Aplicativo de comunicação escolar – o que é e por que usar

Aplicativo de comunicação escolar – o que é e por que usar

69

Apostar em um aplicativo de comunicação escolar está entre as ações que melhoram o relacionamento da escola com a família. Assim como o uso de celular mudou e facilitou a comunicação, os aplicativos de comunicação escolar estabelecem uma nova relação entre os membros da comunidade escolar.

Uma escola sempre tem a necessidade de entrar em contato com estudantes e seus familiares por uma série de motivos, que variam desde assuntos triviais até casos graves.

Entretanto, é comum que essa comunicação encontre obstáculos: os bilhetes em papel não chegam aos destinatários e as ligações telefônicas não são atendidas.

É nesse cenário que as escolas começaram a apostar em tecnologia, visando uma comunicação eficiente e moderna.

Neste artigo, você entenderá os motivos e vantagens de um aplicativo de comunicação escolar, ou agenda digital. Veja como aproximar a família da escola e da vida escolar dos filhos.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: menos papéis e mais eficiência
Motivos para trocar a agenda de papel por uma Agenda Digital
Quiz: Eu preciso melhorar a comunicação da minha escola?

Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O que é um aplicativo de comunicação escolar?

Um aplicativo de comunicação escolar é um app para smartphone – assim como o Whatsapp e o Instagram, por exemplo.

A diferença é que, ao contrário destes, o aplicativo de comunicação escolar é desenvolvido especialmente para que instituições de ensino possam mandar diversas mensagens para seus alunos.

É um aplicativo pensado para atender as demandas pedagógicas, acadêmicas e de comunicação.

O app funciona da seguinte maneira: a escola tem acesso a um painel de controle onde pode cadastrar pessoas e disparar comunicados.

Na outra ponta desse processo, pais e alunos baixam o aplicativo nas das “lojas” de apps em seus celulares, fazem login e passam a receber os comunicados da escola, interagindo com ela de maneira extremamente prática.

Como os demais apps dos celulares, uma Agenda Digital é facilmente acessada e permite interações e acompanhamento da vida do estudante a qualquer momento.

O que um bom aplicativo de comunicação escolar deve oferecer?

Em linhas gerais, um aplicativo de comunicação escolar precisa ser versátil o suficiente para dar conta das diversas situações que uma escola pode demandar.

De uma perspectiva comunicacional, o aplicativo é uma plataforma de troca de informações. Entre outras ações, a escola consegue compartilhar o calendário de atividades, enviar e receber mensagens, atualizar o desempenho acadêmico dos alunos e manter a comunidade atualizada de todas as novidades.

Todas essas ações envolvem a construção de relacionamento com a família, uma vez que a informação pode ser disponibilizada com frequência e ser facilmente acessada.

Saiba mais: Problemas comuns causados por falhas na comunicação escolar

Comunicados segmentados

Um bom aplicativo de comunicação escolar deve oferecer a possibilidade de enviar, de maneira prática, tanto comunicados individuais quanto coletivos (para grupos, turmas ou mesmo para a escola toda).

Alguns comunicados, como lembretes e mensagens sobre datas comemorativas ou eventos acadêmicos, podem ser divulgados a toda comunidade.

Por outro lado, algumas mensagens são destinadas a uma pessoa específica e não devem chegar ao conhecimento das demais. É o caso dos avisos de faltas e ocorrências disciplinares, por exemplo, que devem ser enviados apenas aos responsáveis pelo aluno em questão.

Assim, é fundamental que se possa escolher os destinatários da mensagem conforme cada caso. A segmentação é essencial para acertar a linguagem ao se comunicar com grupos específicos: professores, responsáveis, alunos ou toda comunidade escolar, por exemplo.

Agendamento de eventos

Outra função muito útil de um aplicativo de comunicação escolar é a possibilidade de agendar eventos e convidar pais e alunos.

Recebendo esses convites no celular é menos provável que alguém se esqueça de uma reunião ou evento que sua escola planejou.

A função permite que as pessoas se mantenham atentas as atividades da agenda acadêmica, semana de provas, reuniões de pais ou de setor.

Além disso, com um app é muito mais fácil receber confirmações de presença e enviar comunicados relativos ao evento, como a programação e alguma eventual alteração, por exemplo.

É seguir a lógica das novas plataformas de comunicação: informações (e qualquer novidade sobre elas) sempre atualizadas e disponíveis online.

Monitoramento da audiência

O painel de controle de um aplicativo de comunicação escolar deve mostrar à escola quem recebe e quem visualiza um comunicado enviado. Assim, é muito mais fácil para a instituição identificar quem está ciente da rotina escolar e quem não está.

Esses dados são importantes para que a escola decida como direcionar a comunicação escolar e como engajar a família com as atividades.

Ter uma família ciente e ativa nas ações escolares evita “ruídos” na comunicação e mal-entendidos que podem ocorrer quando não há esse controle.

Vantagens de usar um aplicativo de comunicação escolar

Praticidade

Um aplicativo de comunicação é extremamente prático tanto para a instituição de ensino quanto para os pais e alunos.

Ao utilizar um app, a escola pode enviar e monitorar todos os comunicados em um único painel de controle, sem burocracia alguma: tudo pode ser resolvido em poucos cliques.

Para os alunos e seus familiares também é muito prático receber informações diretamente nos celulares. Assim, para esse público é mais fácil ler uma mensagem diretamente na tela do smartphone do que procurá-la em qualquer outro lugar.

Veja mais: Por que sua escola deve usar um aplicativo de comunicação

Acompanhamento Acadêmico

O aplicativo permite que tanto a família quanto a escola possam acompanhar o andamento acadêmico do aluno. Desde o resumo das aulas e atividades aos resultados de testes e exames. Com isso, a família fica ciente e pode colaborar com o planejamento dos estudos dos filhos.

Em situações de queda de desempenho, a escola pode atuar em conjunto com a família para ver o que pode ser feito para resolver o caso.

Bullying na escola: o que é e como combater

Construção de Relacionamento

Investindo em uma comunicação escolar de qualidade, o aplicativo é a plataforma ideal para estreitar relações.

Com a frequência de atualização de informações, troca de mensagens e atendimentos, a família fica cada vez mais próxima da vida escolar. Além disso, pode se engajar com os princípios educacionais da escola e atuar em conjunto.

Esse é também um espaço de crescimento para a escola, uma vez que o aplicativo é também espaço de atendimento e retorno de opiniões e participação. A escola pode ouvir família, colaboradores e alunos.

Potencializar o relacionamento entre família, escola e colaboradores é peça chave de uma comunicação eficiente, que escolhe a melhor linguagem e as melhores plataformas.

Economia

Manter um aplicativo de comunicação escolar costuma ser mais barato do que manter outros meios de comunicação.

O aplicativo representa uma economia em relação ao uso de papel quando todos os comunicados são impressos. A economia de papel está diretamente relacionada a um posicionamento ecológico, que busca reduzir a produção de lixo.

É também economia de tempo! Agendas de papel demandam muito tempo dos professores para atualização de todas as informações da agenda diária de cada aluno, ou ainda para os coordenadores que precisam elaborar bilhetes e convites, imprimir, recortar e anexar às agendas.

Segurança de Dados e Controle

O aplicativo é uma ferramenta segura. Aspecto relevante, uma vez que a comunicação escolar envolve uma série de dados e informações que precisam estar registrados e ter limitações de acesso.

Quando um aplicativo de comunicação informal é utilizado, essa segurança é colocada em risco. Isso porque aplicativos como o Whatsapp impedem que a escola documente e registre as informações trocadas. A informalidade não dá respaldo jurídico e provas documentais do que foi tratado e decidido.

Whatsapp para escolas? Conheça riscos dos grupos de WhatsApp para escolas

Inovação

Sua escola pode se orgulhar de oferecer um meio de comunicação totalmente prático e moderno quando conta com um aplicativo. Esse se torna, então, um diferencial da sua instituição, que mostra estar atualizada em relação às tendências tecnológicas.

Pais e alunos percebem esse tipo de detalhe, o que conta muito na construção de uma boa imagem para a sua escola.

É muito importante que escolas que assumem um discurso de inovação e modernização apostem em tecnologia nos processos de gestão escolar e comunicação.

Conheça o melhor aplicativo de comunicação escolar do mercado!

Clique e acesse: Demonstração Agenda digital

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!