

E-mail para captação de alunos – como usar essa estratégia
Em muitas empresas o e-mail é um dos principais e mais utilizados canais de comunicação com seus clientes e interessados. Nas instituições de ensino, ele pode ser um aliado eficaz no direcionamento, relacionamento e diálogo não só com os alunos já matriculados, como também com os interessados que chegam por meio das campanhas de divulgação que sua escola faz.
Por meio do e-mail é possível divulgar conteúdos, informações relevantes, novidades e diferenciais para quem já demonstrou interesse na sua instituição de ensino. Dessa forma, o e-mail muitas vezes marca o início do relacionamento por ser o primeiro contato direto com o interessado. Portanto, é fundamental preocupar-se em causar uma boa impressão e fazer com que ela seja lembrada. Também é preciso demonstrar segurança e credibilidade desde o primeiro momento, para auxiliar o interessado na decisão de fazer a matrícula.
Veja como transformar contatos em matrículas!
No entanto, existem alguns fatores que influenciam diretamente no sucesso da sua estratégia de email-marketing para a captação de matrículas. Estes devem ser pontos de alerta constantes! Pensando nisso, para que você consiga otimizar sua estratégia, compartilharemos neste artigo dicas de práticas testadas e utilizadas por nós, que são capazes de gerar resultados efetivos na conversão de matrículas.
Como estruturar o e-mail ideal?
A construção do e-mail é fundamental para a garantia da sua efetividade em despertar o interesse do potencial aluno.
Assunto
Por ser a primeira forma de contato do cliente com o e-mail, é de extrema importância que ele instigue a curiosidade e faça com que não seja considerado um SPAM.
69% dos destinatários marcam um e-mail como SPAM levando em conta somente o assunto.Convince&Converter
Deve-se usar frases curtas, mas que tenham um potencial de despertar um gatilho que chame e prenda a atenção para a sua abertura.
Personalização
Uma forma de garantir maior engajamento para abertura e leitura dos e-mails é buscar personalizar as mensagens, ou seja, customizar, de maneira individual, os assuntos e as mensagens no intuito de criar um relacionamento entre empresa e cliente.
E-mails com assuntos personalizados possuem 26% maior probabilidade de serem abertos.CampaignMonitor
A utilização dessa técnica fortalece a sua imagem institucional e desenvolve a fidelização dos alunos. Incluir o nome do destinatário é visto por muitos como a melhor, ou única, forma de personalizar os e-mails, uma vez que o destinatário dá maior atenção ao que a mensagem tem a dizer.
Coleta de dados
Uma outra técnica, muito valiosa e utilizada atualmente, é a coleta de dados de maneira correta. Coletar informações-chave das oportunidades para a sua empresa, sem ser invasivo, garante material para personalizar os e-mails de acordo com o público-alvo, faixa etária, localização, entre outros. Os formulários curtos e landings pages são ótimos recursos para fornecer essas informações valiosas para uma boa prospecção e conversão de matrículas.
Consistência
Outro ponto muito importante é que haja um padrão estrutural claramente perceptível pelo seu cliente, ou seja, todos os e-mails devem manter um padrão de fontes, tamanhos e utilizar a mesma linguagem ao criar suas comunicações, para que sejam objetivos e claros e não confundam o leitor.
Segmentação
Dentro da sua base de contatos e oportunidades, existem aqueles que acabaram de iniciar o contato com a sua instituição, e também aqueles que são antigos interessados que não efetivaram a matrícula no período letivo anterior. Isto é, nem todos estarão no mesmo estágio da “jornada de compra”. A segmentação é uma aliada indispensável para fazer uma comunicação direcionada às pessoas em cada um desses estágios do processo de captação, enviando, portanto, o e-mail certo para a pessoa certa.
Momento
Além de todos os pontos citados anteriormente, é fundamental garantir que o destinatário receba a mensagem no momento certo, senão, de nada adianta todo o trabalho feito anteriormente. Já pensou planejar toda uma campanha estruturada de matrículas e o seu potencial cliente receber o e-mail informativo depois?
Para isso, o uso de automações permite uma comunicação ágil e eficaz para o timing e direcionamento dos interessados. Por meio de uma segmentação dos leitores com base nas escolhas, e ainda, na etapa da jornada de compra, é possível direcioná-los para a “Chamada para ação” desejada (inscrição em processo seletivo, inscrição em evento, agendamento de visita, e efetivação de matrícula).
Atualmente, cerca de 56,6% das Instituições de Ensino brasileiras utilizam alguma ferramenta de automação para e-mail marketingBenchmarks de ferramentas para instituições de ensino
Gostou das nossas dicas para desenvolver uma boa estratégia de e-mails para a captação? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e deixe sua opinião aqui nos comentários!