E-mail para captação de alunos – como usar essa estratégia
Em muitas empresas, o e-mail é um dos principais – e mais utilizados – canais de comunicação com clientes e interessados. Nas instituições de ensino, ele pode ser um aliado eficaz para direcionar e se relacionar com alunos já matriculados ou interessados que cheguem por meio das campanhas que a escola faz.
Com o e-mail, é possível divulgar conteúdos, informações relevantes, novidades e diferenciais para quem já demonstrou interesse pela sua instituição. Dessa forma, o e-mail, muitas vezes, marca o início do relacionamento por ser o primeiro contato direto com o futuro cliente. Portanto, é fundamental causar uma boa impressão e fazer com que a escola seja lembrada. Também é preciso ter segurança e credibilidade desde o início para auxiliar o interessado na decisão de fazer a matrícula.
No entanto, existem fatores que influenciam diretamente no sucesso dessa estratégia de e-mail-marketing para captação de matrículas. Por isso, preparamos este artigo com dicas práticas para otimizar sua estratégia e gerar resultados efetivos na conversão de matrículas.
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Como estruturar o e-mail para captação de alunos ideal?
A construção do e-mail é fundamental para a garantia da sua efetividade em despertar o interesse do potencial aluno. Sendo assim, deve levar alguns fatores em consideração, como:
Assunto
Por ser a primeira forma de contato do cliente com o e-mail, é de extrema importância que o assunto instigue a curiosidade e faça com que a mensagem não seja considerada um SPAM.
69% dos destinatários marcam um e-mail como SPAM levando em conta somente o assunto.
Convince&Converter
Priorize a utilização de frases curtas, mas que tenham potencial para despertar um gatilho que chame e prenda a atenção do leitor para a sua abertura.
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Personalização
Uma forma de garantir maior engajamento para abertura e leitura dos e-mails é buscar personalizar as mensagens, ou seja, customizar, de maneira individual, os assuntos e as mensagens no intuito de criar um relacionamento entre empresa e cliente.
E-mails com assuntos personalizados possuem 26% maior probabilidade de serem abertos.
Campaign Monitor
A utilização dessa técnica fortalece a sua imagem institucional e desenvolve a fidelização dos alunos. Incluir o nome do destinatário é visto por muitos como a melhor, ou única, forma de personalizar os e-mails, uma vez que o destinatário dá maior atenção ao que a mensagem tem a dizer.
Coleta de dados
Uma técnica muito valiosa, e utilizada atualmente, é a coleta de dados de maneira correta. Coletar informações-chave das oportunidades para a sua empresa, sem ser invasivo, garante material para personalizar os e-mails de acordo com o público-alvo, faixa etária, localização, entre outros. Os formulários curtos e landings pages são ótimos recursos para fornecer essas informações valiosas para uma boa prospecção e conversão de matrículas.
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Consistência
Outro ponto muito importante é que deve haver um padrão estrutural claramente perceptível pelo seu cliente, ou seja, todos os e-mails devem manter um formato de fontes, tamanhos e utilizar a mesma linguagem ao criar suas comunicações. Isso fará com que as mensagens sejam objetivas e claras para não confundirem o leitor.
Segmentação
Dentro da sua base de contatos e oportunidades, existem aqueles que acabaram de iniciar o contato com a sua instituição, e também aqueles que são antigos interessados que não efetivaram a matrícula no período letivo anterior. Isto é, nem todos estarão no mesmo estágio da “jornada de compra”.
A segmentação é uma aliada indispensável para fazer uma comunicação direcionada às pessoas em cada um desses estágios do processo de captação, enviando, portanto, o e-mail certo para a pessoa certa.
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Momento
Além de todos os pontos citados anteriormente, é fundamental garantir que o destinatário receba a mensagem no momento certo, senão, de nada adianta todo o trabalho feito anteriormente. Já pensou planejar e estruturar toda uma campanha de matrículas e o seu potencial cliente receber o e-mail informativo depois?
Para isso, o uso de automações permite uma comunicação ágil e eficaz para o timing e direcionamento dos interessados. Por meio da segmentação dos leitores com base nas escolhas e na etapa da jornada de compra, é possível direcioná-los à “chamada para ação” desejada. Essa ação pode ser a inscrição em um processo seletivo ou evento, agendamento de visita, e até mesmo, a efetivação da matrícula.
Em 2016, cerca de 56,5% das Instituições de Ensino brasileiras já utilizavam alguma ferramenta de automação para e-mail-marketing.
TechTrends: Benchmarks de ferramentas para Instituições de Ensino.
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