Benefícios da comunicação interna para educação

5 benefícios de ter uma comunicação interna eficaz na sua instituição de ensino

72

A comunicação interna é elemento fundamental para qualquer organização, trazendo benefícios para todos. Nas instituições de ensino, uma grande quantidade de informações é produzida diariamente, exigindo comunicação dinâmica e eficiente entre a gestão escolar, o corpo docente e os responsáveis pelos alunos.

Desenvolver uma boa comunicação significa garantir que a informação esteja acessível e que atenda aos diversos públicos da instituição. Isso contribui não somente para o relacionamento entre os membros da comunidade escolar, mas também para o engajamento, motivação, atração e retenção dos alunos.

Veja mais:
Sistema de gestão escolar: como diminuir a papelada
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

A comunicação interna não está entre as prioridades da sua escola? Confira 5 benefícios que te farão repensar o assunto:

1. Aproximação de pais e responsáveis da comunidade escolar

Cada vez mais instituições de ensino investem no relacionamento com pais e responsáveis, devido à importância de sua participação para o rendimento escolar e o comportamento dos alunos. A utilização de canais eficazes de comunicação com os pais é fundamental para envolvê-los nas atividades desenvolvidas na escola e informá-los sobre novidades e projetos institucionais.

Além disso, plataformas de comunicação permitem um monitoramento mais próximo do desempenho dos alunos, possibilitando aos pais verificar com facilidade informações de rendimento, frequência e ocorrências de comportamento.

Outra consequência relevante é a redução de ruídos, resultado de um conteúdo de fácil acesso e com linguagem própria à relação entre escola e responsáveis. O benefício é potencializado se a informação estiver na palma das mãos.

Hoje em dia, algumas escolas oferecem aplicativos de comunicação, como a agenda digital, que possibilita acesso a diversos conteúdos a qualquer momento no smartphone do responsável.  A informações de fácil acesso reduz filas de atendimento presencial, que poupa tempo do responsável e da equipe de atendimento.

2. Motivação e engajamento do corpo docente

A comunicação interna funciona, também, como uma forma de despertar nos profissionais de ensino os sentimentos de pertencimento à equipe e participação na cultura da instituição. A transmissão eficiente de notícias e políticas da escola contribui assim para o alinhamento e a motivação dos professores, alavancando o desempenho deles e incentivando a superação das metas e objetivos da escola.

Uma plataforma eficiente de comunicação é excelente para que a escola reconheça iniciativas de destaque entre o corpo docente, estimulando o desenvolvimento profissional dos professores. Essa proximidade, através de fluxos de comunicação bem organizados, integra a equipe e melhora gerenciamento de suas necessidades.

Veja também: Os benefícios de ter um professor motivado

3. Feedback e troca de conhecimentos

A adoção de uma ferramenta eficaz para a comunicação escolar atua como forma de troca de conhecimentos. Isso permite não somente a interação entre professores de diferentes disciplinas, mas também oferece aos pais a oportunidade de feedback com relação às atividades desenvolvidas.

Ao abrir este canal de diálogo, a instituição permite que pais e responsáveis respondam com mais rapidez e eficiência às perguntas feitas pela escola ou curso, contribuindo para a organização e desenvolvimento de ações futuras.

Ao abrir espaço de diálogo, a escola consegue mapear melhorias necessárias e outras demandas de seus públicos – responsáveis, alunos e funcionários.

4. Desenvolvimento da cultura escolar

A cultura escolar também está diretamente relacionada à uma comunicação interna eficiente. O desenvolvimento de veículos oficiais de transmissão de informação permite apresentar os projetos institucionais e o desenvolvimento das atividades escolares, contribuindo para um clima organizacional positivo e incentivando a cooperação e a interatividade entre os membros da comunidade escolar.

Canais como jornaizinhos, páginas nas redes sociais e um site escolar atualizado e bem estruturado contribuem para o respeito e a valorização da cultura escolar, além de contribuírem para a ampliação das relações interpessoais e criação de identidade entre seus membros.

Neste aspecto, os aplicativos de agenda digital vêm ganhando cada vez mais espaço dentre as instituições de ensino. Seu uso facilita a integração entre a escola e os pais e contribui para o desempenho acadêmico dos estudantes.

São ferramentas que permitem o envio rápido e eficaz de comunicados e novidades à comunidade escolar e o acesso remoto a informações sobre o rendimento do aluno, suas rotinas diárias, provas, urgências e eventos.

Clique e acesse: Demonstração Agenda digital

5. Segurança de dados e informações

A grande quantidade de informações geradas ao longo das rotinas escolares desperta preocupação com relação à segurança com que são transmitidas e armazenadas. Assim, além de incentivar o relacionamento entre os atores envolvidos no processo educacional e a instituição, uma ferramenta de comunicação eficiente oferece segurança na retenção de dados oficiais e confidenciais e credibilidade quanto à maneira como são compartilhados entre professores, pais e gestão escolar.

E você, já conhecia os benefícios e a importância de uma comunicação interna eficiente? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!