6 passos para captar matrículas para sua escola ou curso
A importância de tomar a decisão certa na hora de captar matrículas
O papel do marketing na escola nunca foi tão essencial para ajudar o gestor a captar matrículas para sua escola ou curso. Em um período turbulento e de insegurança financeira, é necessário centralizar todas as ações possíveis a fim de evitar a evasão escolar em sua instituição e conquistar o máximo de novos estudantes. A diferença entre fazer com que novos alunos façam ou não matrícula na sua instituição dependerá de quais atitudes você gestor tomará para conseguir encantar este público.
Para ajudá-lo nesta importante missão, apresentamos neste post um roteiro para que você consiga obter o melhor resultado para sua escola:
1. Estude seu público alvo
Para um excelente resultado na captação de alunos, é fundamental estabelecer estratégias de marketing que te ajudem.
Antes de mais nada, é necessário definir qual é seu público alvo, ou seja, quem são estas crianças, adolescentes ou adultos que você deseja que estudem em sua escola? Onde estas pessoas – ou os responsáveis por elas, no caso de crianças – estão? Pelo que se interessam?
Quais produtos os pais ou alunos consomem nos quais você pode utilizar seu logotipo ou slogan para que eles conheçam e lembrem da sua instituição? Por quais locais eles passam, para que você possa direcionar seu marketing externo (outdoors, panfletos, banners) para chegar até elas?
Que tipo de blogs, sites ou redes sociais – como Twitter, Facebook, Instagram, etc.- estas pessoas utilizam? Quais valores elas buscam em uma instituição de ensino?
2. Saiba o que seus alunos pensam sobre sua instituição
Com base nas informações sobre seu público alvo, determine suas estratégias para captar matrículas. Um bom começo é saber de seus próprios alunos e seus respectivos pais o porquê eles escolheram sua escola e continuam nela. Desta forma, você saberá os pontos fortes de sua instituição de ensino e que devem ser usados em sua divulgação.
3. Comece a estabelecer sua estratégia de captação de matrículas
É de vital importância ter um site. Atualmente, a maioria das pessoas buscam por informações na internet, portanto, desenvolva um site com conteúdo claro, simples, relevante e atraente, com uma chamada para ação, para que quem entre tenha o desejo de obter mais informações.
Seu site fundamentalmente deve ter o nome de seu estabelecimento, logotipo, missão, valores, depoimentos de alunos, fotos de eventos estudantis, vídeos dos estudantes, endereço de sua escola, telefone e um formulário para quem demonstrar interesse em contatá-lo.
Todo e qualquer contato recebido deve ser prontamente respondido, pois, se um potencial aluno não for atendido com rapidez, pode entender que sua instituição também irá demorar a atendê-lo quando for aluno e, por receio, optar por outra escola.
Faça também um histórico do relacionamento com cada aluno em potencial, pois assim você terá mais facilidade em recordar-se do que falou com cada pessoa interessada em sua escola e poderá atendê-los com mais agilidade e qualidade.
4. Agende visitas em sua escola
Converse com os possíveis alunos ou pais de alunos e agende um tour pela escola. Escolha criteriosamente quem acompanhará os pais nesta visita, pois deve ser alguém simpático, educado e que saiba esclarecer prontamente toda e qualquer dúvida que surja.
Não se esqueça de que a escola deve estar sempre limpa, iluminada e organizada, pois esta primeira impressão é a que ficará na mente dos visitantes. Verifique também qual o momento mais propício para que as visitas ocorram: há alguma atividade que você gostaria que os pais ou alunos presenciassem?
O momento da visita é quando você pode realmente encantar o aluno ou os pais, portanto, tenha sempre profissionais prontos para este importante processo.
5. Use as ferramentas online a seu favor
Hoje em dia, cada vez mais e mais pessoas conectam-se à web. Há uma infinidade de recursos que podem ser utilizados para divulgação.
Quanto mais canais de marketing você possuir, tanto melhor, porém alguns são fundamentais: Facebook, Twitter e Instagram.
Outras redes sociais ou similares também atraem um grande público e é aconselhável utilizá-las: Snapchat, que é uma rede que vem crescendo muito e é bastante usada por jovens; Youtube, onde você poderá exibir vídeos de sua escola, corpo docente, alunos e ex-alunos como cases de sucesso; Blog, que ajuda a divulgar sua escola por meio de matérias que atraiam o interesse de seu público alvo.
Se, por exemplo, você é gestor de uma escola de segundo grau, poderá colocar no blog de sua escola artigos sobre como escolher a melhor escola, os melhores cursos de graduação, profissões, escolha de carreira, dicas de preparação para o vestibular, etc.
6. Faça o follow-up de seus contatos
Após o primeiro contato e a visita dos pais ou alunos, envie um e-mail agradecendo a presença deles e dizendo o quanto ela foi importante para sua instituição.
Monitore seu relacionamento com seus possíveis alunos ou pais, tirando dúvidas e resolvendo prováveis objeções, voltando a comunicar-se com os interessados com frequência para não perdê-los de vista.
Ao utilizar estas ferramentas, sua escola funcionará de modo mais coeso e preciso, e com isso seu tempo será otimizado para que possa dedicar-se ao que mais importa em uma instituição de alto nível: um ensino de qualidade.
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