3ª Trilha da educação

5 coisas que aprendemos com a Trilha da Educação

30

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2017 ocorreu a 3ª Trilha da educação da WPensar. A “trilha” é uma série de palestras online realizada anualmente com o objetivo de discutir assuntos atuais e relevantes do mercado educacional, ajudando gestores escolares e outros profissionais da educação.

Em seu terceiro ano, o evento trouxe 16 convidados para debater cinco pautas, agregando o conhecimento de outras empresas do ramo. Veja um resumo do que aconteceu e saiba o que cada uma das palestras deixou como aprendizado!

Assista também aos vídeos da Trilha da Educação na íntegra!

Se você não assistiu aos debates ao vivo, não se preocupe! Eles continuam disponíveis on-line e você pode assisti-los a qualquer momento. É só se inscrever aqui.

O que a trilha da educação nos ensinou?

Diversos assuntos foram abordados por alguns dos melhores especialistas no mercado educacional. Veja o que aprendemos durante a Trilha da Educação!

Entendemos a reforma do Ensino Médio

Alexandre Oliveira (do SAE Digital e Meritt) e Ademar Celedônio (do Sistema Ari de Sá) explicaram tudo sobre o novo Ensino Médio e as mudanças no ENEM. Entendemos que essas questões afetam todas as escolas brasileiras, que por isso vão precisar se adaptar.

A palestra também abordou os principais desafios no ensino médio hoje em dia: o engajamento de alunos, o uso de ensino à distância, o debate a respeito da carga horária, entre outros. Assim, foi possível perceber que é hora de pensar em novas estratégias para esse segmento de ensino.

Quer saber mais sobre o  assunto? Baixe o infográfico sobre a Base Nacional Comum Curricular, diretriz que orienta a criação do novo currículo para o Ensino Médio

Vimos como novas metodologias estão mudando a educação

Conhecemos novos recursos tecnológicos para a educação e vimos como eles possibilitam o desenvolvimento de novas metodologias. Através das apresentações de Caio Carvalho (da Mind Lab), Danielle Brants (da Guten Educação) e Bruno Mendonça (da Edools) entendemos que as tecnologias podem e devem ser usadas para melhorar o processo de ensino e aprendizado.

Os palestrantes abordaram a necessidade de atualizar os métodos de ensino para se adequar à era digital e apresentaram algumas metodologias inovadoras como Ensino online, aprendizagem móvel, ensino híbrido, sala de aula invertida e gamificação, demonstrando que o uso de novas metodologias já é realidade.

Baixe nosso e-book sobre tecnologias educacionais e conheça melhor cada uma dessas tecnologias inovadoras!

Aprendemos a planejar a captação sob vários aspectos

A captação de alunos, uma das principais preocupações de escolas e cursos. foi, tema do debate entre Gustavo Mota (We Do Logos), Bruno Mancini (Tuneduc), Tiago Dias (Supletivo EmFa) e Jhonatan Pache (Colégio Força Máxima). No encontro, o assunto foi pensado mais sob a perspectiva do marketing.

Entendemos a importância do branding, do posicionamento da instituição de ensino como uma marca e como isso pode ser aplicado com estratégias de marketing digital e um bom planejamento de captação. Em suma, o debate com os quatro profissionais demonstrou como a captação é um processo estratégico que exige planejamento.

Leia mais: veja o artigo completo sobre planejamento de captação para escolas e cursos

Conhecemos o que é necessário para abrir e regularizar uma escola

João Pedro Lemos (do Appoia), Gabriel Alves (do Colégio Decisão) e os advogados Gustavo Michel Arbach e Fábio Costa Abrahão (do escritório Arbach & Farhat advogados) esclareceram o que é necessário para abrir uma escola de acordo com o que é exigido por lei.

Os palestrantes mostraram por onde começar: com estudos de viabilidade comercial, administrativa e operacional de uma nova escola. Então, explicaram os requisitos para abrir uma escola e como dar entrada nesse processo. Por fim, pudemos compreender a importância de começar as atividades com a instituição totalmente regularizada. Com as dicas dos especialistas percebemos que é preciso prestar muita atenção às questões jurídicas.

Veja também o artigo “O que é necessário para abrir uma escola”

Compartilhamos experiência entre gestores

O painel com gestores que encerrou a 3ª Trilha da Educação apresentou Guilherme Cintra (Gera Venture/ Rede de Ensino Coleguium), João Paulo Prado (Eleva Educação) e André Guadalupe (Colégio Planck), com mediação de Bruno Damasco, fundador da WPensar.

Por serem todos gestores de empreendimentos na área da educação, os participantes desse painel compartilharam suas experiências, desafios e conquistas. Além disso, também debateram as expectativas para o ano de 2018 em um cenário de instabilidade. Concluímos que os desafios são muitos, mas a boa gestão é a solução para qualquer empresa, o que inclui o mercado educacional.  

Conheça também o ebook “O que é gestão escolar” e comece a melhorar a gestão da sua escola agora mesmo!

Acompanhe os próximos eventos da WPensar!

Inscreva-se e receba por e mail as novidades do blog, materiais educativos e convites para os próximos eventos da WPensar!
Acesse: Inscrição no blog

Gostou de saber mais sobre a Trilha da Educação? Compartilhe esse artigo e deixe seu comentário registrado aqui!