Botões "curti" e "amei" - Escola nas redes sociais

Como divulgar sua escola nas redes sociais

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Colégios, assim como qualquer outro empreendimento, podem se beneficiar — e muito — do que as redes sociais têm a oferecer. Atualmente, as redes sociais são um importante meio de divulgação e de prospecção de consumidores para escolas e todos devem se preocupar com essa importante parte da manutenção de uma instituição.
Confira as nossas dicas para aumentar a presença da sua escola nas redes sociais!

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Conheça as principais redes sociais usadas atualmente

Facebook

É a rede social mais utilizada no mundo inteiro. Nela a escola pode criar uma página onde publica textos, fotos, vídeos, eventos e links. Os perfis dos outros usuários podem “curtir” a página para seguir as publicações e interagir com elas, comentando ou deixando “likes”. Por meio do Facebook Messenger também é possível que as pessoas entrem em contato direto com a instituição. Hoje a rede social oferece inúmeros recursos para empresas, tais como a publicação de anúncios. Usar o Facebook pode ser uma ótima maneira de divulgar a escola já que essa rede social atinge grande número de pessoas.

Instagram

Rede social voltada para a publicação de fotos e vídeos. A escola pode criar um perfil para publicar fotos e imagens institucionais, bem como fotos do dia-a-dia da instituição. Os outros perfis, então, podem seguir a página e interagir deixando comentários e curtidas. O recurso dos “stories”, muito presente nessa rede social, permite a publicação de imagens que ficam visíveis por apenas 24 horas, o que pode ser interessante para comunicar temas mais momentâneos. O Instagram é bastante popular entre jovens, por isso pode ser um bom meio de interagir com alunos.

YouTube

Plataforma mais popular para a publicação de vídeos. A escola cria um “canal” onde publica seus vídeos, e o público pode interagir também deixando curtidas e comentários. Assim como no Instagram, os vídeos publicados podem ser de teor institucional ou apenas registrar momentos da rotina e dos eventos escolares. Um recurso menos conhecido do YouTube é a possibilidade de veicular transmissões ao vivo, o que permite a realização de eventos escolares on-line.

LinkedIn

Rede social voltada para o universo profissional, em que pessoas interagem para promover suas carreiras. O LinkedIn possibilita a criação de “company pages”, ou seja, páginas para empresas. O funcionamento dessa página se parece com o funcionamento de uma página do Facebook, entretanto, o que difere é a temática e a linguagem das publicações. Manter uma boa rede no LinkedIn é uma boa maneira de demonstrar credibilidade e inserir sua escola em um contexto mais profissional. Clique para ver mais algumas dicas sobre LinkedIn.

6 dicas para divulgar sua escola nas redes sociais

Entenda o seu público-alvo

Entender exatamente o público-alvo de suas ações online é o primeiro passo para uma estratégia bem sucedida da sua escola nas redes sociais. Seu objetivo é atingir os pais dos alunos? Ou seriam postagens direcionadas tanto para pais quanto para alunos? Quais redes sociais são mais utilizadas por esses grupos?

A presença de jovens no Facebook, no Instagram e no Twitter é bem marcante, mas cada uma dessas redes tem características próprias, com grupos distintos de usuários. Reflita sobre os objetivos de sua campanha para direcionar melhor essas ações e fazer um planejamento publicitário eficaz.

Conheça também a estratégia de “buyer persona” para entender melhor as características do seu público!

Planeje as suas ações

Antes de começar as suas ações de publicidade na internet, faça um planejamento minucioso. Quais redes sociais para escolas serão utilizadas? Quem será responsável pelas postagens? Quais conteúdos são mais importantes? Quais são os objetivos — mensuráveis — a serem atingidos?

As respostas para essas perguntas fazem parte do planejamento publicitário de cada instituição e precisam ser sistematizadas de forma a direcionar todas as ações futuras do colégio nas redes.  Vale também pensar nos recursos característicos das mídias sociais. Você pode, por exemplo, criar uma hashtag da sua instituição e incentivar o uso dela. Os resultados podem ser muito positivos!

Clique e acesse: Infográfico Captação na internet - Escola nas redes sociais

Tenha especial atenção ao Português

Toda empresa deve realizar revisões prévias das postagens, mas essa dica é especialmente importante quando tratamos de instituições de ensino. Um português correto, sem uso de gírias e sem erros de ortografia é imprescindível para não manchar a imagem da sua escola. Acredite, erros gramaticais podem ser extremamente danosos para a imagem de um colégio entre os seus seguidores.

Essa dica vale também para os e-mails que você escreve. Clique aqui e veja dicas para escrever e-mails incríveis!

Lembre-se das fotos e de imagens de qualidade

Fotos e imagens, principalmente aquelas utilizadas em redes sociais como o Facebook e o Instagram, precisam ser de boa qualidade e diretamente relacionadas à sua instituição de ensino. Nessas postagens é possível utilizar figuras de bancos de imagens da internet, mas o ideal é que o seu colégio tenha funcionários especializados em comunicação para produzir material próprio.

Entretanto, é importante ter cuidado ao expor fotos dos alunos na web. O ideal é que a escola elabore um termo de consentimento do uso da imagem do aluno, que os pais devem assinar ou recusar no momento da matrícula.

Clique aqui e aprenda mais sobre segurança na web

Faça buscas constantes com o nome da sua escola

Assim como as empresas que estão presentes da internet e, especialmente, nas redes sociais, é imprescindível realizar buscas constantes com o nome de sua escola para verificar as menções em curso na internet. Por meio dessa estratégia, é possível identificar com maior antecedência discussões que podem prejudicar a reputação da instituição e, caso necessário, resolver os problemas relacionados a ela.

Você deve estar atento a reclamações em sites especializados e deve preocupar-se também com as avaliações deixadas na página do Facebook. Para fazer um bom trabalho nas mídias sociais, sua instituição precisa responder a essas críticas, prezando sempre pela transparência.

Leia mais: veja como medir a satisfação do público da sua escola

Poste com regularidade

Esse ponto é fundamental para manter o interesse de sua conta nas redes sociais para escolas. Para captar o maior número de seguidores e mantê-los interessados, utilize postagens em diferentes horários do dia, mas sem exageros. Além disso, você pode publicar conteúdo de outras contas e outros sites relacionados à educação e a ensino, que são uma forma de atrair ainda mais seguidores, bem como melhorar a reputação da sua conta.

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