Acabe com gastos desnecessários na escola

5 gastos desnecessários na escola que você nem percebe

45

Se você precisa equilibrar as finanças da sua instituição de ensino, um dos primeiros passos que você tem que dar é cortar gastos desnecessários. Entretanto, essa tarefa pode ser difícil quando a escola ou curso já gasta com responsabilidade, pois nesses casos parece não haver onde economizar mais.

Ainda que sua gestão financeira seja muito boa, alguns gastos desnecessários podem passar despercebidos. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a pensar em novas maneiras de economizar.

Veja alguns gastos desnecessários que você pode cortar hoje mesmo!

#1 Excesso de turmas

A divisão de alunos de uma mesma série por diferentes turmas é um dos fatores que pode aumentar  o custo de funcionamento da sua instituição.

Na verdade, existe um número ideal de estudantes por turma para que ela não dê prejuízo nem seja tão cheia a ponto de prejudicar a qualidade do ensino. Cabe à sua instituição fazer as contas e chegar a esse número ideal, considerando alguns fatores como a capacidade das salas, o número de alunos matriculados e o segmento de ensino.  Entretanto, a preocupação principal deve ser o bom andamento do processo de ensino. Assim, nenhuma turma pode estar superlotada.

#2 Publicidade ineficiente

É claro que você deve pensar em divulgar a sua instituição de ensino, seja através de publicidade em mídias tradicionais ou até mesmo através da internet. Porém, não adianta tentar a sorte anunciando em diversos veículos, pois assim pode-se acabar desperdiçando dinheiro.

Na realidade, o investimento em campanhas para atrair alunos precisa ser bem planejado para atrair retorno. A internet mostra-se surpreendentemente eficiente nesse aspecto, pois uma campanha em redes sociais, por exemplo, pode ter baixo custo (ou custo nenhum) e atingir mais pessoas do que um outdoor com um custo altíssimo. Ainda assim, não se pode dispensar a opção mais cara. O segredo aqui é calcular o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas e focar no que dá certo, poupando investimentos que não trazem retorno satisfatório.

Saiba onde investir na hora de divulgar sua instituição para atrair alunos!

#3 Boletos bancários

Os bancos cobram pela emissão de boletos bancários, e ainda que cada um deles não seja muito caro, todos juntos acabam representando um alto gasto para a instituição de ensino. Porém, muitas escolas aceitam essas condições para disponibilizar o boleto como método de pagamento, já que ele é, de fato, um método prático.

O que muitas escolas não sabem é que há maneiras mais baratas de emitir boletos bancários, o que permite uma boa economia. Há empresas que intermediam a emissão de boletos e cobram mais barato de escolas e cursos porque negociam cifras expressivas com os bancos, o que as permite obter melhores condições. O WPensar oferece a Cobrança fácil, que funciona dessa maneira e permite a emissão de boletos a um baixo custo, evitando gastos desnecessários.

Clique e conheça a Cobrança Fácil!

#4 Uso de papel

Faça as contas e veja quanto sua escola gasta em papel. Provavelmente você se surpreenderá com esse gasto que a princípio parece irrelevante, mas que na verdade pesa no orçamento da sua instituição. É preciso, então, pensar em uma maneira de usar menos papel e diminuir esse custo.

Informatizar a sua escola é a melhor solução para reduzir o consumo de papel, pois já é possível manter todos os controles da sua instituição no computador com um sistema de gestão escolar. Assim, não é preciso manter quase nenhum documento em papel: eles só são impressos à medida em que realmente forem necessários. Até mesmo a impressão de comunicados e bilhetes pode ser dispensada com o uso de um aplicativo de agenda digital, outro recurso inovador que já faz parte da realidade do mercado educacional.

Descubra porque todo gestor precisa de um sistema de gestão escolar!

#5 Conta de telefone

Assim como no caso anterior, o telefone pode se transformar em um grande gasto desnecessário se for usado sem critério. E é muito comum ver instituições de ensino que utilizam esse como principal meio de comunicação, desperdiçando dinheiro com as contas telefônicas. Por isso, esse é mais um ponto que pode ser reavaliado quando se deseja economizar.

Uma boa solução é investir no aplicativo de agenda digital, que já citamos. Assim, o contato com pais e alunos pode ser feito online e sem custo. Claro que o telefone não pode ser dispensado, afinal, é um meio de comunicação realmente eficiente, ainda que caro. Porém, se houver outra alternativa mais vantajosa financeiramente, é possível deixar as ligações telefônicas como segunda opção.

Conheça a agenda digital da WPensar!

Baixe os materiais da WPensar!

Baixe o material: Guia 5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos