Oferecendo bolsas de estudo

Bolsas de estudo: o que levar em conta na hora de oferecer descontos

54

“Bolsas de estudo”, como você deve saber, são descontos na mensalidade oferecidos pela escola. Porém, ao contrário do que parece,  as bolsas não devem causar prejuízo à instituição. Pelo contrário: elas podem ser usadas como uma importante estratégia na hora de captar alunos, o que acaba gerando receita para a escola ou curso.

Porém, para que a estratégia de oferecer descontos funcione bem, é necessário conhecê-la e usá-la da maneira correta. Acompanhe esse artigo e veja como!

Benefícios das bolsas de estudo para a escola

Bolsas de estudo não beneficiam apenas os bolsistas. Pelo contrário, a escola consegue vantagens ao oferecer descontos aos alunos.

Incentivo na captação de alunos

Oferecer bolsas é uma ótima maneira de captar alunos novos, pois o desconto pode ser um fator decisivo na escolha pela sua instituição de ensino. Às vezes, a condição financeira da família do estudante não permite que ele pague o valor integral da mensalidade, mas um desconto já pode fazer com que ela caiba no orçamento. Assim, sua escola pode concretizar a matrícula, garantir uma turma cheia e receber pelo menos uma parte do valor da mensalidade, o que pelo menos ajuda a  manter as contas equilibradas.

Baixe um e-book sobre captação veja mais dicas para conquistar salas de aula cheias!

Redução da inadimplência

Também não adianta cobrar caro de quem realmente não consegue arcar com o valor integral das mensalidades, já que é provável que essa pessoa se torne inadimplente. Por outro lado, se o preço for um pouco mais em conta, é mais provável que as mensalidades sejam quitadas em dia e sem complicações. Nesse caso, com certeza é mais vantajoso oferecer uma bolsa e receber parte do valor integral do que enfrentar um caso de inadimplência e não receber nada.

Baixe o e-book sobre inadimplência e aprenda melhor a combater esse problema

Maior retenção de alunos

Da mesma maneira que um desconto pode ser critério decisivo para que alguém se matricule na sua instituição, também pode ser um fator importantíssimo para que esse aluno continue com você. Além da vantagem financeira que sua escola pode oferecer – e outra pode não oferecer – a bolsa também serve para aumentar o engajamento e a satisfação do estudante, que se sente valorizado e respeitado quando você estabelece uma negociação justa e oferece um desconto.

Descubra se o problema da sua escola é captação ou retenção

Como calcular o valor de bolsas de estudo

Já entendemos quais são as vantagens de oferecer bolsas de estudo, porém, é preciso saber distribuí-las sem comprometer o orçamento da escola. Na verdade, há um ponto em que as vantagens trazidas pelas bolsas não são suficientes para compensar a perda de receita causada pelos descontos. É a esse ponto que sua escola deve estar atenta.

Viabilidade das turmas

Salas com muito poucos alunos podem causar prejuízo à sua instituição, pois às vezes a receita proveniente daqueles estudantes sequer cobre os custos da escola para manter aquela turma. Por outro lado, quando a turma está completa e não restam vagas nela, os recursos da escola são otimizados, o que ajuda a manter as finanças mais estáveis.

Essa deve ser a lógica da oferta de bolsas: completar as turmas sem perder a margem de retorno financeiro que se deseja. Cabe à sua escola definir qual rendimento financeiro se espera de cada turma e então fechar a equação de algum jeito: ou com menos alunos pagando mais caro, ou com mais alunos, mesmo que estes paguem mais barato.

A WPensar te ajuda no controle financeiro da sua escola!

Baixe o material: Guia 5 pilares de Gestão Financeira para Escolas e Cursos
Gostou de entender mais sobre bolsas de estudo? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e deixe sua opinião registrada aqui nos comentários!