Veja motivos para trocar o sistema de gestão escolar

5 motivos para trocar o sistema de gestão escolar e contratar o WPensar

44

Um sistema de gestão escolar é fundamental para qualquer escola ou curso, pois torna o trabalho mais eficiente e ajuda a aprimorar os processos. Porém, nem sempre um sistema atende plenamente as necessidades de uma instituição de ensino. Quando o software de gestão é limitado, acaba dificultando o trabalho em vez de torná-lo mais eficiente. Se isso acontecer, é sinal de que chegou a hora de trocar o sistema.
Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)
Acompanhe o artigo e entenda porque você deve parar de usar um programa ineficiente e migrar para o WPensar, um dos sistemas mais completos do mercado.

Motivos para trocar o sistema

1 | Seu sistema é offline

Existem dois tipos de sistema: os online e os offline. Os online são aqueles que podem ser acessados pela internet, a partir de qualquer computador. O offline, por sua vez, é instalado em uma máquina específica e seu funcionamento depende dela.

Um sistema offline tem várias desvantagens em relação ao online. Em primeiro lugar, não é bom que o trabalho da sua instituição dependa de um único computador específico, pois ele pode deixar de funcionar. Nesse caso, todos os dados da escola ou curso seriam perdidos. Além disso, esse tipo de software depende de manutenção presencial em caso de problemas e não recebe atualizações automaticamente. O WPensar é totalmente online. Com ele você não precisa ter essas preocupações.

Leia um artigo e entenda melhor as vantagens do sistema online e as desvantagens do offline.

2 | Seu sistema é desenvolvido internamente

Um software próprio (desenvolvido internamente) acaba se transformando em um transtorno na maioria dos casos. Além de custar caro, um sistema interno demanda infraestrutura e a presença de uma equipe de TI para atualizá-lo. Se houver algum problema, não há ninguém que possa ajudar: tudo fica sob a responsabilidade da sua instituição.

O processo de desenvolver e manter um sistema próprio é muito complicado e ineficiente. Em algum momento, ficará evidente que esta é uma estratégia ruim. Nessa hora que o gestor escolar deve procurar uma empresa com experiência em sistemas, como por exemplo a WPensar.

Leia o artigo completo: “Porque não vale a pena criar um sistema de gestão escolar próprio”

3 |Seu sistema não oferece muitos recursos

Um bom sistema de gestão escolar deve ser capaz de integrar as diferentes tarefas de uma instituição de ensino. Todavia, alguns softwares são incompletos e não atendem a todos os departamentos da sua escola ou curso. Às vezes acaba sendo necessário utilizar outros programas ou até mesmo planilhas para executar tarefas que um sistema de gestão ruim não contempla.

Não faz sentido contratar um sistema se ele não te atender plenamente e te forçar a usar outros recursos paralelamente, pois isso torna o trabalho ineficiente e dificulta a análise de dados. Nesses casos, vale a pena trocar o sistema e contratar outro melhor. Uma ótima solução é migrar para o WPensar, que oferece diferentes módulos e é capaz de integrar os setores da sua instituição.

4 | Seu sistema não entrega atualizações

Um sistema de gestão escolar precisa estar sempre atualizado para atender bem à uma escola ou curso. Por um lado, o sistema precisa acompanhar a evolução das tecnologias como um todo para que sua operação ocorra da maneira mais eficiente e segura. Além disso, o software também precisa se atualizar para atender às novas realidades que sempre surgem no mercado de educação.

Quando se trabalha com um sistema desenvolvido internamente ou um sistema offline, a possibilidade de receber atualizações é quase nula. Até mesmo alguns softwares online disponíveis no mercado falham em entregar melhorias aos seus usuários. Ao contrário destes, o WPensar é um programa que sempre se atualiza: há uma equipe de desenvolvedores trabalhando permanentemente em melhorias.

Veja o que todo gestor escolar precisa saber antes de contratar um sistema!

5 | Seu sistema não oferece suporte

Problemas podem ocorrer no dia-a-dia de quem usa um sistema de gestão escolar, afinal, estes são softwares bastantes complexos e sujeitos à falhas. Por isso, é fundamental contar com um suporte técnico capaz de resolver qualquer questão. Quando o sistema de gestão é desenvolvido internamente ou está instalado offline, quase não há a possibilidade de suporte técnico. Nesses casos, não há a quem recorrer: sua instituição terá que resolver qualquer problema sozinha.

Até mesmo algumas empresas que dizem oferecer suporte acabam deixando muito a desejar nesse trabalho. Casos de mau atendimento são um ótimo motivo para trocar o sistema, afinal, sabemos que sua instituição precisa solucionar qualquer problema rapidamente. Se contratar a WPensar, seus colaboradores podem ter a segurança de contar com uma equipe de atendimento sempre pronta para ajudar.

Por que escolher o WPensar?

O sistema de gestão escolar WPensar é um dos mais completos do mercado. Seus módulos são capazes de atender às necessidades de uma escola ou curso, tornando todos os processos da instituição informatizados. Além disso, oferece um atendimento especializado na implantação, suporte técnico permanente e atualizações constantes. Assim, o WPensar é a opção ideal para quem pensa em trocar o sistema. Conheça as soluções que a WPensar oferece!
Clique e conheça o sistema WPensar