É fundamental engajar as famílias

6 ideias para engajar as famílias com a sua escola

82

Educadores e instituições de ensino vêm cada vez mais reconhecendo a importância de engajar as famílias dos alunos nas atividades escolares e investindo em estratégias para aumentar a participação dessas pessoas no ambiente escolar. Engajar as famílias tem sido um desafio para as escolas, que procuram cada vez mais abrir suas portas para pais e responsáveis  planejando oportunidades e eventos para atraí-los.

Os benefícios do envolvimento dos responsáveis são muitos: eles contribuem não somente para o desempenho acadêmico dos alunos, como para as questões disciplinares, além de trazer satisfação para o corpo docente na realização de seu trabalho.

Baixe o material: Guia 10 dicas para aproximar os pais da escola

Confira algumas ideias para engajar as famílias com a sua instituição:

1. Realize workshops

Workshops, palestras e debates sobre temas de interesse ou relacionados à educação são excelentes formas de aproximar os pais da instituição de ensino. Procure identificar horários convenientes para a realização destes eventos, incentivando a participação. Trabalhe com textos e temas relacionadas à pedagogia, universidades, atividades extracurriculares, etc.

2. Organize campeonatos

Pequenas competições entre pais e famílias também são uma ótima forma de trazê-los para o ambiente escolar, aprofundando a noção de comunidade e promovendo interação entre eles e os membros do corpo docente. Noites de jogos ou eventos esportivos são algumas excelentes ideias.

3. Promova trocas de experiências

Os pais e responsáveis pelos alunos também têm muito a oferecer ao ensino promovido pela escola. É interessante que sejam convidados a expor temas, nos quais são especialistas e relacionados ao conteúdo abordado em sala. Podem, por exemplo, em uma feira de carreiras, falar sobre as profissões que exercem, o mercado de trabalho e suas funções.

4. Exponha os trabalhos dos alunos

Seja em eventos de exibição, através de periódicos ou em uma página na internet, é importante que a escola se preocupe em expor para os pais os trabalhos realizados na escola, individuais ou em grupo. Para tal, são estimulantes eventos como feiras de ciências ou exposições de artes, que incentivem a interação.

5. Incentive a ocupação dos espaços escolares

Abrir espaços como as salas, as quadras e até mesmo as salas de aula para eventos culturais, sociais e esportivos desenvolvidos pela comunidade também é uma ótima maneira de incentivar a participação dos pais. Também podem ser utilizados os laboratórios de informática, para aulas de instrução para os responsáveis; as salas de vídeo, para a exibição de filmes e debate sobre estes e a biblioteca para atividades de leitura, por exemplo. O importante é trazer os responsáveis para o ambiente escolar e estimular sua interação com o cotidiano de seus filhos.

6. Comunique-se com os pais

O relacionamento com os pais é cada vez mais considerado como peça-chave da educação e seu desenvolvimento tem como base a forma como a escola se comunica. Por isso, é importante que a instituição de ensino invista em formas eficientes de informa-los sobre todas as suas questões acadêmicas, disciplinares e administrativas.

Uma excelente maneira de cumprir essas tarefas economizando tempo e poupando esforços das equipes são os aplicativos de agenda digital: ferramentas desenvolvidas especificamente para essas interações e com tudo o que a escola precisa para se aproximar cada vez mais dos pais e dos alunos.

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas

E você, tem mais ideias de como engajar os pais nas atividades escolares? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!