Planejamento de captação de alunos: como montar um modelo eficiente
A captação de matrículas é um processo fundamental e complexo em qualquer instituição de ensino. Mas apesar disso, este processo muitas vezes é negligenciado e não é feito com o devido cuidado.
Deixar de dar atenção devida ao processo de captação de alunos é um erro gravíssimo das escolas, afinal, essa é a base de todo funcionamento de uma instituição. Sem alunos matriculados, a escola não funciona.
Por essa razão, muitas escolas e cursos enfrentam problemas. Mas com um planejamento de captação eficiente, é possível obter resultados muito melhores e garantir um bom funcionamento de sua escola.
Veja as 5 dicas que preparamos para você montar um plano de captação de alunos!
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Dica 1: Estabeleça objetivos
Para planejar o seu caminho, você primeiro precisa saber onde quer chegar. Quando se trata de plano de captação de alunos, estabelecer objetivos é justamente estipular os números que você deseja alcançar com este plano.
Vale pensar:
- Quantos alunos quero captar?
- Que receita quero obter através dos novos alunos?
- Que turmas ou segmentos de ensino novos posso ampliar?
É claro que os objetivos devem ser realistas, de preferência ancorados em resultados anteriores da escola ou curso. Porém, eles não devem deixar de ser ambiciosos.
A partir dessa expectativa inicial, é que poderá ser possível definir os meios necessários para atingir os objetivos traçados!
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Dica 2: Crie metas
Pode ser um pouco confuso diferenciar objetivo e meta, mas na verdade é bem simples. Metas são aquelas coisas que você precisa fazer para chegar ao seu objetivo.
As metas precisam ter prazos estabelecidos. Elas são o que define as atitudes que se deve tomar para alcançar o que se deseja.
Elas devem ser planejadas de modo que possam ser atingidas. Não devem ser difíceis demais, pois se a equipe souber que corre atrás de metas inatingíveis, ficará desmotivada. Mas, quando são estipuladas metas justas, é essencial que todos se empenhem para alcançá-las.
Você pode traçar metas como:
- Com quantos responsáveis a escola vai entrar em contato
- Quando vai começar e terminar o período de captação
- Quantos contatos devem ter reuniões agendadas
- Quantas reuniões devem levar à efetivação da matrícula.
Dica 3: Invista em Marketing digital
Hoje em dia não dá pra ignorar o poder que a internet tem na divulgação de produtos e ideias.
Quando se trata de captação de estudantes, estamos falando de jovens que vivem nesse meio e consomem diariamente propagandas de marketing digital. Ser uma referência de lugar adaptado às novas tendências digitais e atualizado já não é mais um diferencial, é essencial.
Entenda porque o marketing digital pode ajudar na captação de alunos!
Os alunos precisam conhecer a escola e querer estudar nela. Uma escola bem relacionada na internet cria uma marca forte que capta alunos organicamente.
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Para isso, é importante ter:
- Redes sociais
- Perfil no Google Meu Negócio
- Periodicidade nas postagens
- Uma boa identidade visual
- Uma linguagem atualizada e atraente (você pode usar memes e gifs para se comunicar)
- Produzir conteúdos que ultrapassem o objetivo de vendas
Assim, a escola conseguirá captar os alunos que já tem o interesse nutrido em estudar naquela instituição.
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Dica 4: Distribua tarefas
Após criar metas, é preciso definir qual funcionário ou setor ficará responsável por cada uma delas. Se não houver nomes de pessoas responsáveis por cada função, é bem provável que ninguém assuma a responsabilidade.
Além disso, a chance de fracassar quando concentramos todas as funções em um só setor da instituição é enorme. O trabalho em equipe é a melhor saída para um bom resultado nos negócios.
Aprenda a delegar tarefas e otimizar seu tempo!
Em geral, pode-se pensar na seguinte divisão de tarefas:
- Setores de marketing e comercial ficam responsáveis por captar alunos pela internet e fora do ambiente virtual;
- Secretários são responsáveis por fazer contato, cadastrar e agendar reuniões com interessados;
- Coordenadores devem atender e apresentar a instituição aos interessados;
- Setor financeiro fica responsável por fechar a matrícula
Se a divisão de tarefas for feita de forma inteligente, pensando em qual área é mais adequada à cada função, as chances de converter contatos em matrículas aumenta muito.
Dica 5: Prepare a equipe
Antes que o processo de captação inicie, é preciso que haja um treinamento especial para os funcionários que entrarão nesta maratona.
Cada funcionário precisa estar inteirado sobre todo o processo e principalmente, bem preparado para atuar na área que lhe foi dirigida. Ainda que cada tarefa tenha suas particularidades, todos que trabalham com a captação devem saber que são responsáveis por representar a escola ou curso ao lidar com os interessados na instituição.
Este treinamento é fundamental para o sucesso da instituição como um todo, porque além de preparar muito mais os funcionários, ele gera um espírito de coletividade e engajamento em toda a equipe.
Assim, a impressão que a equipe passará será decisiva: ela pode fazer alguém se matricular ou desistir da sua instituição.
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DICA EXTRA: Gerencie o processo de captação!
Muitas escolas já usam ferramentas tecnológicas para gerenciar o processo de captação. Investir em tecnologia, além de essencial, é uma boa oportunidade de otimizar seu tempo e seus recursos.
Com uma Ferramenta de Captação de Alunos, você pode formar um banco de dados organizado com informações sobre os interessados na sua escola, pode acompanhar o andamento de cada atendimento ao cliente e principalmente, direcionar o interessado por cada etapa da captação, até a matrícula.
Por essa razão, a solução ideal para escolas e cursos é uma ferramenta de gerenciamento da captação de alunos (também chamada de CRM, do termo em inglês Customer Relationship Management), já que ela é voltada especialmente para o gerenciamento dessa relação.
Nela você pode:
- Gerar email automático para facilitar a comunicação
- Identificar qual canal que dá mais retorno à sua escola
- Entender onde você tem mais perda
- Gerenciar o que a sua equipe está fazendo em cada etapa
- Entender suas oportunidades perdidas
- Criar seu próprio meio de etapa de captação
Usando essa ferramenta você poderá gerenciar todas as etapas das negociações com os interessados em sua escola e multiplicar sua base de alunos.
Coloque seu planejamento de captação em prática e conte com a WPensar nesse processo!