Post sobre retenção e captação de alunos

Como o WPensar vai te ajudar na retenção e captação de alunos

82

Manter turmas cheias é um desafio para qualquer instituição de ensino privada, já que o mercado da educação é bastante concorrido. Por isso, para garantir um número de matrículas satisfatório é preciso estar sempre à frente dos concorrentes no que diz respeito à captação de alunos e retenção dos mesmos posteriormente.

Há métodos e técnicas que escolas e cursos podem usar para conquistar uma grande quantidade de alunos. Porém, tudo fica mais fácil quando a instituição dispõe de um sistema de gestão escolar como o WPensar, que conta com uma ferramenta de captação de alunos integrada e com um registro de informações sobre cada aluno.
Baixe o material: Ebook 7 Passos para conquistar uma sala de aula cheia

Um sistema melhora muito a captação de alunos

Quando se trata de captação de alunos estamos falando, na verdade, de contato com clientes em potencial. Por isso, a escola ou curso deve ser organizada e bem-estruturada para obter as informações que precisa e então cultivar um bom relacionamento com quem a procura.

É nesse ponto que uma ferramenta de captação de alunos entra em ação: ele registra e organiza as informações e os contatos com cada cliente em potencial, para que nada se perca em anotações soltas ou fique esquecido. Com essa organização, a equipe da escola torna-se muito mais eficiente em ligar e mandar emails nas horas certas, fazer as perguntas necessárias e fechar mais matrículas.

Clique aqui e leia o artigo completo sobre a ferramenta, também chamada de CRM.

Como eu posso usar o a ferramenta de captação do WPensar?

A ferramenta de captação de alunos da WPensar permite cadastrar e registrar informações sobre os interessados na sua escola ou curso. Veja alguns exemplos do que você pode fazer na plataforma:

  • Cadastrar nome e dados de contato dos interessados
  • Definir um status para o cliente em potencial
  • Registrar atividades, como ligações, reuniões e outras, além de registrar o que foi abordado em cada um desses contatos
  • Organizar e inscrever os contatos em eventos de divulgação

Além disso tudo, a ferramenta de captação do WPensar permite inserir um formulário no site da instituição de ensino para cadastrar automaticamente os interessados.

Por que não usar outro tipo de sistema para a captação de alunos?

A prospecção de alunos é um tipo muito específico de contato com clientes. Para gerir essa atividade, a escola ou curso precisa contar com um tipo de sistema especialmente desenvolvido para instituições de ensino, como o do WPensar. A diferença entre essa ferramenta e as outras oferecidas no mercado é que o software criado especialmente para o mercado educacional oferece recursos específicos para escolas e cursos, tais como:

  • Indicar em qual turma ou curso a pessoa está interessada
  • Gerenciar processos seletivos de alunos
  • Registrar status do contato de acordo com os processos da instituição
  • Matricular o aluno através da ferramenta

A matrícula através da ferramenta de captação é outro diferencial do WPensar, pois através desse recurso é possível importar todos os dados do aluno quando este decide se matricular. Assim, é possível integrar todas as tarefas da escola ou curso, o que aumenta a produtividade da equipe e diminui a chance de erros.

Saiba mais sobre a matrícula online e veja como você pode conseguir muitos alunos usando essa ferramenta.

Os relatórios do WPensar ajudam na retenção de alunos

Não basta captar muitos alunos para garantir turmas cheias, é preciso reter aqueles que já estão matriculados. Na verdade, as estratégias de retenção são tão importantes quanto as de captação, pois é muito mais barato reter um aluno antigo do que captar um novo.

Entenda porque reter um aluno é de 5 a 15 vezes mais barato que captar um novo. Clique e leia o artigo completo.

Porém, não é tarefa fácil identificar e trabalhar as causas da perda de alunos para melhorar a retenção. Há inúmeros motivos pelos quais um aluno pode deixar uma escola, desde razões financeiras até acadêmicas. Nesse cenário, só há uma maneira de analisar com precisão a situação de um aluno: através das informações disponíveis em um sistema de gestão escolar.

Que tipo de informação o WPensar pode oferecer?

O WPensar integra as áreas financeiras, acadêmicas e pedagógicas de uma instituição de ensino. Assim, é possível consultar qualquer informação sobre a vida escolar de um aluno. Além disso, o sistema permite reunir todos esses dados para criar relatórios sobre turmas ou sobre a instituição toda.

Ainda tem dúvidas sobre sistemas de gestão escolar? Leia a explicação completa sobre o assunto.

Através do sistema WPensar você pode, por exemplo:

  • Consultar se um aluno está inadimplente
  • Acompanhar as notas para ajudar alunos com baixo rendimento acadêmico
  • Verificar faltas para identificar a razão delas
  • Monitorar turmas que apresentam focos de problemas

Com essas informações em mãos, o gestor é capaz de identificar problemas particulares ou generalizados em em sua instituição, e então pode trabalhar para solucioná-los, garantindo a retenção de alunos.

O WPensar te ajuda na captação de alunos e retenção de matrículas!

Clique e conheça o sistema WPensar

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!