Ferramenta financeira para combater a inadimplência escolar

Por que usar uma ferramenta financeira para combater a inadimplência escolar

47

O combate a inadimplência escolar pode parecer difícil, mas existem recursos que podem ajudar muito nessa tarefa. Uma ferramenta financeira, por exemplo, costuma ser muito eficiente, pois facilita o controle das contas da sua instituição e ajuda a manter as finanças em dia.

Assim, se quiser combater os problemas causados pela inadimplência escolar, uma das primeiras providências que sua escola precisa tomar é a contratação algum sistema com ferramenta financeira. É preciso, então, ver o quanto a escola pode investir, pesquisar e optar pelo pelo melhor sistema. Acompanhe este artigo e entenda mais!

Veja também: “Inadimplência escolar – Tudo que você precisa saber”

O que é uma ferramenta financeira?

O que estamos chamando de “ferramenta financeira” é um software (programa de computador) – ou até mesmo um módulo dentro de um software – que permite registrar, controlar e analisar dados da contabilidade financeira da sua instituição.

A ferramenta financeira é, portanto, uma maneira de informatizar e facilitar a rotina do setor administrativo de uma escola ou curso. Ela vem, na verdade, para substituir planilhas e livros de caixa, por exemplo. Assim, o trabalho de quem cuida das finanças fica mais organizado e menos burocrático.

Entenda como a ferramenta financeira do WPensar vai te ajudar a acabar com a inadimplência

O que uma ferramenta financeira faz?

Diversas tarefas podem ser centralizadas em um programa que conte com uma ferramenta financeira. Uma boa ferramenta é capaz de dar conta de praticamente tudo que diz respeito às finanças da instituição, realizando as seguintes tarefas:

  • Lançamento de despesas e receitas
  • Controle do fluxo de caixa
  • Controle de contas a pagar e receber
  • Emissão de relatórios
  • Emissão de demonstrativos

Entenda quais são os pilares da gestão financeira para escolas e cursos!

Além disso, sistemas de gestão escolar podem oferecer ferramentas de cobrança, como a emissão de boletos integrada ao registro financeiro. Saiba mais.

Como uma ferramenta financeira pode te ajudar?

Como dissemos, uma ferramenta adequada ajuda a organizar e simplificar o trabalho de quem lida com números e finanças. Ao desburocratizar os processos da sua instituição e migrar para o uso de um sistema informatizado você consegue uma maior eficiência em quase todos os processos.

Além disso, quando todas as informações estão centralizadas em um único lugar é muito simples analisar as informações para identificar casos de inadimplência. Sem uma ferramenta de controle financeiro os dados da sua instituição acabariam dispersos em várias planilhas, por exemplo, o que dificulta perceber se alguém ficar inadimplente.

Quando você não precisa mais se preocupar com problemas burocráticos, pode focar na identificação e resolução de casos de inadimplência, que se tratados rapidamente, diminuem muito o tamanho do problema.

Clique aqui e veja como se livrar das planilhas financeiras!

Por que usar uma ferramenta integrada ao sistema de gestão escolar

Existem no mercado várias soluções e ferramentas financeiras. Todavia, para escolas e cursos, a melhor opção sempre é a contratação de um sistema de gestão escolar com módulo financeiro.

Quando a ferramenta financeira está integrada a todos os outros recursos do sistema de gestão escolar, todos os dados relativos ao cadastro dos alunos já está sincronizado com a parte financeira, por exemplo. Assim, você pode criar planos de pagamentos para alunos e ver diretamente através do sistema que alunos ficaram inadimplentes.

Baixe o material: Ebook Como acabar com a inadimplência na sua escola ou curso?

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe seu comentário aqui!