, também é necessário  priorizar gastos na sua instituição. Assim é possível equilibrar as contas de forma mais imediata, garantindo que sua escola ou curso atinja um nível de estabilidade financeira ideal. 

Continue a leitura e veja como priorizar gastos na sua escola ou curso!

Veja mais: 

Sistema de Gestão Escolar:deixe a papelada de lado

Melhore a comunicação com os pais usando a Agenda Digital

5 gastos desnecessários que você tem na sua instituição e nem percebe

Veja como priorizar gastos em diferentes processos da sua instituição!

Quando falamos sobre esse assunto, é importante pontuar que nenhuma economia deve prejudicar a qualidade do ensino ou a manutenção da sua escola. Na verdade, a economia deve ser pensada para a melhoria dos processos da sua instituição, pois é a ineficiência que costuma custar caro. 

É fácil constatar que precisamos controlar gastos, entretanto, é mais difícil definir onde se pode fazer os cortes. Por isso, hoje vamos  te mostrar algumas maneiras para você cortar esses gastos e investir melhor o seu orçamento. Confira: 

Gastos com comunicação

A comunicação escolar pode consumir muitos recursos da sua instituição. Ainda que você não perceba, muito dinheiro é gasto para manter o contato com pais, responsáveis e alunos através de materiais impressos e ligações telefônicas. 

Você sabia que diminuindo o consumo de papel e o uso do telefone é possível economizar uma boa quantia todos os meses? O uso inteligente dos recursos online, como redes sociais, por exemplo, pode ajudar a reduzir o uso dos recursos mais tradicionais que citamos. Além disso, já se tem aplicativos desenvolvidos especialmente para a comunicação escolar! Com uma Agenda Digital  é possível tornar a comunicação muito mais prática a um custo inferior ao que se gasta com impressões e ligações telefônicas.

Gastos com a captação de alunos

Captar alunos é um processo que exige investimentos, na maioria dos casos. Mas, é importante estar atento, porque os recursos podem ser desperdiçados se o investimento não for bem planejado. A intenção é encontrar uma maneira de gastar menos e obter melhores resultados, então se atente a forma com que faz isso! 

Agora você deve estar se perguntando: como fazer isso, então? A resposta é: se planejando para fazer um processo de captação estratégico e econômico! Se você estabelecer seu público alvo e pesquisar a maneira mais adequada de atingi-lo, é possível eliminar várias possibilidades e economizar muito. Saiba como fazer um bom planejamento para a captação de alunos!

Lembre-se: o importante é alcançar quem realmente importa, ou seja, possíveis pessoas que tenham potencial para fazer uma matrícula na sua escola ou curso. 

Gastos com a expansão da sua instituição

Às vezes é melhor adiar um pouco o sonho de expandir sua instituição de ensino quando se tem que priorizar gastos e combater a inadimplência. Abrir uma nova unidade ou ampliar o prédio em que sua instituição funciona, são exemplos de investimentos importantes, mas que podem ser insustentáveis se sua escola ou curso já estiver com as contas apertadas e lutando contra a inadimplência.

É necessário se organizar antes de pensar em ampliar a sua instituição. Além disso, é preciso que tudo esteja definido no seu planejamento estratégico: um plano de ação que deve ter como objetivo a melhoria da sua instituição e, posteriormente, a expansão da mesma. Também é preciso controlar de perto as finanças da sua instituição.

Gastos com burocracia

Você sabia que há gastos que estão diretamente relacionados ao excesso de burocracia? Alguns exemplos são o custo do papel, das impressões de documentos e o custo para enviar, transportar, armazenar e manter a papelada; estes são gastos desnecessários, você pode, e deve cortá-los.

A solução nesse caso é um sistema de gestão escolar que automatiza a sua instituição e otimiza todos os processos! Talvez você imagine que essa seja uma solução acima do seu orçamento, mas a verdade é que se você colocar todos os seus custos na ponta do lápis, vai perceber que as pequenas despesas quando muito recorrentes geram grandes custos. Portanto, o sistema de gestão se mostra uma ótima opção para priorizar gastos enquanto se combate a inadimplência escolar.
Ebook: Programa de otimização de custos