Como engajar os pais com a agenda escolar dos filhos

Como engajar os pais com a agenda escolar dos filhos

81

Um dos principais fatores para o sucesso do ensino é engajamento entre a escola e a família. Ainda assim, boa parte dos pais acaba por cometer deslizes com relação à formação educacional dos filhos, entendendo-a como uma responsabilidade apenas da escola. Como, então, engajar os pais com a agenda escolar dos alunos?

De acordo com o levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), crianças cuja rotina escolar não tem a participação dos pais apresentam menor empenho nos estudos e maior índice de faltas.

Neste contexto, o gestor escolar assume o importante papel de contribuir para que os pais se engajem e acompanhem de perto a rotina escolar de seus filhos, abrindo suas portas, demonstrando o que é esperado destes, e proporcionando formas de interação entre pais e a  escola.

A tecnologia vem, neste sentido, cumprindo seu papel, através de aplicativos de agenda digital, que possibilitam um avanço na comunicação entre os pais e a escola, e aumentando o engajamento destes na vida escolar das crianças.

Acompanhe este artigo e confira algumas medidas interessantes para que sua escola invista cada vez mais na aproximação dos pais com a agenda escolar dos alunos!

Clique e acesse: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

5 dicas para engajar os pais com a agenda escolar dos alunos

1. Analise a relação que a escola mantém com os pais

Um primeiro passo para investir em medidas para ampliar a relação da escola com os pais é analisar a forma como ela vem sendo realizada atualmente. Para isso, é importante fazer alguns questionamentos.

A escola incentiva uma relação mais próxima com os pais? A linguagem utilizada pela instituição é acessível para as famílias? As reuniões são suficientes e possibilitam a presença de todos os responsáveis? As famílias que se envolvem na educação são apenas aquelas cujos filhos apresentam problemas acadêmicos ou disciplinares? Tais questões devem ser respondidas de forma honesta, possibilitando uma análise da situação atual da escola.

Entenda a importância da relação entre escola e família para o sucesso do ensino!

2. Promova atividades de aproximação

Uma forma interessante de aproximar os pais da rotina escolar de seus filhos é a criação de atividades educativas ou de lazer que incentivem a presença deles na escola. Muitos responsáveis apenas deixam e vão buscar as crianças, sem criar um vínculo com o ambiente onde estas estudam e passam boa parte do dia.

Atividades como gincanas, feiras, peças de teatro, exibição de filmes, confraternizações ou até mesmo eventos on-line possibilitam à família momentos de lazer no ambiente escolar, aproximando-a deste e do corpo docente da instituição.

3. Invista tempo nas reuniões de pais

Reuniões de pais e palestras com temática educacional também são ótimas formas de incentivar a participação dos responsáveis nas atividades escolares. É importante que além das reuniões regulares, a escola dê espaço para uma comunicação mais individualizada, através de encontros particulares ou em pequenos grupos.

Este tipo de reunião é uma ótima oportunidade de apresentar para os pais o valor do trabalho da escola. Além disso, também podem ser abordados os pontos a serem trabalhados pelos alunos em casa e o papel dos próprios pais no desenvolvimento das crianças.

4. Melhore a comunicação com as famílias

Uma comunicação eficiente entre os pais e a escola é essencial para que as famílias  se engajem na agenda escolar dos alunos. Assim, a comunicação deve possibilitar que sejam apresentadas as atividades que vêm sendo desenvolvidas durante o período letivo, de modo que os pais percebam o valor e a importância de todos no processo de educação.

Outro ponto importante desta comunicação é ouvir o que os pais têm a dizer: procure saber suas opiniões, sugestões e críticas com relação à instituição, e levá-las em consideração na tomada de decisões internas. A adoção do aplicativo de agenda digital possibilita que esta comunicação seja realizada de forma mais rápida e em tempo real, facilitando a comunicação, e proporcionando aos pais a possibilidade de participar mais.

Veja 7 bons motivos para adotar uma agenda digital!

5. Adote novas tecnologias

A tecnologia vem contribuindo em diversos aspectos das relações humanas e chega ao ambiente escolar na forma de plataformas de monitoramento, utilizadas tanto pelos cargos de gestão da instituição, quanto pelo corpo docente e os pais.

Estas plataformas permitem que os pais acessem informações relativas ao desempenho da criança e podem ser acessadas de qualquer lugar, utilizando-se apenas da internet. A agenda digital, por exemplo, é um tipo de aplicativo para smartphones que torna a comunicação escolar muito mais rápida, segura e eficiente, o que colabora para o envolvimento dos pais na agenda escolar. Clique para saber mais sobre as agendas digitais!

Clique e acesse: Demonstração Agenda digital

E na sua escola, que medidas vêm sendo tomadas para aproximar os pais da agenda escolar dos filhos? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!