Veja como transformar contatos em matrículas e melhore a captação de alunos!

5 passos para transformar contatos em matrículas e melhorar a captação de alunos

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A captação de alunos representa um desafio para a maior parte das escolas e cursos particulares. Afinal, este é um processo um tanto complexo, que começa com a atração de interessados, passa pela negociação e termina quando a matrícula é efetuada. Assim, a dificuldade de captar alunos pode ocorrer por conta de problemas em qualquer um desses passos, ou na passagem entre eles.

Tendo em vista essa situação, é comum que escolas e cursos até consigam atrair um bom número de interessados, mas sem conseguir convertê-los em alunos. Nesse artigo vamos explicar passos para se livrar desse problema. Acompanhe!

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Veja 5 passos para transformar contatos em matrículas!

1. Identifique o perfil do seu aluno

Para começar um bom trabalho de captação de alunos é preciso, em primeiro lugar, que tipo de pessoa se deseja atrair para a sua instituição. Se o público-alvo da instituição não for claramente definido, a divulgação feita pela sua escola ou curso vai terminar atingindo as pessoas erradas.
Nesse caso, muitas pessoas podem demonstrar interesse ou até entrar em contato com você, mas sem ter condições de efetuar a matrícula, seja por motivos financeiros ou por falta de interesse real no ensino oferecido. Assim, a equipe da instituição fica mais ocupada, a divulgação torna-se mais cara e muito menos eficiente.

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2. Melhore a divulgação

Identificar o público-alvo já é um importante passo para conseguir uma estratégia de divulgação eficiente. Porém, há outros aspectos que devem ser levados em consideração. Lembre-se: campanhas de divulgação custam caro, por isso você deve planejar bem para investir apenas em algo que traga um bom retorno.

Há diversas maneiras maneiras de divulgar uma instituição de ensino, desde a veiculação de anúncios em jornais, revistas ou outdoors até a captação através da web. Na verdade, a internet tem se mostrado uma ferramenta muito eficiente, pois os custos são baixos e há a possibilidade de segmentar o público-alvo Além disso, é muito mais fácil medir resultados das suas campanhas on-line do que avaliar o impacto de campanhas em outras mídias.

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3. Posicione-se no mercado

Depois de realizar um bom trabalho de divulgação, a sua escola ou curso com certeza já terá atraído um grande número de interessados. A partir de então, começa o trabalho de convencê-los a fazer a matrícula na sua instituição. Para isso, você precisa saber quais são os seus diferenciais e usá-los como argumentos.

É preciso deixar claro para os seus alunos em potencial o que eles podem esperar da instituição e por que ela é superior às concorrentes. Diversos fatores podem colaborar. Veja alguns exemplos de pontos que podem ser usados como argumentos:

  • Ensino reconhecido
  • Tradição
  • Boa localização
  • Custo acessível
  • Tecnologia de ponta

Cabe a você identificar quais são as características mais importantes da sua escola ou curso para se destacar em relação à concorrência. Baixe um ebook sobre o assunto e planeje sua estratégia!

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4. Controle o relacionamento com os interessados

Não basta um primeiro contato para conquistar um novo aluno. Na realidade, é preciso estabelecer um verdadeiro relacionamento com cada interessado que chega à sua instituição. Manter esse contato da maneira correta exige organização, e nesse ponto uma ferramenta de captação de alunos pode te ajudar muito.

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Em linhas gerais, a ferramenta organiza informações de contato e registra o que foi conversado com os interessados, criando uma “ficha” de cada um deles no sistema. A ferramenta é extremamente útil à medida em que organiza todas as informações necessárias para que uma equipe possa fazer contato e abordar as questões certas com aqueles que representam matrículas em potencial.

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5. Saiba lidar com as objeções

É natural que mesmo após um longo trabalho de captação seus clientes em potencial ainda coloquem objeções. Nesse ponto, é preciso ser firme, paciente e reforçar tudo que você já disse. Às vezes, é preciso repetir várias vezes os seus argumentos. Todavia, o esforço vale a pena quando se consegue trazer uma nova matrícula.

Se a sua estratégia de captação for bem elaborada, você com certeza conseguirá atrair interessados dentro do perfil desejado e depois também conseguirá convencê-los a efetuar a matrícula!

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