Atualmente, muitas tecnologias educacionais deixaram de ser apenas tendências e estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Principalmente pela oferta de dispositivos, como smartphones, notebooks, tablets etc.
Um exemplo é a popularização de plataformas virtuais que possibilitam não só a transmissão de aulas à distância, mas uma melhor organização dos estudos e o acompanhamento do aprendizado.
Trata-se de ferramentas que facilitam a gestão escolar por parte das instituições de ensino, pois simplificam processos, analisam dados para produzirem indicadores e auxiliam no controle de notas, frequências, acessos, etc. Logo, são importantes para a área de educação em geral.
Continue a leitura deste post e confira algumas informações que mostram a importância dessas tecnologias e também as principais tendências da área. Acompanhe!
A tecnologia na educação é importante tanto para o aprendizado quanto para a própria gestão acadêmica e administrativa. Por meio dela, é possível realizar um planejamento escolar mais eficiente e baseado em dados, o que permite até mesmo obter informações úteis para outras áreas, como o comercial e o marketing educacional.
Nesse sentido, a gestão escolar vem se beneficiando de softwares e instrumentos tecnológicos que ajudam gestores e funcionários, tornando o processo educacional mais eficiente e preciso. Isso, por sua vez, traz vantagens para a comunidade escolar e os demais stakeholders das instituições de ensino.
O uso de um sistema de gestão escolar, por exemplo, otimiza uma grande quantidade de atividades feitas diariamente em entidades e instituições de ensino, possibilitando, inclusive, a obtenção de dados estratégicos.
Uma ferramenta financeira que simplifica o controle de contas a receber ajuda a acompanhar a inadimplência, fornecendo dados para que a equipe consiga adotar ações para reduzi-la.
Aliás, uma vantagem do sistema robusto é a visibilidade das informações e situações do negócio. Facilitando, assim, a compreensão por meio de dados, estatísticas, relatórios etc.
Outro benefício é o ganho de agilidade obtido em processos acadêmicos, administrativos e comerciais, devido aos fluxos de trabalho, além de procedimentos padronizados e configurados no sistema com base em boas práticas.
Afinal, é comum que a desenvolvedora atualize o sistema tendo como referência cases de sucesso ou modelos de processos que apresentam bom desempenho.
Logo, é possível dizer que, devido à tecnologia educacional, dá para aprimorar o gerenciamento escolar em diferentes setores de uma instituição. Além disso, o processo de ensino-aprendizagem também é beneficiado por novas ferramentas tecnológicas que, inclusive, podem ser combinadas ou utilizadas em conjunto com as de gestão escolar.
Dessa forma, a vantagem pode ser ainda maior para a entidade de ensino.
O mercado de ensino é dinâmico e costuma ser muito influenciado por novas ferramentas, especialmente as que permitem maior personalização, compartilhamento e acesso a conteúdos educacionais. A seguir, conheça algumas tecnologias que podem ou têm influenciado esse setor!
A Inteligência Artificial (IA) é uma das tendências que continuam a se desenvolver no setor. Ela não só contribui para aprimorar o conteúdo educacional oferecido, como também pode ser usada para personalizá-lo, conforme as necessidades dos estudantes.
Além disso, ajuda os educadores a fornecerem dados importantes para que possam avaliar a qualidade do ensino, resolver problemas da área e tomar decisões que melhorem o ambiente escolar. Isso se reflete no aumento da disponibilidade de informações orientadas por dados. Consequentemente, os profissionais da área poderão se tornar mais eficientes.
O aprendizado de máquina (machine learning) e a computação cognitiva também abrem novas possibilidades de apoio ao ensino. Por meio dessas tecnologias é possível desenvolver assistentes virtuais que “aprendem” o que precisam transmitir para estudantes para auxiliá-los em seus estudos.
Isso porque conseguem processar e analisar um grande volume de dados, a fim de obterem informações que podem ser úteis aos alunos e, até mesmo, personalizar orientações educacionais — ao indicar exercícios e videoaulas, organizar rotinas de estudos, responder dúvidas, entre outras funções.
Ainda, instalados em notebooks, tablets, smartphones, podem ser carregados para onde o estudante for. A análise de dados também pode ajudar as instituições de ensino.
Uma escola pode avaliar comportamentos dos alunos em sua plataforma de educação, como quais e-books são mais acessados por eles, que recursos são menos usados, quais conteúdos são vistos mais vezes etc.
Com base nisso, é possível melhorar a configuração do sistema, incrementando novas funcionalidades e removendo as que não são eficientes. Desse modo, a análise de dados possibilita entender melhor as principais dificuldades dos alunos para que os professores possam orientá-los de maneira adequada, bem como preparar aulas melhores.
Ainda em relação à avaliação de dados, vale destacar a importância de soluções voltadas à análise de Big Data, como Big Data Analytics. Com o crescimento do número de dispositivos conectados à internet, especialmente pelo advento da Internet das Coisas (IoT), o volume de dados gerados se expandiu consideravelmente e a tendência é continuar.
De acordo com estimativas da Cisco, até 2023, haverá 29,3 bilhões de dispositivos conectados em rede. Desse montante, 14,7 bilhões serão de conexões Machine-to-Machine (M2M) ou máquina a máquina.
A análise dos dados gerados pelos dispositivos dos alunos ligados à IoT poderá fornecer mais insights aos educadores e aos gestores de instituições de ensino. Com isso, será possível melhorar ainda mais a personalização de conteúdo, a correção de processos educacionais e a escolha de instrumentos de aprendizado.
O uso de smartphones permite acompanhar vídeos, textos e áudio mais facilmente. Além disso, esses dispositivos são muito populares, permitindo a um grande número de pessoas o acesso à internet e a conteúdos educacionais online.
Com o advento da tecnologia 5G, a tendência é ter conexões Web melhores e, por consequência, maior possibilidade de acompanhar conteúdos mais pesados, longos e diversificados.
O aprendizado online também possibilita o acesso ao ensino em locais remotos, viabilizando que mais pessoas possam estudar. Outro ponto é a utilização de conteúdos virtuais, que podem ser acessados a qualquer hora, em qualquer dia e lugar, desde que se tenha conexão à internet.
Dessa forma, eventuais limitações geográficas e temporais podem ser solucionadas.
Vale destacar que a própria personalização do ensino e o aprendizado diferenciado proporcionado pelas tecnologias citadas facilitam o estudo e o acesso ao conhecimento. Além disso, estudantes com dificuldades de aprendizado ou físicas podem ser beneficiados por tecnologias que adaptam o conteúdo educacional às suas necessidades.
Existem muitas tecnologias que podem ser aplicadas no dia a dia do ensino e da gestão escolar. Veja algumas das principais!
Para começar, temos as plataformas de EAD, que são usadas para a transmissão de aulas, organização de atividades e para o estudo em cursos a distância.
Além disso, há plataformas educacionais que possibilitam o envio de atividades, a troca de mensagens, o acesso a conteúdos das aulas, entre outras funções. Essas servem como apoio e fornecem instrumentos didáticos para professores, alunos e escolas.
Em um mundo cada vez mais digitalizado, a importância da segurança da informação cresce continuamente. Por isso, escolas e outras instituições precisam investir em soluções de segurança digital eficientes para protegerem seus sistemas e dados, bem como as informações de seus estudantes.
Vale reforçar que, nos ambientes físicos, sistemas automatizados de segurança escolar também são importantes para manter os alunos seguros.
Um software de gestão é fundamental para o controle de processos escolares, além de facilitar a obtenção de dados e a realização de procedimentos, como:
Um sistema de gestão ajuda líderes a aumentar a eficiência do gerenciamento da entidade e, até mesmo, a aproveitar melhor o potencial e os recursos de outras tecnologias educacionais. Isso demanda uma integração entre as tecnologias de ambas as áreas (gestão e educação).
Caso contrário, os pontos positivos e negativos do ensino, os processos envolvendo notas e mensalidades, a avaliação dos colaboradores, entre tantos outros procedimentos que demandam essa integração, podem acabar prejudicados.
Por fim, mesmo que um dos campos seja muito tecnológico, como o de ensino, ele poderá ter sua eficiência reduzida pelo baixo nível tecnológico da outra área, como a de gerenciamento.
Existem tendências tecnológicas para o público de instituições educacionais e para as próprias entidades, que vêm sendo implementadas ou podem impactar positivamente o ambiente escolar nos próximos anos. Descubra 3 delas a seguir!
Os games não são mais recursos utilizados apenas para entretenimento. Afinal, o universo virtual dos jogos se transformam em poderosas ferramentas para treinamento de colaboradores, compras online, avaliações de equipes etc. Isso faz parte do processo conhecido como gamificação.
No ambiente educacional, a gamificação se traduz em oferecer recompensas (mesmo que virtuais), formar rankings de bons alunos, trazer desafios aos estudantes, por exemplo. É possível até mesmo estabelecer um sistema de pontuação que faça os educandos quererem acumular pontos.
Isso é diferente da atribuição de nota, pois pode servir para conceder brindes aos estudantes mais empenhados.
O uso de games educativos também traz benefícios, pois utiliza um ambiente familiar. E, além disso, os recursos facilitam o aprendizado de conceitos. Bem como simplificam o estudo de teorias e permitem a simulação e aplicação do que os alunos aprendem na sala de aula.
Realidade virtual (Virtual Reality — VR), realidade aumentada (Augmented Reality — AR) e realidade mista (Mixed Reality — MR) são conceitos tecnológicos que fazem parte da realidade estendida (Extended Reality— XR). Trata-se de tecnologias que unem recursos físicos e digitais, gerando novas possibilidades de interação entre professores e alunos, bem como de aprendizado.
Nesse sentido, é possível citar o uso de óculos de realidade virtual, que pode tornar aulas online mais imersivas e ainda facilitar o entendimento de exemplos de temas estudados. Isso porque permitirá acompanhar imagens de maneira mais interativa.
Outro exemplo é a lousa digital, que possibilita pesquisar conteúdos em sala e promove maior interatividade e colaboração durante o ensino.
A nova geração de estudantes tem um perfil totalmente engajado no ambiente online, com facilidade para o acesso a computadores e dispositivos móveis.
O novo estudante tem a possibilidade de buscar na internet os assuntos que preferir, o que torna a aprendizagem muito menos centralizada. Por essa razão, reduz-se o interesse por aulas “intermináveis”, muitas vezes consideradas monótonas, cansativas e pouco produtivas.
Nesse sentido, as famílias e estudantes cobram metodologias de ensino inovadoras e alinhadas às novas demandas do mundo moderno.
O acesso à informação se popularizou e tornou mais democrática a estrutura do ensino que, até então, dependia totalmente do ambiente físico da escola. Hoje, com acesso à internet, todos conseguem consultar uma enorme quantidade de informações e aprender qualquer coisa.
Além disso, a possibilidade de usar links permite fluidez e conexão entre assuntos de diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, é muito mais fácil encontrar dados sobre os mais variados temas. É o fim do “monopólio” do conhecimento e um passo para a reinvenção do processo de ensino-aprendizagem.
A automatização de processos escolares está sendo amplamente utilizada pela sua eficácia. Afinal, com os sistemas de gestão e soluções educacionais, as escolas conseguem migrar processos físicos para o ambiente virtual. Aliás, essa transição é conhecida como transformação digital.
Por sinal, esse processo foi acelerado em muitas instituições, por conta do isolamento social devido ao coronavírus. Escolas passaram a oferecer aulas e avaliações de forma online. Enquanto procedimentos administrativos e educacionais estão sendo feitos por funcionários (incluindo professores) atuando em regime de home office.
A automação também afeta o ambiente educacional físico, por exemplo, sistemas de climatização e de iluminação podem manter espaços de ensino mais adequados para os alunos.
Vale reforçar que as tecnologias educacionais têm importante participação no processo de aprendizado e formação dos estudantes. Afinal, o recurso facilita a absorção de conhecimento e amplia as possibilidades de aprendizado.
Além disso, elas não estão limitadas somente ao ensino, pois também contribuem para uma gestão escolar cada vez mais eficiente. O uso de tecnologia, em ambos os casos, tende a gerar benefícios ainda maiores para a entidade.
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