É possível captar alunos em meio à pandemia?

É possível captar alunos em meio à pandemia?

100

A perda de alunos ao longo deste ano – em função do coronavírus – foi uma das grandes dores que atingiram as escolas, dentre tantas outras dificuldades relacionadas ao ensino. O fim do período letivo chegou e, com ele, o objetivo de planejar e estruturar maneiras para captar alunos em meio à pandemia.

Nos últimos meses, instituições de diversos segmentos precisaram pensar fora da caixa para reter alunos – ao mesmo passo em que a qualidade educacional precisava ser mantida. Porém, nesse momento, uma questão vem à tona: É possível captar novos estudantes com todo este cenário e manter as contas em dia?  Nós respondemos! Continue a leitura e confira nossas dicas.  

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

É possível captar alunos em meio à pandemia? 

Você pode se perguntar: é possível captar alunos em meio à pandemia? A gente responde: não só é possível, como existe uma série de medidas que a sua instituição de ensino deve adotar para assegurar que os processos da captação de alunos para o próximo ano sejam proveitosos.

As práticas que te apresentaremos a seguir devem ser aplicadas ao longo de todo o ano, com uma comunicação bem planejada a fim de garantir uma captação contínua e funcional dentro da gestão escolar.  

6 boas práticas para captar alunos em meio à pandemia:

1 – Execute estratégias de Marketing Digital na escola  

Qual é a primeira coisa que você faz quando precisa comprar um produto ou contratar um serviço? Provavelmente, você pesquisa na internet – à procura de uma avaliação, resenha crítica ou um vídeo que fale a respeito da sua necessidade. 

Com os pais e responsáveis de alunos não é diferente! Eles buscam instituições de ensino na internet para encontrar as melhores opções e fazer um bom comparativo. Online, é possível encontrar um vasto registro de atividades que impactam diretamente na decisão de contratação.  

Dentro dessa perspectiva, a presença digital de um negócio deixou de ser uma escolha e passou a ser necessidade daqueles que buscam estar em posições competitivas no mercado educacional. Sendo assim, a fim de ser notado nas redes por meio do marketing digital, você pode:

  • Fazer um levantamento de anos anteriores para fazer comparativos entre as campanhas de captação;
  • Realizar um diagnóstico de ambiente para entender como programar suas ações de marketing digital;
  • Definir a sua persona, ou seja, o perfil de pessoas que você pretende atrair para sua instituição;
  • Investir em um site, redes sociais e mídias pagas para promover a marca da escola.

Para esta finalidade, preparamos alguns materiais que irão te mostrar na prática como executar essa estratégia. Confira:

  1. Como usar o marketing digital para captar alunos?
  2. Como usar o funil de marketing para captar potenciais alunos 
  3. Marketing para escolas e cursos: conheça a estratégia da “persona”
  4. Marketing para escolas – entenda porque ele é fundamental
  5. Entenda como o marketing de conteúdo pode ajudar na prospecção de novos alunos

2 – Invista em atendimento digital e personalizado 

Bem como outros fatores, o tipo de atendimento prestado pode diferir sua empresa da concorrência e ser decisivo no ato da contratação.Não importa o perfil do consumidor, o objetivo é o mesmo: se sentir especial e bem atendido. 

Especialmente no contexto digital – é preciso entender que, para aumentar o número de alunos matriculados, é essencial ter uma boa organização offline. Por este motivo, a escola precisa:

  1. Investir em diferentes canais de atendimento;
  2. Treinar a equipe com boas práticas de negociação;
  3. Se certificar de que os responsáveis pela captação estão habituados com tecnologia para agilizar o processo. 

No momento em que uma pessoa interessada vira uma oportunidade de matrícula, ela é considerada como o que chamamos de “quente”. Esse é o momento perfeito para  realizar o contato, pois ele estará mais animado para realizar a contratação! 

Uma pesquisa feita pela The Ultimate Contact Strategy revelou: as chances de conseguir um contato diminuem em até 21 vezes quando o tempo de resposta passa de 5 para 30 minutos após o cadastro. Portanto, se o interessado entrou no site da escola e pediu para conhecer o local ou qualquer ação que demande um contato com ele, seja rápido e não perca a oportunidade! 

3 – Programe um tour virtual pela instituição

Com o contexto atual, onde a população evita aglomerações em locais físicos, é preciso repensar o tour pela instituição. Em suma, uma possibilidade é planejar um tour virtual com os interessados. É válido criar uma área no site, nas redes sociais ou até mesmo uma pasta compartilhável na nuvem que contenha fotos e vídeos de alta definição das salas e demais espaços da instituição

Informações relevantes como a quantidade de metros quadrados de cada área, número de alunos que as acomodações podem receber e serviços ofertados são extremamente úteis para fomentar o interesse do público alvo.  

Caso o responsável opte por um tour presencial, é importante agendar horários com antecedência e evitar receber muitas pessoas ao mesmo tempo – seguindo as recomendações de saúde dos órgãos competentes. 

Continue aprendendo: E-mail para captação de alunos – como usar essa estratégia

4 – Repense seu processo seletivo

Sua instituição realiza algum tipo de processo seletivo durante a captação? Se a resposta for sim, é preciso repensar os métodos utilizados para este fim.  

Como alternativa, sugerimos duas possibilidades: a primeira delas é a realização de redação ou teste online – que permitem a realização de uma prova sem que os alunos precisem sair de casa. Para isso, é possível criar testes no Google Formulários – que possibilita atribuir pontuação e gerar gráficos de aproveitamento. 

Também é válido contar com ferramentas como a Matrícula Online. Projetada com o intuito de permitir que o próprio responsável e/ou aluno realize sua pré-matrícula pela internet, tornou-se uma boa opção para atender as demandas de captação neste momento. 

5 – Seja compreensivo neste momento

Um dos principais motivos para a evasão escolar durante o maior pico de contágio foi a dificuldade financeira por parte dos responsáveis. Logo, tendo em vista as possíveis situações relacionadas ao coronavírus na volta às aulas, analise o cenário e entenda se é possível flexibilizar o pagamento. 

Por isso, analise a situação da escola e ouça as famílias. Assim, você entenderá se é possível conceder algum percentual de bolsa ou desconto para aumentar as chances de absorção do público com maior dificuldade econômica em função da pandemia. 

Uma boa alternativa para promover condições mais acessíveis para ambos é utilizar o pagamento recorrente – que lança o valor da mensalidade no cartão de crédito do responsável financeiro sem comprometer o limite total.  

6 – Utilize um CRM integrado ao Sistema de Gestão Escolar

Um CRM (Customer Relationship Manager) ou “gerenciador de relacionamento com o cliente”, é uma ferramenta que permite registrar informações de contato e executar ações voltadas para os interessados pelos seus serviços. 

Portanto, na frente educacional, é utilizada para gerenciar os dados dos alunos que pretendem se matricular na sua instituição de ensino. Com ele, a escola profissionaliza processos de captação e visualiza relatórios e métricas importantes para tomar decisões estratégicas. 

Dessa maneira, um bom gerenciador possibilita registrar ligações, e-mails, visitas, reuniões, observações e demais atividades atreladas ao interessado e seu respectivo processo seletivo. Logo, apostar na contratação de um sistema de gestão que disponibilize essa funcionalidade é uma escolha importante para profissionalizar esse processo.  

Confira também: Como potencializar suas matrículas com o Gerenciador de Interessados WPensar

Apresente a tecnologia como diferencial competitivo!

Em conclusão, a pandemia evidenciou uma antiga necessidade: utilizar a tecnologia nos processos escolares para ter mais agilidade e um melhor posicionamento estratégico. Desse modo, mostre ao público que a instituição criou planos de ação e que conta com ferramentas tecnológicas para ter uma gestão moderna e funcional, aproximando as famílias da escola.  

A WPensar criou soluções que podem te ajudar a captar alunos em meio à pandemia e automatizar tarefas cotidianas de forma digital e intuitiva. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.

Compartilhe com um gestor e comente o que achou do artigo aqui embaixo. Até a próxima!