Pagamento recorrente para escolas

Pagamento recorrente para escolas e cursos: como facilitar a cobrança

114

O pagamento recorrente para escolas e cursos tem como principal objetivo facilitar o processo de cobrança e gestão de recebimentos. Os bons resultados desse método de pagamento são essenciais para manter uma empresa saudável.

Escolas e cursos precisam oferecer serviços de qualidade, com profissionais qualificados, além de envolver custos relevantes como aluguel, manutenção, projetos pedagógicos, softwares, etc.

Dessa forma, o a recorrência para escolas incentiva o pagamento pontual – um dos pilares para manter a sua instituição de ensino nos trilhos.

Para compreender os benefícios da cobrança recorrente para escolas, precisamos entender o cenário comum da cobrança de mensalidades em escolas.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: como diminuir a papelada

Vantagens da Agenda Digital para escolas e cursos
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Como é feita a cobrança na maioria das instituições de ensino

Boa parte das escolas e cursos recebem via boleto bancário, cheque ou dinheiro. Essas formas de pagamento têm fluxos manuais, que podem gerar erros humanos, fraudes ou mesmo pequenos furtos.

Em todos os casos, a instituição de ensino precisa investir em pessoas e burocracias para controlar o fluxo de dinheiro, seja na transferência do caixa interno para o banco ou mesmo na gestão de remessa/retorno para conciliar pagamentos realizados via boleto bancários.

Qual é o impacto da cobrança por boleto, dinheiro ou cheque?

As formas de pagamento utilizadas pelas instituições de ensino impactam diretamente no seu percentual de inadimplência escolar. Via de regra, quanto mais dificuldades o responsável enfrenta ao pagar, maior é a chance de esquecimento/atraso.

Nas escolas essa situação é agravada, uma vez que a escola não pode impedir alunos inadimplentes de participarem das aulas.

Entre outras desvantagens:

  • O número de atrasos aumenta
  • Demanda muito tempo para receber manualmente e conciliar manualmente valores recebidos por cheque
  • É preciso lidar com um volume de dinheiro vivo
  • É possível que enfrente problemas no fluxo de remessa e retorno

No final das contas as escolas acabam alocando muita energia para tarefas que não entregam valor para o seu cliente final. Além disso, boa parte das escolas e cursos não acompanha de perto os responsáveis que são, de fato, inadimplentes.

Responsabilidade civil das escolas – Direitos e deveres das escolas particulares para com pais e alunos

O que é o pagamento recorrente para escolas e cursos?

O pagamento recorrente para escolas e cursos é uma forma de pagamento automatizada, com acesso em tempo real de qualquer lugar.

A cobrança recorrente automatizada permite que o cliente da instituição de ensino vincule um cartão de crédito ao seu respectivo contrato, de forma que todo mês o valor da mensalidade seja lançado no limite do cartão.

Esse modelo de cobrança parece familiar?!

A cobrança recorrente está presente no dia a dia de muitas pessoas, seja na mensalidade de academias, como a Smart Fit ou Bodytech, ou ainda no ramo de entretenimento, com a Netflix e o Spotify.

Essa forma de pagamento permite que as empresas só precisem gerenciar clientes que apresentam algum problema no pagamento. Em geral, os casos são relacionados ao fim da validade do cartão ou falta de limite no momento do lançamento.

Pagamento simplificado

Para as escolas ou cursos, o sistema automatizado tira quase todo o trabalho e atrito da cobrança. A economia de tempo gerada permite que a escola possa dar mais atenção aos inadimplentes frequentes e às questões pedagógicas e de gestão.

A recorrência para escolas atende também famílias que optam pelo boleto bancário.

O risco de inadimplência no pagamento por boleto é um pouco maior, uma vez que os pais precisam lembrar de pagar. Entretanto, é muito mais eficaz do que o pagamento por dinheiro, cheque ou mesmo boleto bancário com conciliação manual (remessa/retorno).

Esqueça o fluxo de remessa/retorno!

O pagamento recorrente automatizado envolve o registro da cobrança diretamente na plataforma do banco parceiro.

Um vez identificado o pagamento, o sistema de gestão é automaticamente atualizado com essa informação, reduzindo a chance de erros e o tempo que a equipe alocada para essa função.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

O pagamento recorrente para escolas via cartão de crédito tem quatro vantagens principais:

  • Facilidade para gerir recebimentos;
  • Redução da inadimplência;
  • Melhora o relacionamento com os responsáveis;
  • Aumento no tempo médio de contrato.

#1 Facilidade para gerir recebimentos

A escola, ao finalizar o processo de cadastro do cartão de crédito com o contrato, não terá mais nenhum trabalho para que a cobrança da mensalidade seja feita.

A ferramenta de recorrência para escolas vai realizar um lançamento mensal no cartão de crédito do responsável, de acordo com as condições previstas no contrato.

Caso o responsável não tenha limite no dia, a ferramenta fará algumas tentativas ao longo do tempo, a fim de capturar o limite disponível.

No final das contas, o funcionário responsável vai precisar acompanhar apenas transações com falhas no recebimento. Em geral, o número de falhas corresponde a um percentual bem pequeno do total de transações.

Como uma gestão escolar eficiente pode otimizar os processos da sua escola

#2 Redução da inadimplência

O valor da mensalidade será descontado automaticamente da fatura de cartão de crédito dos responsáveis. Não existe, portanto, o risco da família esquecer de pagar a mensalidade da sua instituição.

Como consequência, a quantidade de pais que atrasam por esquecimento vai diminuir drasticamente. Isso permite que a instituição de ensino gaste a sua energia com pais inadimplentes.

7 dicas para acabar com a inadimplência escolar

Sem problemas com o limite!

O limite do cartão não será muito afetado pela ferramenta de cobrança recorrente para escolas. Diferentemente do recebimento parcelado, que depende de limite para passar o valor total do curso, a ferramenta recorrente faz a cobrança mês a mês.

Sendo assim, os pais que têm limite reduzido no cartão de crédito também poderão usufruir da ferramenta!

Quanto mais gente utilizando a ferramenta de pagamento recorrente, maior será a redução de custo operacional da instituição de ensino.

#3 Melhora o relacionamento com os responsáveis

A sua instituição de ensino vai ter uma experiência de pagamento mais amigável. E os pais não terão a necessidade de se preocupar com o pagamento.

Além disso, a escola evitar embaraços ao ter que cobrar os pais esquecidos ou mesmo adimplentes que não tiveram o pagamento mapeado por falhas na conciliação manual.

Muito mais que uma experiência fluida, os responsáveis contarão com outros benefícios como milhas, por exemplo.

#4 Aumento no tempo médio de contrato

A ferramenta de pagamento recorrente para escolas e cursos permite que você mantenha por mais tempo clientes que ainda não estão muito engajados com o seu produto.

Como o fim das cobranças depende de uma ação ativa dos pais, é comum que a cobrança permaneça por preguiça ou esquecimento.

O objetivo aqui é dar mais tempo para uma ação de reversão! Caso contrário, se o cliente não enxergar o valor do seu produto, este vai sair mais cedo ou mais tarde.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!