Conheça os 10 aplicativos mais utilizados no Brasil
A tecnologia é algo que realmente veio para ficar. Hoje é praticamente impossível brasileiros viverem sem seus smartphones recheados de aplicativos para que se comuniquem de forma incessante com amigos, familiares, parentes e também se divirtam com games e afins.
Grande parte da população tem acesso à internet
A popularização dos smartphones faz com que o mercado da comunicação móvel se torne cada vez mais acessível. Em uma pesquisa feita pelo instituto Data Popular, 77% da Classe A dos brasileiros possuem celular com acesso à internet. Os números na classe B e C são de 60% e 47%, respectivamente.
Alguns aplicativos dominam os celulares
Mesmo com uma grande variedade de aplicativos disponíveis, um grupo de programas ainda se mantém no topo dos mais baixados e utilizados. Pesquisas recentes mostram que os principais aplicativos baixados e utilizados são voltados à comunicação por meio de trocas de mensagens instantâneas bem como redes sociais, acesso à internet e controle bancário.
Confira, a seguir, os 10 aplicativos mais utilizados no Brasil.
- Messenger
- Youtube
- Gmail
- Skype
- Chrome
- Banco do Brasil
Aplicativos são utilizados com diferentes finalidades
Os aplicativos são usados em todas as áreas da comunicação e foram criados, em muitos casos, com a intenção de facilitar as tarefas que sempre fizemos, mas de um jeito muito mais prático e rápido. Existem hoje, aplicativos com diferentes finalidades.
O Waze é um famoso aplicativo que integra GPS e trânsito. É muito útil para quem o usa, porque além de mostrar o caminho, ele alerta o motorista sobre radares e fornece rotas alternativas em caso de trânsito parado.
Já na área de comunicação escolar, um aplicativo inovador e que certamente mudará a rotina de escolas é a Agenda Digital WPensar. Ela tem como função agilizar a troca de informações entre todos os envolvidos no ciclo educacional, entre eles: diretores, professores, coordenadores, alunos e pais. O aplicativo foi desenvolvido para alterar a forma de relacionamento entre todos da comunidade escolar e fazer com que os pais ou responsáveis se engajem cada vez mais na vida dos alunos, contribuindo para que a educação melhore cada vez mais.
Outros tipos de equipamentos serão alcançados
O mercado de aplicativos é algo muito grande e provavelmente não ficará restrito apenas aos smartphones. Já existem aplicativos que podem ser instalados em televisões, rádios de carros, geladeiras e demais aparelhos. Isso é apenas o começo. A forma como as pessoas se relacionam está mudando e o mercado certamente irá mudar também para se adaptar a essa nova lógica de comunicação.
Vivemos hoje uma revolução digital e sua evolução será constante. Os alunos que hoje vivem conectados em celulares, computadores e em outros dispositivos, amanhã serão os pais de alunos e professores das escolas. Por isso, não dá para negar que a tecnologia tem e terá cada vez mais um papel fundamental na educação e, para não ficar para trás, sua escola não pode ficar de fora dessa mudança.
Como é o relacionamento da sua escola com os aplicativos de comunicação? Conte pra gente!