Como aproximar os pais durante a pandemia

Como aproximar os pais durante a pandemia

60

A relação entre escola e família já era um desafio antes da pandemia de covid-19, mas, hoje, além das questões que atravessam o ensino e a gestão financeira, aproximar os pais durante a pandemia parece mobilizar todas as instituições de ensino.

Como se fazer presente em um momento de distanciamento social? Como estabelecer confiança e contar com a colaboração de quem se tornou ainda mais essencial para o processo de ensino? São algumas perguntas para as quais buscamos respostas nos últimos meses.

Com isso em mente, levantamos algumas informações que vão te ajudar a olhar para a comunicação escolar como uma peça essencial para estreitar os laços com os pais nesse período. Confira!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que mudou com a pandemia?

A todo tempo, as escolas continuam revendo e reinventando os processos de funcionamento, gestão e comunicação, e isso acarreta uma série de mudanças. A participação das famílias foi uma das coisas mais afetadas por todo distanciamento, e isso é muito negativo para o ensino – porque, conforme já comentamos algumas vezes, a família é importante e necessária nessa parceria.

Entretanto, não faz sentido tentar manter uma comunicação manual e presencial em um período onde o distanciamento social é uma das melhores ferramentas para redução dos impactos da covid-19. E, nesse sentido, as escolas precisam entender os desafios impostos pelo contexto e agir para que os laços não se enfraqueçam. E, em tempo, agir para que as relações entre pais e escola que se diluíram nos últimos meses possam ser revertidas.

Novos desafios para a escola

Quando pensamos o relacionamento entre escola e família na pandemia, os desafios que surgem – ou que se mantém nesse novo contexto – são:

  • Manter os pais engajados com a instituição
  • Reanimar as relações enfraquecidas pelo distanciamento
  • Engajar as famílias que matricularam seus filhos já no contexto de ensino remoto
  • Manter contato frequente com os pais e responsáveis
  • Realizar reuniões online efetivas
  • Receber feedbacks das famílias
  • Garantir recebimento dos comunicados e informes
  • Manter as famílias presentes e participativas na formação dos alunos
  • Se fazer presente mesmo com o distanciamento social
  • Garantir eficiência das plataformas de comunicação
  • Respeitar as medidas de higiene e segurança
  • Acabar com a troca de materiais e envio de bilhetes de papel
  • Garantir segurança no contato – priorizando as interações virtuais

Saiba mais: Os 5 processos que você deve automatizar antes das aulas retornarem

Como aproximar os pais durante a pandemia?

1 | Garanta uma comunicação segura!

Você não pode colocar sua equipe, seus alunos ou as famílias em risco. Evite qualquer contato presencial com os responsáveis e faça a comunicação de forma online. Já existem diversas ferramentas que possibilitam as trocas de informação entre escola e famílias por meio de smartphones.

Na França, por exemplo, o uso de aplicativos de comunicação para escolas foi uma das primeiras medidas tomadas, ainda no primeiro semestre de 2020. Isso garantiu que, mesmo nos momentos de aulas semipresenciais, apenas os alunos tivessem contato direto com os funcionários da escola. Dessa forma, com o uso de agendas digitais, as famílias continuaram por dentro de tudo o que estava acontecendo na escola, e puderam colaborar com o ensino remoto.

Mostre que sua preocupação com a segurança e a saúde da comunidade escolar está em primeiro lugar e garanta uma comunicação digital que aproxima os pais durante a pandemia.

2 | Tenha transparência

Neste momento delicado, é muito importante que a escola tenha uma comunicação clara sobre os passos que está dando. Um ano se passou e muitas famílias ainda sentem dúvidas sobre o novo formato de ensino, cobram a volta das aulas presenciais, questionam valores de mensalidades e exigem um posicionamento das instituições de ensino.

Nesse sentido, é preciso ser transparente e honesto, evitar ruídos e compartilhar o máximo de informações possíveis. Coloque-se à disposição e mostre que a instituição está agindo, enviando comunicados e informes semanais, com a atualização da situação da pandemia na cidade, com o preparo da escola para as aulas presenciais, previsões da retomada das aulas, entre outros.

E mesmo quando não tiver um posicionamento claro dos decretos municipais e estaduais, comunique também. O silêncio não ajuda em nada nesse momento.

Confira: Gestão escolar online: 6 motivos para aderi-la a partir de agora

3 | Mantenha a frequência

Comunicação é relacionamento! E relacionamento exige contato frequente. Não adianta mandar comunicados uma vez por mês e esperar que as famílias se mantenham engajadas com a escola – principalmente em um período de tantas incertezas.

Então, é hora de fazer um planejamento de comunicação e manter contato diário com as famílias. Não precisa enviar mensagens individuais todos os dias, mas vale pensar em conteúdos que comuniquem a rotina da escola, medidas tomadas, informes gerais, datas importantes e mais.

Veja algumas possibilidades:

  • Como a escola está preparando o espaço físico;
  • Como estão acontecendo as aulas online;
  • Quais medidas de gestão estão sendo tomadas para melhorar a qualidade de ensino nesse novo formato;
  • Datas de eventos e reuniões de pais;
  • Medidas municipais e estaduais que afetam a escola diretamente;
  • Atualizações semanais;
  • Feedbacks do ensino remoto;
  • Como a escola está atuando para atender as demandas levantadas pelos pais;
  • Como a equipe está se preparando para o ensino com tecnologia;
  • Fotos das aulas e atividades realizadas;
  • Vídeos informativos sobre a pandemia, cuidados com a saúde.

As opções são diversas, você só não pode deixar as famílias sem informação e sem a possibilidade de se relacionarem com sua instituição. A frequência é peça chave para aproximar os pais durante a pandemia.

Continue aprendendo: App de comunicação – passos simples para motivar alunos e responsáveis

4 | Ouça as demandas

No último tópico, falamos que um relacionamento precisa de frequência. Da mesma forma, é preciso que a comunicação seja dialógica, que coisas sejam ditas pela sua instituição, mas que o outro lado também seja ouvido. Desse modo, o acolhimento é essencial para aproximar os pais durante a pandemia.

Dê diversas oportunidades para que as famílias falem o que sentem, compartilhem suas aflições e demandas, e deem seus feedbacks. Isso é importante para que você se mostre empático, e para que tenha um termômetro capaz de avaliar como está o relacionamento com as famílias, quais medidas estão funcionando e o que precisa mudar.

Entenda: Por que você deve contratar uma Agenda Digital agora

Aproximar os pais durante a pandemia: comece agora mesmo!

Para colocar todas essas dicas em prática e aproximar os pais durante a pandemia, você precisa dar o primeiro passo: escolher um meio de comunicação digital. E, nesse sentido, a Agenda Digital WPensar é a melhor opção para conquistar o engajamento das famílias, mesmo de longe, e garantir a segurança de todos – sem a troca de bilhetinhos de papel.

Envie comunicados, fotos, vídeos e documentos em alguns toques na tela, marque eventos, envie lembretes para que ninguém fique de fora e abra canais de atendimento para solicitações diversas. Com o aplicativo, a família fica informada e por dentro da rotina escolar e do desempenho dos filhos.

É hora de mostrar que sua escola está preocupada com a segurança e que está agindo para que o ensino e a relação com as famílias continuem evoluindo.

Clique e acesse: Demonstração Agenda Digital - Melhor aplicativo do mercado (2021)