Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação

Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação

80

O uso de aplicativo de comunicação nas escolas tem ganhado maior destaque após o crescimento de apps como o Whatsapp. Mas você pode se perguntar da necessidade ou não de escolher esta ferramenta.

O primeiro passo é entender a grande quantidade de informações produzidas pela escola. O seguinte é escolher priorizar uma comunicação de qualidade. Como resultado, o relacionamento e engajamento da escola com seus públicos melhora.

Parte do processo comunicacional, as plataformas se atualizam com o passar do tempo. Acompanhar esta atualização diz respeito a buscar eficiência na troca de informações.

Afinal, de pouco adianta a escola ter equipamentos tecnológicos à disposição dos alunos e enviar bilhetes aos pais.

Para melhorar a comunicação entre pais, alunos e escola, a solução mais fácil e viável é implementar um aplicativo de comunicação escolar.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: menos papelada e mais eficiência
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O grande problema dos bilhetes

Você enviaria uma carta para um responsável convidando-o para a reunião de pais?

Imagino que não. Isso porque, hoje, o envio de cartas acontece apenas em situações bem específicas.

A reunião é urgente! Você precisa de retorno rápido e a presença dos pais é muito importante. Cartas continuam funcionando, mas para outros objetivos, que não os mesmos usados antigamente.

Com os bilhetes acontece o mesmo. O ritmo de vida e as plataformas de comunicação estão mudando constantemente. De forma que não é tão efetivo enviar um bilhete para os responsáveis com informações ou solicitações importantes.

Além da possibilidade de extravio (que acontece muito frequentemente), há pais que, chegando cansados do trabalho, esquecem de verificar a agenda escolar e o recado não é lido. Se é um aviso importante, como comparecimento em reunião, por exemplo, aquele responsável não estará presente, pois não houve uma comunicação dinâmica.

O processo de comunicação por bilhetes é muito manual e leva tempo. Calcule o tempo de escrever o bilhete, imprimir e anexar em cada agenda. Ou ainda, escrever na agenda de cada aluno. A equipe gasta um tempo considerável para emitir uma mensagem que pode nem ser recebida ou lida

Quando, por exemplo, acontecem mudanças de última hora, o retrabalho é enorme. Será necessário reescrever o bilhete, imprimir tudo novamente e tentar enviar a tempo. Em casos urgentes, o telefone será a ferramenta de contato rápido para retificar as informações do bilhete enviado.

Confira: 7 motivos para trocar a agenda de papel por uma agenda digital

A minha escola realmente precisa de um aplicativo de comunicação escolar?

Pense em como nossa forma de comunicar se alterou nos últimos anos. Hoje, podemos resolver boa parte das tarefas pelo telefone. É possível comunicar a qualquer momento, de qualquer lugar.

Os aplicativos não são moda, são a representação do uso de novas plataformas para a comunicação. Mais que moderno e inovador, um aplicativo de comunicação é eficiente no atendimento de sua proposta comunicacional.

Resultados de uma boa comunicação:

  • Informação sem ruídos – nada de dados incorretos, recados errados ou inconcretos
  • Construção de identidade – a comunicação é um elemento essencial na construção de como sua escola é vista, como ela está registrada na memória das pessoas e qual mensagem ela passa
  • Engajamento – você consegue integrar a equipe, pais e alunos com a missão e os objetivos da escola. Dessa forma, busca, em unidade, a melhor educação para os alunos, um ambiente saudável de trabalho para os colaboradores e um local familiar e de confiança para os responsáveis
  • Relacionamento – falar da forma certa com seus públicos permite a construção de um relacionamento. É importante ter um canal que permita o feedback

Devido ao horário do trabalho, que costuma coincidir com o horário de funcionamento da escola, e outros compromissos, a comunicação no ambiente escolar entre pais, professores e direção fica seriamente prejudicada.

O grande diferencial do aplicativo de comunicação escolar é a sua adaptação à nova linguagem e aos novos aparelhos de comunicação. Você permite rapidez e construção de relacionamento.

Com o planejamento da comunicação escolar você estará preparado para entrar em contato com sua equipe, pais e alunos, emitir informações, gerar dados e melhorar o acesso à vida escolar dos alunos.

Leia mais: Eu preciso melhorar a comunicação da minha escola?

Aplicativo de comunicação para escolas: benefícios

1. Acessibilidade e conectividade

Muitas pessoas usam smartphone. Com o aplicativo de comunicação escolar, os pais podem ter acesso aos professores e à direção da escola via celular. E esse contato pode acontecer sem interferência em seus horários de trabalho.

Com o fornecimento das informações certas e a frequência de uso, o app colabora com a construção de um relacionamento mais próximo com as famílias.

Essa facilidade de acesso às informações incentiva a mudança de hábito das famílias, que passarão a acompanhar e interagir muito mais com a escola.

2. Acompanhamento constante do aluno

Não se limitando apenas a receber recados genéricos, os pais podem ter um acompanhamento personalizado do seu filho. Essa funcionalidade garante maior proximidade do responsável com a rotina escolar do estudante.

O aplicativo escolar permite ainda o acompanhamento do comportamento, conteúdos que foram ensinados, sugestões de atividades extra-classe, etc.

Os professores também podem utilizar o aplicativo para informar outras atividades como semana de provas e trabalhos, datas comemorativas, seminários e festivais. Isso permite que os pais e os alunos se programem para desenvolvê-las e acompanhá-las.

As atividades extra-curriculares que ocorrem com uma certa frequência também são muito importantes. Como podem surgir ao longo do ano, é essencial que todos estejam cientes das datas e horários destes acontecimentos

Para os alunos pequenos, é interessante ver o acompanhamento da rotina: horário que dormiu, se fez todas as refeições e outros marcadores comportamentais.

3. Verificação de notas

Os pais podem verificar todas as notas das provas e avaliações dos seus filhos, sabendo em que momento o aluno apresentou maior dificuldade. É uma funcionalidade que permite  uma visão mais detalhada do andamento acadêmico.

O acompanhamento próximo das notas é essencial para que a família atue junto a escola nos momentos de dificuldades, resolvendo a situação o quanto antes.

4. Interação com a direção e a secretaria da escola

Geralmente os pais não têm muito contato com os gestores da escola e se relacionam mais com os professores. Porém, a direção também tem assuntos a tratar com os pais.

É importante que a gestão seja acessível, de certo modo, para mostrar a intenção em se relacionar com a família. Lembre-se: pessoas gostam de ser ouvidas e feedbacks são muito importantes para a gestão!

Os responsáveis são parte da comunidade escolar e devem ter vínculos, estar engajados com as propostas da escola e construir relação de confiança.

Saber quem são os colaboradores por trás da educação dos filhos é muito importante para que o trabalho da escola, como uma grande equipe, seja valorizado.

Recados institucionais, lembretes de datas especiais, convocação para gestão democrática, espaço para feedback, são alguns exemplos de ações que constroem relacionamento.

Exemplos de comunicados de rotina são: datas de rematrícula, emissão de boletos para pagamento de mensalidades escolares, negociação em caso de inadimplência, compra de uniformes, dias de funcionamento da escola, etc.

A dinâmica de relacionamento entre a instituição, pais e alunos tende a aumentar quando os responsáveis percebem que estão recebendo a devida atenção da instituição.

Dessa forma, invista em comunicação com toda a comunidade escolar. Utilize o aplicativo para enviar mensagens e recebê-las.

Busque melhores resultados!

Investir em um aplicativo de comunicação escolar é uma excelente aquisição para a escola. Aposte em ferramentas e estratégias que tornem seu trabalho mais eficiente.

Aplicativos de comunicação, como a Agenda Digital,  permitem que boa parte de suas informações e dados estejam acessíveis e seguros. O app permite ainda ouvir e ser ouvido, a qualquer lugar e momento.

Entre os resultados, tenha pais mais engajados com o desenvolvimento dos alunos, professores mais satisfeitos e melhor orientados e alunos mais dedicados e com melhor resultado.

Clique e acesse: Demonstração Agenda Digital - Aproxime as famílias da escola (2021)

Você já estava pensando em usar um aplicativo de comunicação escolar? Conte nos comentários.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!