Elementos do marketing para escolas

Marketing para escolas – entenda porque ele é fundamental

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Quase todas as instituições de ensino almejam crescer e conquistar novos alunos. Para que isso seja possível, é muito importante que os gestores entendam a importância do marketing para escolas, um conjunto de estratégias que pode trazer ótimos resultados na hora de atrair novos públicos.

É indiscutível: se uma instituição de ensino quiser se expandir, ela precisará pensar em marketing. Preparamos esse artigo para que você entenda os conceitos mais importantes a respeito desse assunto. Acompanhe!

O que é o marketing

Marketing é uma palavra da língua inglesa que, em uma tradução livre, pode ser entendida como o estudo do mercado de uma empresa.

Ou seja: “marketing” é a estratégia que coordena a relação entre uma companhia e seus clientes. Para isso, o marketing deve definir questões como a área de atuação da empresa, os produtos oferecidos, o preço cobrado e as campanhas promocionais realizadas.

No caso de uma escola privada, é a estratégia de marketing que define que tipo de propaganda deve ser feita, quais “extras” ou diferenciais podem ser anunciados, quanto deve custar a mensalidade, quantas bolsas podem ser oferecidas e qual é a área de abrangência da instituição (ou seja, se há um foco em captar alunos de um determinado bairro ou zona da cidade)

O marketing é uma atividade fundamental para a sobrevivência das empresas dos mais diversos setores, pois é responsável por garantir a chegada de clientes e a geração  de lucro. Algumas grandes empresas, por exemplo, investem boa parte do próprio capital em campanhas que atraem novos públicos e que reforçam a imagem da marca para o consumidor.

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Porque o marketing para escolas é importante?

A escola, como qualquer empreendimento, é uma organização que se relaciona com um determinado tipo de público. Por isso, ela precisa praticar e aplicar uma filosofia de marketing adequada. É isso que garante que a instituição tenha sempre um bom número de alunos, em quantidade suficiente para manter a saúde financeira da própria escola.

No entanto, a importância do marketing não é vista de forma tão clara nas escolas. Embora elas também sejam um tipo de empreendimento e necessitem de lucro para funcionar, a maioria delas é comandada por gestores que têm uma formação mais voltada para a área da educação, e não para a área do empreendedorismo.

Por isso, o marketing para as escolas é, muitas vezes, feito de maneira amadora ou pouco eficaz. Entretanto, o gestor precisa compreender que é essencial pensar em uma estratégia de mercado. Ou seja: é preciso pensar na maneira correta de se relacionar com o público, já que essa questão é decisiva para o sucesso de qualquer instituição.

Quais são as particularidades do marketing para escolas?

As estratégias de marketing para escolas são similares às estratégias utilizadas por organizações de qualquer setor. Entretanto, as escolas trabalham com alguns fatores e variáveis específicos.

Em primeiro lugar, a escola precisa levar em conta que existem outras concorrentes no mercado e que possuem públicos idênticos. Por exemplo: em um mesmo bairro, duas ou mais escolas privadas podem disputar exatamente o mesmo público. Então, para superar essa concorrência, é preciso que a instituição demonstre os seus diferenciais.

Quais seriam esses diferenciais? Um diferencial de uma escola pode ser, por exemplo, a aplicação de um método de ensino inovador, o uso de tecnologia em sala de aula, a oferta de atividades extracurriculares, uma estrutura física de ponta, entre outros.

Cabe aos gestores buscar pontos fortes que podem ser usados como diferenciais. Além disso, também cabe a eles propor novos investimentos e trazer novas tendências para que a escola esteja sempre a frente das demais e ofereça algo que as concorrentes não oferecem.

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Resultados dessas estratégias

Como principais resultados das ações de marketing nas escolas, podemos apontar a evidente melhora na captação de alunos. Não é interessante para nenhuma instituição contar com vagas ociosas, mas o fato é que esse é apenas um dos muitos benefícios que esse tipo de investimento pode trazer.

Além de captar novos clientes, a propaganda de qualidade reforça os laços com os antigos. Isso faz com que a evasão diminua e a satisfação em estar em uma instituição de ensino de qualidade aumente. Os laços entre os estudantes e a escola se reforçam e o poder da marca no mercado se torna cada vez maior.

Não há nada de errado em investir em marketing: pelo contrário! A instituição que adota as estratégias corretas costuma obter ótimos resultados! Por isso, cabe a cada gestor se informar e investir no melhor para sua escola!

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