Como saber se o problema da sua escola é captação ou retenção
Trabalhar para manter um número razoável de matriculados é missão de toda instituição de ensino particular, afinal, são os alunos que pagam as mensalidades. Portanto, são eles que garantem os recursos necessários para o funcionamento da escola ou curso. Desse modo, é essencial que a instituição evite qualquer problema de captação ou de retenção.
Diante desse cenário, cabe perguntar o que fazer para garantir que a sua instituição tenha sempre o número ideal de alunos. Para esclarecer essa questão, é preciso compreender as variáveis que afetam o número de alunos, para saber diferenciá-las e tratá-las corretamente. Veja abaixo quais são os dois problemas de que afetam o número de alunos na sua escola ou curso!
Fatores que afetam o número de alunos
O número de alunos matriculados em uma escola ou curso varia por dois motivos: a chegada de novos estudantes que se matriculam e a saída daqueles que desistem de estudar na sua instituição. Para que sua escola tenha uma gestão saudável, é preciso captar alunos em boa quantidade e não deixar que os já matriculados abandonem a sua instituição.
Leia mais: 4 erros que levam sua instituição a perder alunos e como evitá-los!
Problemas podem ocorrer nos dois lados dessa “balança”. Ou seja: se a sua instituição não tem o número de alunos suficiente, isso pode ser consequência de um problema de captação (pouca chegada de alunos novos) ou de retenção (evasão de alunos antigos). Lembre-se: ambos os casos representam risco para a gestão da sua escola ou curso, e por isso devem ser combatidos.
A relação entre o problema de captação e o de retenção
Não adianta pensar apenas em estratégias de captação sem pensar em reter alunos, assim como não adianta ser bom em retenção e não captar matrículas.
É um erro muito comum investir apenas em trazer novos alunos e não se preocupar em reter os que já estão matriculados. Essa é apenas uma tentativa de remediar a questão da evasão, porém sem trabalhar os motivos que a causam. Não adianta trazer muitos alunos se você também perde muitos, pois assim consegue-se apenas repor o que foi perdido, ou nem isso.
Por outro lado, também não se deve negligenciar a captação, já que as suas turmas precisam se renovar naturalmente. Para além disso, sua instituição de ensino também precisa crescer. Deve-se então investir constantemente em captação para abrir novas turmas e novos segmentos, por exemplo
Em resumo, é preciso equilibrar as estratégias de captação e de retenção, para que não haja problemas com esses dois fatores que influenciam o número de alunos.
Saiba como identificar o problema da sua escola
Para identificar e tratar os problemas da sua instituição, você precisa conhecer os números e estatísticas relativas a ela. São as chamadas métricas de gestão escolar. Veja a seguir quais são os índices normais e quando começar a se preocupar com o problema de captação e retenção.
Problema de captação
A taxa de captação ideal para uma instituição de ensino particular gira em torno de 15% do total da base de alunos. Ou seja: se sua escola ou curso tem 100 matriculados, você deve se planejar para conquistar pelo menos 15 alunos novos no ano seguinte. Uma taxa abaixo de 13% já é ruim, e abaixo de 11% é crítica. Nesses casos, já torna-se extremamente necessário repensar a estratégia para atrair interessados e convertê-los em alunos.
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Problema de retenção
Sua escola ou curso com certeza enfrenta problemas de retenção se perder mais alunos do que captar, gerando um déficit no número total de alunos. Além disso, um problema de retenção pode ocorrer se não houver engajamento entre os alunos.
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