Porque você não deve adiar decisões

Porque você não deve adiar decisões importantes na sua escola

41

A hora de decidir por alguma mudança ou nova estratégia em uma instituição de ensino pode ser um tanto complicada para os gestores. É comum que surjam dúvidas quando é preciso tomar alguma atitude, pois, em primeiro lugar, é preciso avaliar muito bem as opções disponíveis e, depois, avaliar as consequências e a efetividade da solução adotada. Nesses caso, pode parecer tentador adiar decisões importantes e se poupar do trabalho.

Diante das dúvidas, muitos gestores acabam adiando decisões com medo de errar e levar a escola ao fracasso. Entretanto, a estagnação também representa um grande risco para qualquer instituição de ensino. Assim, é melhor partir para a ação tomando decisões prudentes, é claro, mas de modo a não deixar pendências.

Acompanhe esse artigo e entenda porque você não deve adiar decisões importantes na sua escola!

Saiba também como fazer um planejamento estratégico para sua escola!

4 razões para não adiar decisões importantes

#1 | Problemas causam prejuízo

Problemas corriqueiros em uma escola, ainda que pequenos, causam prejuízos. Falhas, atrasos, desperdícios e ineficiência em diferentes áreas da instituição acabam provocando, de fato, perda de recursos ao longo do tempo. Assim, quanto mais se demora para resolver um problema, mais sua instituição perde.

Em alguns casos é bem fácil visualizar como a demora para solucionar falhas causa prejuízos.

  • Se, por exemplo, surge um vazamento na tubulação da sua escola, quanto mais demorar para resolvê-lo, mais água será desperdiçada e mais cara será a obra de reparação, devido ao aumento do estrago com o passar do tempo.

Além desses, há exemplos menos óbvios.

  • Se a secretaria não consegue atender de maneira eficiente, tempo e dinheiro podem ser desperdiçados. Se o gestor decide, por exemplo, contratar um sistema para tornar esse trabalho mais eficiente, acaba o desperdício.

Por essa razão, ambas as decisões – tanto um reparo emergencial quanto a contratação de uma nova ferramenta – devem ser tomadas o quanto antes para evitar prejuízos ao longo do tempo.

Saiba também qual é a melhor hora de trocar de sistema de gestão escolar.

#2 | Você pode perder alunos  (ainda mais em tempos de crise)

Alunos e seus responsáveis não vão querer esperar muito pela solução de algum problema. Pelo contrário: se estiverem insatisfeitas, essas pessoas podem simplesmente deixar a sua instituição. Assim, se você tem algum problema que leva à evasão de alunos, este deve ser resolvido o quanto antes.

Se os pais e alunos desistem da sua escola por conta de um método pedagógico inadequado, por exemplo, vale pensar na contratação de um sistema de ensino. Porém, se em outro exemplo o problema for a dificuldade de comunicação com a escola, um aplicativo de agenda digital pode ajudar.

Os problemas podem ser diversos, mas cada um tem a sua solução. Cabe a você agir rápido para corrigir as falhas da sua instituição antes que os alunos desistam dela. Se você demorar, perderá alunos, e sua situação poderá se complicar.

Saiba como os aplicativos de comunicação para escolas – ou agendas digitais – podem te ajudar!

#3 | Professores e funcionários podem se desmotivar

Da mesma maneira que os pais e alunos percebem os problemas da sua instituição e se aborrecem com eles, quem trabalha na sua escola ou curso pode ficar desmotivado ao perceber a estagnação no ambiente. Por sua vez, a desmotivação dos colaboradores prejudica a qualidade do serviço prestado, o que traz inúmeros problemas e pode colocar sua instituição em apuros. Assim, esse quadro deve ser sempre evitado.

Quando os professores e funcionários percebem que melhorias ficam sempre na promessa, o trabalho torna-se desmotivante e o gestor acaba caindo em descrédito. Porém, quando esse gestor é uma pessoa dinâmica, está sempre trazendo novidades e solucionando problemas rapidamente, ele torna-se, na verdade, um exemplo para todos e possibilita o desenvolvimento de um bom trabalho.

Baixe o guia de engajamento e veja como motivar professores e funcionários!

#4 | A concorrência pode te deixar para trás

Inovações no mercado educacional surgem a todo dia. Se um gestor não tiver a agilidade de levar novas tecnologias, métodos e recursos para sua instituição de ensino, esta ficará para trás em relação à concorrência. Por outro lado, se esse gestor tomar suas decisões rapidamente, sua escola jamais ficará estagnada e poderá se orgulhar de oferecer o que há de mais moderno na educação.

Assim, quanto mais demorada for a tomada de decisões em relação a implantação desses recursos, mais defasada ficará a sua escola ou curso. Quando um concorrente implanta uma nova tecnologia e você não, cada dia que se passa representa crescimento para ele e prejuízo para você. Com o passar do tempo, pode ficar difícil recuperar esse atraso. Desse modo, fica cada vez mais clara a necessidade de sempre agir rápido e não adiar decisões de nenhum tipo.

Baixe o material: Guia Planejar, Capacitar e Investir (sas)

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe seu comentário aqui!