Saiba como usar o Linkedin para sua instituição de ensino
Esteja presente nas redes sociais e saiba como trazer inúmeros benefícios usando o Linkedin para sua instituição.
Com a internet crescendo cada vez mais, estar nas redes sociais é uma obrigação de qualquer empresa que queira ter sucesso. É fundamental ter uma página e saber como usar o Linkedin para sua estratégia de marketing digital e obter sucesso nos negócios, principalmente para aumentar a presença online.
É muito importante entender para que serve e como funciona a plataforma para evitar deslizes. Assim, você consegue tirar o melhor proveito desta ferramenta que é cada vez mais utilizada pelas empresas. Quer aprender como usar o Linkedin para seu escola? Vem com a gente ler este artigo.
Para que serve o Linkedin?
O Linkedin é uma rede social, utilizada por profissionais para mostrar suas aptidões e experiências. Funciona como um currículo on-line. Essa plataforma é muito utilizada por empresas que procuram novos colaboradores. Também serve para te deixar bem informado e gerar novos negócios.
Quais as vantagens?
Se souber corretamente como usar o Linkedin, verá que o retorno vai ser compensador. Para isso você precisa entender um pouco mais sobre as vantagens de abrir uma página nesta plataforma. Elas são inúmeras e sua instituição poderá utilizar a ferramenta para diversas formas de contato com seus alunos e profissionais.
Credibilidade
O Linkedin é muito utilizado por empresas, executivos e funcionários, e ter sua marca lá transmite muita credibilidade e profissionalismo para seu negócio. É muito comum estes profissionais buscarem prestadores de serviços dentro da rede social.
Contratação de bons profissionais
É muito comum as empresas usarem o Linkedin para contratar bons profissionais, principalmente para níveis estratégicos. Nos perfis da ferramenta há um espaço para recomendações em habilidades e conhecimento que o usuário possui. Se você souber como usar o Linkedin e os recursos que ele oferece, será muito mais fácil analisar o currículo de um profissional e verificar se ele atende os requisitos que sua instituição precisa.
Conexões e parcerias
Na plataforma é possível criar conexões com outros e criar um canal para criar parcerias e projetos. É uma forma de obter acesso mais rápido a profissionais específicos que podem contribuir para o seu negócio.
Você também pode usar o Linkedin para fazer uma pesquisa avançada na rede e localizar pessoas, criando relacionamentos duradouros com profissionais das áreas que te interessam. Essa opção está disponível no lado direito da página.
Grupos de discussão
Uma das melhores vantagens do Linkedin é poder criar ou se juntar a grupos de discussões. Você pode participar de até 50 grupos, mas o recomendado é que sejam escolhidos de 5 a 10 para participar mais efetivamente e ter mais benefícios.
Como usar o linkedin para sua instituição?
Agora que você já sabe quais as principais vantagens da ferramenta para sua instituição, vamos começar a colocar em prática? A seguir vamos te ensinar como usar o Linkedin para sua instituição.
Crie um perfil corporativo para a escola
Antes de começar usar o LinkedIn, você precisa entender a diferença entre perfil e Company Page: o perfil é destinado para pessoas e as páginas são para as empresas e negócios. Vamos a página da sua escola ou curso:
- No menu selecione “interesses/empresa”;
- Clique em “adicionar uma empresa”;
- Insira o logo, a descrição da escola/curso e os serviços oferecidos.
Pronto! Agora você já pode criar seções específicas e exibir páginas diferenciadas para variados perfis de profissionais.
Publicar conteúdo relevante sobre o negócio
Como já vimos anteriormente, o Linkedin não é apenas uma ferramenta de vagas. Ele também é gerador de novos negócios. Mas como fazer isso? Compartilhando conteúdo, é claro!
O princípio para usar esse recurso é o mesmo utilizado para um blog. Crie uma rotina de conteúdos relacionados ao seu negócio. Identifique pelo que o seu público se interessa, escreva e compartilhe no Linkedin. Para aprimorar sua estratégia de conteúdo, leia este artigo sobre como criar conteúdo que converte.
Invista em Ads
Assim como em outras redes sociais, o Linkedin também oferece o recurso de criação de anúncios na plataforma. Você pode inclusive escolher um público segmentado, selecionar idade, sexo, profissão, cargo, escolaridade, entre muitos outros.
Faça várias combinações para testar o desempenho de seus anúncios, como imagens, textos e segmentações. Não esqueça de medir os resultados após executar. Para entender ainda mais, leia este artigo sobre como funciona e quando investir no Linkedin Ads.
Participe de grupos
Como já falamos, a participação em grupos é muito importante para o relacionamento da sua marca com o seu público. Mas como usar o Linkedin para participar de grupos? Vá à barra de busca da ferramenta e digite palavras-chaves baseadas em sua localização, indústria ou interesses.
Se a busca for muito genérica pode gerar resultados demais. Outra sugestão é participar de grupos semelhantes aos que você já está. O próprio Linkedin começará a te indicar estes grupos.
Incentive os funcionários a entrarem na rede
Incentive os funcionários e professores da sua escola ou curso a utilizarem o Linkedin e compartilharem conteúdos da instituição na rede de contatos. Isso promove a escola e também mantém os colaboradores atualizados sobre a área em que atuam.
Treine seus colaboradores
Ofereça um treinamento básico sobre como usar o Linkedin para seus funcionários. É muito importante que eles saibam usar a ferramenta e contribuir para esse canal. Outra vantagem é que eles poderão entender sobre o que os alunos ou pais estão falando dentro da sala de aula ou sobre sua instituição.
Conclusão
Agora você já entendeu um pouco sobre como funciona e como usar o Linkedin para sua instituição de ensino, que tal aplicar as estratégias e conhecimentos no seu negócio? Se ainda assim você tem dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários que iremos te ajudar a aplicar os recursos do Linkedin na sua escola/curso.
Wallace Gomes é especialista em Conteúdo e SEO na Ingage Digital, Agência de Marketing Digital que trabalha com vários clientes do ramo da educação ao redor do Brasil, utilizando o marketing de conteúdo para a geração de textos informativos e educativos para blogs.