E-mail Marketing para captação de alunos: como usar essa estratégia

  • Colina Tech

  • 7 meses atrás

  • 5 min de leitura

Em muitas empresas, o e-mail é um dos principais – e mais utilizados – canais de comunicação com clientes e interessados. Nas escolas, ele pode ser um aliado eficaz para direcionar e se relacionar com alunos já matriculados ou interessados que cheguem por meio das campanhas que a escola faz.

Com o e-mail, é possível divulgar conteúdos, informações relevantes, novidades e diferenciais para quem já demonstrou interesse pela sua escola particular. Dessa forma, o e-mail, muitas vezes, marca o início do relacionamento por ser o primeiro contato direto com o futuro cliente. 

Portanto, é fundamental causar uma boa impressão e fazer com que a escola seja lembrada. Também é preciso ter segurança e credibilidade desde o início para auxiliar o interessado na decisão de fazer a matrícula. 

No entanto, existem fatores que influenciam diretamente no sucesso dessa estratégia de e-mail-marketing para captação de matrículas. Por isso, preparamos este artigo com dicas práticas para otimizar sua estratégia e gerar resultados efetivos na conversão de matrículas. 

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Como estruturar o E-mail Marketing ideal para captação de alunos?

A construção do e-mail é fundamental para a garantia da sua efetividade em despertar o interesse do potencial aluno. É crucial planejar cada componente desse e-mail, desde a linha de assunto até a chamada para ação. 

Vamos mergulhar em cada aspecto que deve ser considerado para criar uma estratégia de e-mail marketing que gere resultados e leve sua escola particular ao sucesso? Continue conosco!

Assunto

Por ser a primeira forma de contato do cliente com o e-mail, é de extrema importância que o assunto instigue a curiosidade e faça com que a mensagem não seja considerada um SPAM.

69% dos destinatários marcam um e-mail como SPAM levando em conta somente o assunto.

Convince&Converter

Conforme destacado acima pela Convince&Converter, uma impressionante porcentagem de 69% dos destinatários classifica um e-mail como SPAM apenas por causa do assunto. Esse dado ressalta a necessidade de escolher palavras que toquem na dor do leitor!

Priorize a utilização de frases curtas, mas que tenham potencial para despertar um gatilho que chame e prenda a atenção do leitor para a sua abertura.

Personalização

Uma forma de garantir maior engajamento para abertura e leitura dos e-mails é buscar personalizar as mensagens, ou seja, customizar, de maneira individual, os assuntos e as mensagens no intuito de criar um relacionamento entre empresa e cliente.

E-mails com assuntos personalizados possuem 26% maior probabilidade de serem abertos.

Campaign Monitor

A utilização dessa técnica fortalece a sua imagem institucional e desenvolve a fidelização dos alunos. 

Incluir o nome do destinatário é visto por muitos como a melhor, ou única, forma de personalizar os e-mails, uma vez que o destinatário dá maior atenção ao que a mensagem tem a dizer.

Um ponto a se considerar é que a personalização pode se estender para além do nome do destinatário, abrangendo conteúdos que ressoem com seus interesses e metas individuais.

Compreender as necessidades específicas, preferências e padrões de comportamento pode auxiliar na criação de campanhas de e-mail mais segmentadas, por exemplo.

Assim, ao aprimorar suas estratégias de personalização, você não apenas aumenta as taxas de abertura de e-mails, mas também nutre um relacionamento mais forte.

Coleta de dados

Uma técnica muito valiosa, e utilizada atualmente, é a coleta de dados de maneira correta. Coletar informações-chave das oportunidades para a sua empresa, sem ser invasivo, garante material para personalizar os e-mails de acordo com o público-alvo, faixa etária, localização, entre outros. 

Os formulários curtos e landings pages são ótimos recursos para fornecer essas informações valiosas para uma boa prospecção e conversão de matrículas.

Consistência

Outro ponto muito importante é que deve haver um padrão estrutural claramente perceptível pelo seu cliente, ou seja, todos os e-mails devem manter um formato de fontes, tamanhos e utilizar a mesma linguagem ao criar suas comunicações. Isso fará com que as mensagens sejam objetivas e claras para não confundirem o leitor.

Segmentação

Dentro da sua base de contatos e oportunidades, existem aqueles que acabaram de iniciar o contato com a sua instituição, e também aqueles que são antigos interessados que não efetivaram a matrícula no período letivo anterior. Isto é, nem todos estarão no mesmo estágio da “jornada de compra”.

A segmentação é uma aliada indispensável para fazer uma comunicação direcionada às pessoas em cada um desses estágios do processo de captação, enviando, portanto, o e-mail certo para a pessoa certa.

Momento

Além de todos os pontos citados anteriormente, é fundamental garantir que o destinatário receba a mensagem no momento certo, senão, de nada adianta todo o trabalho feito anteriormente. Já pensou planejar e estruturar toda uma campanha de matrículas e o seu potencial cliente receber o e-mail informativo depois?

Para isso, o uso de automações permite uma comunicação ágil e eficaz para o timing e direcionamento dos interessados. Por meio da segmentação dos leitores com base nas escolhas e na etapa da jornada de compra, é possível direcioná-los à “chamada para ação” desejada. 

Essa ação pode ser a inscrição em um processo seletivo ou evento, agendamento de visita, e até mesmo, a efetivação da matrícula.

Em 2016, cerca de 56,5% das Instituições de Ensino brasileiras já utilizavam alguma ferramenta de automação para e-mail-marketing.

TechTrends: Benchmarks de ferramentas para Instituições de Ensino

Dica bônus: retenha seus alunos também com o E-mail Marketing

Agora que você já sabe como utilizar o E-mail Marketing para captação de alunos, também lembramos que este é um ótimo canal para reter os alunos da sua escola particular.

Mas como podemos aprimorar as estratégias de retenção utilizando essa ferramenta? Aqui, um sistema de gestão escolar como o da Activesoft pode ser o seu maior aliado!

Com um sistema de gestão escolar de qualidade, você pode usar dados dos alunos para identificar áreas de interesse em disciplinas extracurriculares entre seus alunos, por exemplo. Esses insights poderiam então ser utilizados para criar conteúdos de e-mails que divulgam workshops ou eventos que a escola está organizando. 

Da mesma forma, a compreensão das preocupações e expectativas dos pais pode ajudar a moldar campanhas que destacam o valor e os benefícios que sua escola particular oferece. 

Além disso, um sistema de gestão pode facilitar a segmentação de suas campanhas de email, permitindo que você direcione mensagens específicas para grupos específicos. O que maximiza o resultado de cada ação, centralizando a comunicação entre a escola e os pais.

Por meio de uma boa estratégia de E-mail Marketing apoiada por um sistema de gestão, você pode construir uma estratégia de retenção que mantém os alunos atuais engajados ao ponto de recomendarem a sua escola para outras pessoas – o que reforça a captação de alunos!

Gostou das nossas dicas para desenvolver uma boa estratégia de e-mails na captação de alunos e quer otimizar os seus resultados? Fale com um especialista agora mesmo!

Colina Tech

27.09.2023