8 erros na captação de alunos que sua instituição deve parar de cometer
A captação de novas matrículas é parte fundamental do trabalho de qualquer escola ou curso. Todavia, muitas instituições de ensino não dão a devida atenção a esse processo, deixando brechas para erros na captação de alunos que comprometem toda a gestão escolar.
Evitar essas falhas já é um bom caminho para combater os problemas na captação e garantir salas de aula cheias. Confira nesse artigo quais são os erros que sua escola ou curso precisa parar de cometer agora mesmo!
Os 8 erros na captação mais comuns
1. Não estabelecer metas de captação
Para realizar um bom trabalho é preciso, em primeiro lugar, saber onde você deseja chegar e que objetivos pretende atingir. Se não houver uma meta clara, a equipe responsável pela captação fica desmotivada e seu trabalho fica vago e sem sentido. Assim, é necessário estipular o número de matrículas que você deseja conquistar e depois definir metas, que devem incluir prazos.
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2. Não focar em um público-alvo
É preciso definir também qual é o público-alvo da sua instituição, ou seja: definir que tipo de pessoa tem perfil para ser aluno da sua escola ou curso. Quando as instituições não pensam no público que desejam atender, o contato com alunos em potencial fica um pouco confuso. Nesses casos, as estratégias de captação terminam trazendo à sua instituição muitos curiosos que na verdade não têm condições ou não têm interesse de fato em se matricular.
3. Não planejar o investimento em divulgação
Investir em divulgação, como campanhas publicitárias, por exemplo, faz parte do processo de atrair novos alunos. Todavia, esse investimento deve ser planejado para atingir o público-alvo de maneira eficiente e com melhor custo-benefício possível para instituição.
Não se pode investir em divulgação da maneira que muitas instituições fazem, apenas “tentando a sorte” com anúncios em vários veículos. Nesses casos, tende-se a gastar muito dinheiro para obter pouco ou nenhum retorno.
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4. Ignorar o potencial da internet
Muitas escolas e cursos não estão presentes nas redes sociais e sequer atualizam seus sites. Com essa postura, terminam desperdiçando o enorme potencial da internet no que diz respeito a captação de alunos.
O investimento na web é interessante porque ela oferece algumas vantagens em relação às mídias tradicionais. Quando se anuncia na internet, é possível segmentar o público que você quer que veja sua campanha e depois acompanhar os resultados dela. Além disso, a simples divulgação através de redes sociais e páginas com formulários de matrícula pode ser bem eficiente e sem custo.
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5. Não fazer a gestão dos contatos
Um dos maiores erros na captação de alunos é não ter nenhum controle dos interessados que chegam à instituição. Você precisa, de alguma maneira, obter os dados de contato de alguém que demonstra interesse na sua escola ou curso, pois essa é a única maneira de começar a estabelecer o relacionamento com um cliente em potencial.
Todo esse processo fica muito mais fácil quando a escola é informatizada e conta com uma ferramenta de captação, que registra as informações desejadas e cria uma “ficha” de cada interessado, fazendo o gerenciamento de relacionamento com os clientes. Assim, nenhuma informação se perde em anotações, por exemplo.
6. Não estabelecer um relacionamento com os interessados
Não adianta apenas pegar o contato de interessados na sua escola ou curso se você não estabelecer nenhum relacionamento com eles. Vale, por exemplo, agendar uma reunião ou enviar emails com conteúdos interessantes sobre a instituição após um contanto inicial. O importante é fazer-se presente, e mais que isso, estabelecer uma relação de confiança através da argumentação correta, mostrando que você pode oferecer o que a pessoa precisa. Desse modo, as chances de converter um interessado em aluno é muito maior.
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7. Ter um atendimento desorganizado
Nenhum aluno em potencial terá paciência para sua instituição se for mal atendido. Por isso, a equipe responsável por receber interessados precisa estar treinada e também precisa dispor de recursos que permitam trabalhar com eficiência, como um sistema informatizado, por exemplo. Quando não há organização no atendimento, a escola não consegue trabalhar bem a captação e acaba aborrecendo aluno em potencial com ineficiência, lentidão e perguntas repetitivas, por exemplo.
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8. Não analisar os resultados da captação
A análise é a etapa final da temporada de captação, onde avalia-se o resultado das estratégias adotadas. Analisar é fundamental porque permite encontrar erros e acertos no trabalho que foi feito. Assim, pode-se estabelecer um planejamento melhor a cada ano, de modo a eliminar erros na captação de alunos.
Quando a escola não avalia o resultado de suas estratégias de captação, fica sem referências para progredir nesse trabalho. Porém, é de fato difícil fazer uma análise quando os registros são confusos. Relatórios de um sistema de gestão escolar, por exemplo, podem ajudar muito a avaliar os resultados obtidos.
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