A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos

A importância da relação entre família e escola para o desenvolvimento dos alunos

232

A relação entre família e escola é um desafio para quase todas as instituições de ensino. Muito mais que aproximar os pais do processo educacional, estreitar o relacionamento com os responsáveis apresenta diversos benefícios.

O primeiro erro que se estabelece nessa parceria é o pouco esclarecimento dos papéis da escola e da família na formação dos alunos. Vale ressaltar que o trabalho deve ser feito em conjunto, compreendendo a função de cada parte.

Nesse sentido, tanto escola quanto família exercem papéis diferentes na construção de conhecimento e formação de uma pessoa. É preciso entender que cada parte está afetando diretamente a formação da criança.

O que acontece, em muitos casos, é o desentendimento de qual o papel de cada um no processo de formação da criança, deixando o aluno à margem desse impasse.

Entretanto, o objetivo é o contrário: a melhoria da relação entre família e escola objetiva o desenvolvimento do aluno.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Qual o papel da família?

A família é o primeiro parâmetro de comportamento e socialização para uma criança. É em casa que ela acessa ao “outro” pela primeira vez, começando a compreender algumas diferenças.

A família deve educar, trabalhar relações afetivas e cognitivas, apresentar as perspectivas do mundo e indicar as possibilidades de caminho.

Além disso, a família precisa escolher uma escola que esteja de acordo com seus ideais de formação. Precisa alinhar expectativas entre a linha pedagógica e seus critérios de qualidade educacional.

Nem sempre as famílias podem escolher com tanta precisão, o que não impede de que fiquem cientes e atuantes no seu papel de colaborar com a escola.

Nesse sentido, é a família que ajuda a criança a se descobrir como indivíduo e fazer com que ela interaja com o meio, absorvendo o que for benéfico e importante.

Ela pode colaborar com o processo de desenvolvimento do saber e com o desenvolvimento de hábitos para a socialização e comportamento do aluno.

Cabe a família incentivar o estudo, a leitura e a construção de conhecimentos diversos e aplicados ao dia a dia.

Outro ponto essencial: a família precisa querer estar presente e disposta a colaborar. Com pequenas intervenções a família já colabora muito no processo educacional de desenvolvimento da criança.

Qual o papel da escola?

Cabe à escola ensinar conteúdos das áreas do saber, escolhidos como parte fundamental da formação necessária. A escola pode propor novos saberes e o desenvolvimento de habilidades específicas, como as artísticas e/ou científicas.

É preciso ter como norte a preparação de uma geração que se insere em um mundo complexo, convergente e tecnológico. Dessa forma, nada impede de inovar, seja com conteúdos e atividades, didática transdisciplinar ou metodologias de ensino.

A escola deve também construir relacionamento com a família, demarcando a importância da participação ativa desta.

Essa aproximação é complexa, porém necessária. Na perspectiva da escola, com uma equipe com funções e objetivos integrados, é compreensível a dificuldade de equilibrar as demandas de várias famílias que não formam um conjunto. Isso porque cada responsável tem sua cultura e necessidades próprias.

A solução é ser incisivo na apresentação do que é e do que pretende a escola, como instituição formadora, e explicar a necessidade de alinhar decisões que busquem o melhor para a educação dos alunos.

Esse alinhamento de expectativas, por sua vez, não deve deixar de reconhecer as especificidades de cada aluno e estar aberto a adaptações durante o percurso.

É sabido que a boa relação entre família e escola afeta diretamente o bom desempenho acadêmico das crianças. Desse modo, o ideal é que toda a comunidade escolar estreite os laços em busca de uma educação resultante de um processo coletivo.

O ideal e a realidade: como resolver esse problema?

Pensar em famílias ativas com a rotina escolar é o ideal de todos os cenários. Mas na prática, nem sempre é assim. E a culpa não é, necessariamente, dos responsáveis.

Muitos pais estão imersos em longas jornadas de trabalho, ocupando diversas funções sociais além das responsabilidades da criação de um filho – o que é normal.

Nesse sentido, alguns responsáveis não conseguem atender a todas as demandas escolares, resultando em filhos que chegam com as atividades incompletas, por exemplo.

O que não pode ocorrer, entretanto, é o depósito de responsabilidade da família sobre a escola ou viceversa.

Como estreitar os laços entre família e escola?

Uma das respostas possíveis é: investindo em comunicação escolar dinâmica e eficiente.

Isso, porque é a falta de tempo de acompanhar presencialmente a rotina escolar do filho que pode esfriar a relação entre família e escola.

Hoje, a escola pode (e precisa) se adaptar às novas formas de comunicação, diante da complexidade das tarefas atribuídas às pessoas – que são pais e também trabalhadores.

Ferramentas tecnológicas, como aplicativos de comunicação já colaboram com muitas escolas nesse sentido. Uma Agenda Digital permite que a família tenha acesso a demandas e rotinas escolares na palma das mãos.

O aplicativo de comunicação escolar é peça chave para melhorar a relação da escola com a  família porque se adapta a realidade das novas formas de comunicação, deixando os bilhetes de papel de lado.

Dessa forma, a comunicação escolar eficiente é um passo rumo a melhoria desse trabalho conjunto de formação de uma pessoa.

Clique e acesse: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Relação entre família e escola: dicas para uma educação eficiente

1 – Crie uma cultura de diálogo

A escola precisa ser um espaço democrático, com diálogos que objetivem o melhor para o coletivo de alunos.

Sendo assim, invista em comunicação escolar. Abra canais para que a família possa se comunicar – seja presencialmente, com reuniões periódicas ou por meio de um aplicativo de comunicação.

Procure entender as demandas das famílias, construa o costume de dialogar, debater ideias e tomar a melhor decisão tendo em vista o processo educacional.

Feedback e sugestões são sempre bem-vindos. As famílias precisam sugerir propostas que possam complementar o ensino dos filhos, interessando-se pelas possíveis dificuldades que possam aparecer durante a aprendizagem.

  • Lembre-se: ouvir necessita respeito e vontade de compreender a demanda do outro.

2 – Mantenha a família sempre na escola

Não permita que a presença familiar se limite a resolução de problemas. Aproxime-os de tudo: seja com eventos, atividades colaborativas, decisões conjuntas, ações solidárias ou no combate ao bullying.

Não deixe a família apenas informada. Chame-a para participar e decidir diversos aspectos do processo educacional. Você pode convidá-los para revisar o Projeto Político Pedagógico da escola, por exemplo.

A melhora da relação entre família e escola permite que as duas partes identifiquem as dificuldades da criança dentro e fora da escola. Essa troca de informações é essencial para fazer as melhores escolhas.

Clique e acesse: Guia Guia de engajamento para escolas

3 – Diferencie o papel social de filho e aluno

O aluno é diferente do filho. É preciso entender os diferentes papéis sociais que as crianças exercem dentro e fora da escola. Para as família, é preciso compreender o papel dos filhos como alunos, dando espaço para que eles assumam as responsabilidades desta função e aprendam a resolver.

É muito importante que a escola colabore com a família nesse processo de compreensão do aluno em todos os papéis sociais que ele exerce e virá a exercer. Por isso, alinhe os objetivos da escola com as famílias e delimite os papéis de cada um.

Se os pais não estão participando da reunião, o problema pode estar na sua comunicação. Saiba mais aqui!

4 – Realize reuniões periódicas

Convoque reuniões periódicas. Abra espaço para as famílias participarem da decisão da pauta e ressalte sempre a importância da presença dos responsáveis na atividade.

Nesse sentido, não esqueça de garantir que todas as informações importantes sejam passadas com clareza e que os pais se sintam à vontade para tirar dúvidas e fazer suas colocações.


Quer refletir mais sobre o assunto? Confira esse TEDx Talks: “Escola e Família: em busca de uma nova relação”


Como sua escola atua para aproximar as famílias? Compartilha com a gente nos comentários!

Clique e acesse: Demonstração Agenda digital