Como usar o funil de marketing para captar potenciais alunos
O funil de marketing digital surgiu em resposta à mudança de comportamento do consumidor por conta da internet. Você sabia que entender esse comportamento é um passo importante para a captação de alunos da sua escola?
A jornada de compra envolve todos os passos de uma pessoa durante a compra de um produto ou serviço: identificação de uma necessidade ou vontade, consideração e pesquisa, e decisão de compra.
O mesmo acontece com a tomada de decisão sobre onde matricular o filho ou qual instituição de ensino estudar. Acontece que os hábitos mudaram, de forma que é preciso estar presente onde estão os seus futuros alunos e seus responsáveis: na internet!
Com o funil de marketing digital, é possível aumentar as oportunidades de matrícula seguindo uma série de práticas. As ações envolvidas colaboram para a construção de credibilidade e relacionamento com alunos em potencial. Confira como aplicar na sua escola!
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Entenda o funil de marketing para captar alunos em potencial
O funil de marketing para conversão de alunos é um conjunto de ações capazes de potencializar a captação e, também, a fidelização de alunos, conforme as características do seu público-alvo.m
O funil é dividido em seis etapas:
- Atrair visitantes
- Converter em leads
- Relacionar-se com a base
- Fechar matrícula
- Analisar os resultados
- Reter os alunos matriculados
Cada etapa representa um estágio no percurso da tomada de decisão do público-alvo, desde a atração até a retenção do aluno, quando ele está efetivamente matriculado na escola.
Confira: Comunicação para escolas
Estágios do funil de marketing para escolas:
Atrair
A sua escola precisa ser encontrada! Para que isso aconteça, é preciso conhecer a persona, que representa o seu público ideal, as plataformas que costuma utilizar para se informar e outros comportamentos que envolvam consumo de informação na internet.
Você não tem uma persona? Conheça essa estratégia!
Com essas informações bem definidas, é preciso produzir conteúdo e disponibilizá-lo nas redes sociais e sites onde seu público conseguirá acessá-lo.
Lembre-se de que na atração nem todos estão procurando por uma escola ou curso, alguns podem ser apenas interessados no assunto ou buscar o ensino para outro momento.
É muito importante ter um site! Uma plataforma exclusiva da sua escola é essencial para dar credibilidade, disponibilizar informações e facilitar o acesso à sua escola. A presença na internet garante que, com uma pesquisa rápida, sua escola ou curso seja encontrada.
Redes onde você pode ter um perfil:
- Canal no Youtube
- Blog
- Google Meu Negócio (que garante a presença da sua empresa no mapa disponibilizado pelo buscador, com as informações básicas de funcionamento)
O tópico de atração é sobre publicações informativas e educativas, que apresentam situações e informações sobre a área de atuação da sua escola.
O conteúdo não pode ser propagandístico, deve incluir os princípios da sua instituição e ensinar ao seu público temas diversos de educação.
A melhor situação é quando a escola tem uma equipe na produção e manutenção do site e redes sociais.
Se você oferece um curso, pode disponibilizar algumas aulas gratuitas no Youtube, ou uma palestra interessante. Essa estratégia permite falar sobre um tema específico de interesse do público, não obriga ninguém a se matricular na sua escola, ao passo que entrega os valores e qualidades do serviço que sua instituição oferece.
Outras dicas de conteúdo:
- Posts em redes sociais
- Posts patrocinados em redes sociais
- Artigos no blog da escola sobre temas educativos
- Dicas rápidas sobre temas que sua escola possa falar: dicas de português, como gravar fórmulas, dicas de leitura, entre outros.
Invista em vídeos!
Você sabia que 80% dos alunos em potencial que planejam cursar uma universidade a distância dizem que assistir a vídeos online influenciou na sua matrícula? Confira o artigo do Google!
Converter
Agora que você está visível na internet e chamou atenção das pessoas interessadas em estudar, aproxime-as de seus conteúdos. Continue postando, interaja e faça publicações que permitam mapear as pessoas interessadas.
Como? Com recolhimento de dados!
Utilize campanhas ou sites de captação, faça webinars, testes vocacionais ou módulos de aulas promocionais.
Pense em conteúdos, palestras e minicursos mais elaborados em que a moeda de troca seja a informação que ambos precisam: você disponibiliza um material super interessante e o candidato disponibiliza o e-mail e outras informações de contato.
No blog você pode convidar o público a assinar a newsletter, por exemplo. Pode oferecer uma aula exclusiva no Youtube e solicitar o e-mail para acessar o link, entre outros.
Use botões com chamadas à uma ação, os calls-to-actions (CTA), como “Clique aqui”, “Saiba mais” e “Confira esse conteúdo”.
Relacionar
Nesse momento do funil de marketing é preciso construir relacionamento, para isso, é importante que sua escola atue com a gestão de interessados.
Uma ferramenta de gestão de interessados, ou CRM (Customer Relationship Manager), permite registar quais pessoas interagiram com sua escola e demonstraram interesse em algum curso.
Com essas informações você pode entrar em contato com elas e elaborar materiais que aprofundem seu relacionamento e direcionem à matrícula.
O envio de e-mail marketing e publicações nas redes sociais são ótimas estratégias. Continue com os procedimentos das outras etapas, porque o interessado pode transitar pelo funil, o que é normal. O importante é garantir que ele continuará se relacionando com sua escola, seja através de engajamento no Facebook e Instagram ou acompanhamento de vídeos pelo Youtube.
Vantagens do envio de e-mail:
- Aproxima – emails personalizados demonstram sua preocupação com a necessidade do interessado;
- Informa – a pessoa continua a receber conteúdos, cada vez mais específicos para seus gostos e interesses;
- Segmenta – você consegue filtrar os interessados de acordo com o lugar que ocupam na jornada de compra, ou ainda por área de interesse, no caso de sua escola oferecer diferentes modalidades de cursos;
- Relaciona – não esqueça desta etapa do percurso! Envie conteúdos, pergunte a necessidade do interessado, leia o feedback e demonstre seu interesse em ouvi-lo. Entre em contato com o interessado após uma reunião, perguntando o que achou da escola e da equipe, mostre seu interesse em alimentar essa relação;
- Medida certa – o e-mail tem a característica de ser pessoal, direcionado para uma pessoa ou grupo de pessoas, o que não impede de seguir padrões, que facilitam a escrita e o envio;
Não esqueça: disponibilize informação! A pessoa interessada precisa conhecer mais e aprender sobre o que sua escola oferece, seus diferenciais e o potencial da sua equipe (conteúdo de qualidade).
E-mail para captação de alunos – como usar essa estratégia
Fechando Matrícula
Não seja invasivo! Leve em consideração o percurso do interessado, quais interesses e objetivos dele e quais características da sua instituição de ensino correspondem às expectativas da pessoa.
Para ser mais efetivo na matrícula, é importante alinhar os melhores métodos e ferramentas entre as áreas de marketing e vendas que auxiliarão na abordagem e no processo de fechamento.
Acompanhamento de Métricas
Uma ação indispensável do funil é a análise dos resultados, averiguando se a quantidade de oportunidades de alunos é suficiente, se o número de matrículas está no nível esperado, se o relacionamento está sendo efetivo e se a meta de matrículas foi atingida.
O importante da metrificação e análise desses dados é o acompanhamento do resultado de cada ação tomada quanto à captação. Você pode verificar se uma campanha de emails funcionou, quais ações estão contribuindo para alcançar ou não as metas, entres outros dados que colaboram a gestão.
Retenção
Nessa fase, o aluno está matriculado, mas mesmo assim precisa ser acompanhado de perto para não se tornar parte da taxa de evasão (churn) ou procurar uma escola concorrente que ofereça alguma vantagem mais atrativa.
Por isso, estabelecer um relacionamento mais pessoal é indispensável para a fidelização, encerrando o funil de conversão de alunos.
Investir em comunicação é a chave para evitar ruídos e aproximar a família e os alunos da escola. Saiba os diferenciais da sua instituição, conheça seu público e esteja sempre em contato com ele.
Não pare! O processo de captação tem seu auge no final de cada ano letivo, mas o fluxo de produção e a melhoria da comunicação devem ser constantes. Invista em novas estratégias de marketing, analise seus resultado e ouça o feedback dos seus clientes e colaboradores.
Com as informações certas na mão, você consegue investir nas melhores estratégias do funil de marketing durante seu processo de captação.
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Escrito por Keite Marques, analista de Marketing de Conteúdo da Evolua Educação. A Evolua é uma licenciadora de cursos com método de ensino interativo, presente em mais de 1.500 escolas em todo o Brasil.
Artigo atualizado pela WPensar em 11 de fevereiro de 2019.